...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Saúde / Momento histórico, diz ministra sobre início da vacinação de crianças

Momento histórico, diz ministra sobre início da vacinação de crianças

Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues-Poz­ze­bom/ Agên­cia Bra­sil

Nísia pede que estudantes ajudem no combate a focos do mosquito


Publi­ca­do em 09/02/2024 — 13:34 Por Pau­la Labois­siè­re – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Ao comen­tar o iní­cio da vaci­na­ção con­tra a den­gue em cri­an­ças de 10 e 11 anos no Dis­tri­to Fede­ral, a minis­tra da Saú­de, Nísia Trin­da­de, ava­li­ou o momen­to como his­tó­ri­co. “Há 40 anos, se espe­ra uma vaci­na para a den­gue. Ten­ta­mos tra­ba­lhar, já havia vaci­na desen­vol­vi­da, mas não tão bem suce­di­da. Ago­ra, temos uma vaci­na incor­po­ra­da ao SUS [Sis­te­ma Úni­co de Saú­de].”

“Mes­mo sem epi­de­mia, nós come­ça­ría­mos essa vaci­na­ção por­que a den­gue é um pro­ble­ma de saú­de públi­ca há mui­to tem­po. Nes­te momen­to, é mui­to impor­tan­te falar des­sa con­quis­ta que é ter­mos uma vaci­na”, refor­çou Nísia.

Segun­do a minis­tra, a pas­ta tra­ba­lha em par­ce­ria com a Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz) e outros labo­ra­tó­ri­os naci­o­nais para ampli­ar a pro­du­ção da vaci­na, atu­al­men­te fabri­ca­da pelo labo­ra­tó­rio japo­nês Take­da. “Vamos apoi­ar tam­bém a vaci­na do Ins­ti­tu­to Butan­tan, que ain­da não foi sub­me­ti­da à Anvi­sa [Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria].”

“Falei, inclu­si­ve, para todas as cri­an­ças: ‘vocês, nas esco­las, nos aju­dem na cam­pa­nha de com­ba­te aos focos do mos­qui­to [Aedes aegyp­ti] . Tam­bém vamos estar aten­tos aos sinais da doen­ça, para não nos auto­me­di­car­mos, cui­dar­mos da hidra­ta­ção. Estas são as men­sa­gens mais impor­tan­tes nes­te momen­to”, afir­mou Nísia.

“Como eu dis­se, a gen­te come­ça­ria a vaci­na­ção mes­mo sem sur­to epi­dê­mi­co por­que final­men­te temos uma vaci­na vis­ta como efi­caz, segu­ra. A gen­te está con­tri­buin­do tam­bém, no Bra­sil, com estu­dos que estão sen­do fei­tos para ava­li­ar a dose para outras fai­xas etá­ri­as. É um tra­ba­lho que envol­ve mui­tas fren­tes”, com­ple­tou.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saiba os locais onde haverá vacinação contra dengue no DF

Repro­du­ção: © Takeda/Divulgação Medicamento começa a ser aplicado nesta sexta-feira Publi­ca­do em 08/02/2024 — 16:58 …