...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Saúde / Momento histórico, diz ministra sobre início da vacinação de crianças

Momento histórico, diz ministra sobre início da vacinação de crianças

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Nísia pede que estudantes ajudem no combate a focos do mosquito


Pub­li­ca­do em 09/02/2024 — 13:34 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Ao comen­tar o iní­cio da vaci­nação con­tra a dengue em cri­anças de 10 e 11 anos no Dis­tri­to Fed­er­al, a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, avaliou o momen­to como históri­co. “Há 40 anos, se espera uma vaci­na para a dengue. Ten­ta­mos tra­bal­har, já havia vaci­na desen­volvi­da, mas não tão bem suce­di­da. Ago­ra, temos uma vaci­na incor­po­ra­da ao SUS [Sis­tema Úni­co de Saúde].”

“Mes­mo sem epi­demia, nós começaríamos essa vaci­nação porque a dengue é um prob­le­ma de saúde públi­ca há muito tem­po. Neste momen­to, é muito impor­tante falar dessa con­quista que é ter­mos uma vaci­na”, reforçou Nísia.

Segun­do a min­is­tra, a pas­ta tra­bal­ha em parce­ria com a Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) e out­ros lab­o­ratórios nacionais para ampli­ar a pro­dução da vaci­na, atual­mente fab­ri­ca­da pelo lab­o­ratório japonês Take­da. “Vamos apoiar tam­bém a vaci­na do Insti­tu­to Butan­tan, que ain­da não foi sub­meti­da à Anvisa [Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária].”

“Falei, inclu­sive, para todas as cri­anças: ‘vocês, nas esco­las, nos aju­dem na cam­pan­ha de com­bate aos focos do mos­qui­to [Aedes aegyp­ti] . Tam­bém vamos estar aten­tos aos sinais da doença, para não nos automedicar­mos, cuidar­mos da hidratação. Estas são as men­sagens mais impor­tantes neste momen­to”, afir­mou Nísia.

“Como eu disse, a gente começaria a vaci­nação mes­mo sem sur­to epidêmi­co porque final­mente temos uma vaci­na vista como efi­caz, segu­ra. A gente está con­tribuin­do tam­bém, no Brasil, com estu­dos que estão sendo feitos para avaliar a dose para out­ras faixas etárias. É um tra­bal­ho que envolve muitas frentes”, com­ple­tou.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas estarão de 10h às 15h em mais de 100 postos no país Agên­cia Brasil …