...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Entretenimento / Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de São Paulo de 2024

Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de São Paulo de 2024

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Escola de samba da zona norte leva o bicampeonato


Pub­li­ca­do em 13/02/2024 — 18:26 Por Lety­cia Bond — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 13/02/2024 — 19:06

ouvir:

A Moci­dade Ale­gre é a vence­do­ra do car­naval de São Paulo de 2024, repetindo o feito do ano pas­sa­do. Em segun­do e ter­ceiro lugares ficaram a Dragões da Real e a Acadêmi­cos do Tat­u­apé. 

Com uma hom­e­nagem, na aveni­da, ao Brasil imag­i­na­do por Mário de Andrade, a esco­la de sam­ba Moci­dade Ale­gre des­ban­cou out­ras 13, com uma nota de 270 pon­tos, e se tornou a campeã do car­naval de São Paulo, pela 12ª vez. Com 268,7 pon­tos, a Tom Maior e a Inde­pen­dente Tri­col­or foram as duas piores colo­cadas do Grupo Espe­cial e, com isso, farão parte do Grupo de Aces­so 1, con­forme as regras estip­u­ladas pela Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba de São Paulo.

São Paulo (SP) 13/02/2024 - Cerimonia de Apuração das Escolas do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi. Escola de Samba Mocidade Alegre, Bi-Campea, com sua presidenta Solange Cruz Bichara .Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo (SP) — Esco­la de Sam­ba Moci­dade Ale­gre é bicam­peã do car­naval de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Este ano, a Moci­dade Ale­gre com­petia com a Camisa Verde e Bran­co, Bar­ro­ca Zona Sul, Dragões da Real, Inde­pen­dente Tri­col­or, Acadêmi­cos do Tat­u­apé, Man­cha Verde, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Tom Maior, Moci­dade Ale­gre, Gav­iões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmi­cos do Tucu­ru­vi.

A Moci­dade Ale­gre foi fun­da­da em 1967 e tem sua quadra no bair­ro do Limão, zona norte da cap­i­tal paulista. Atual­mente, a pres­i­dente da esco­la é Solange Bichara.

A esco­la foi a ter­ceira a des­fi­lar na segun­da noite, no sába­do (10), no Sam­bó­dro­mo do Anhem­bi.

Disputa acirrada

São Paulo (SP) 13/02/2024 - Cerimonia de Apuração das Escolas do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi. Escola de Samba Mocidade Alegre, Bi-Campea, com sua presidenta Solange Cruz Bichara . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Cer­imô­nia de Apu­ração das Esco­las do Grupo Espe­cial no Sam­bó­dro­mo do Anhem­bi. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Os critérios anal­isa­dos para faz­er a média das notas que define a posição das esco­las na lista de clas­si­fi­cação são nove: evolução, comis­são de frente, fan­ta­sia, enre­do, sam­ba-enre­do, bate­ria, ale­go­ria, mestre-sala e por­ta-ban­deira e har­mo­nia. Até o penúl­ti­mo que­si­to, a dis­pu­ta per­maneceu acir­ra­da, como é de cos­tume, por difer­ença de déci­mos. Alternaram-se no topo da lista esco­las como a Moci­dade Ale­gre, Dragões da Real e a Acadêmi­cos do Tat­u­apé.

Alguns ele­men­tos pas­saram, muito recen­te­mente, a ter peso maior na avali­ação, com uma mudança nas dire­trizes dos jura­dos. Como exem­p­los, podem ser citadas a letra da músi­ca, que ago­ra deve ser menos abstra­ta e nar­rar e refle­tir mel­hor o tema do enre­do, e a qual­i­dade da caixa de som das esco­las.

O anún­cio das pon­tu­ações dadas pelos jura­dos é real­iza­do sem a pre­sença do públi­co. O even­to fica aber­to somente para rep­re­sen­tantes das esco­las, a impren­sa e é trans­mi­ti­do ao vivo pela emis­so­ra TV Globo. 

Identidade brasileira

São Paulo (SP) 13/02/2024 - Cerimonia de Apuração das Escolas do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi. Escola de Samba Mocidade Alegre, Bi-Campea, com sua presidenta Solange Cruz Bichara .Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Cer­imô­nia de Apu­ração das Esco­las do Grupo Espe­cial no Sam­bó­dro­mo do Anhem­bi. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O enre­do con­ce­bido pela esco­la para este ano é de auto­ria do car­navale­sco Jorge Sil­veira e do enre­dista Leonar­do Antan e sug­ere a revisão do con­ceito de iden­ti­dade brasileira.

“O ano de 2024 mar­ca o cen­tenário do iní­cio da históri­ca viagem que o poeta fez pelo Brasil pro­fun­do, em bus­ca de com­por a colcha de retal­hos que for­ma a nos­sa iden­ti­dade cul­tur­al nacional. Nos­so des­file se propõe a abrir o diário de viagem do ‘Tur­ista Apren­diz’ e per­cor­rer com ele os pas­sos de sua expe­dição. Jun­to com Mário, descorti­nar a riqueza de nos­sa arte, nos­so ter­ritório e nos­sa gente”, expli­cou Sil­veira.

A Moci­dade Ale­gre é con­heci­da tam­bém como “Mora­da do Sam­ba”. O ter­mo foi cun­hado por um inte­grante da esco­la chama­do Argeu e resum­iu o que o flu­mi­nense Juarez da Cruz, o ide­al­izador da esco­la, plane­ja­va para ela, que era man­ter as por­tas e a recep­tivi­dade para qual­quer pes­soa, inde­pen­den­te­mente de qual­quer origem.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou

Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 16:10 …