...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Noticias / Moradores de Petrópolis serão indenizados por prejuízo com chuvas

Moradores de Petrópolis serão indenizados por prejuízo com chuvas

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Morro da Oficina teve 245 casas destruídas


Pub­li­ca­do em 12/07/2023 — 08:02 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A prefeitu­ra de Petrópo­lis, na região ser­rana do esta­do do Rio de Janeiro, ini­cia nes­ta quar­ta-feira (12), os acor­dos de com­pen­sação finan­ceira por con­ta da demolição de 245 casas do Mor­ro da Ofic­i­na, dev­i­do ao tem­po­ral que atingiu o alto da ser­ra, no dia 15 de fevereiro de 2022. Hou­ve um desliza­men­to de ter­ra e de pedras no alto do mor­ro, o que deixou 235 mor­tos e duas pes­soas desa­pare­ci­das.

Os imóveis terão de ser demoli­dos para que o municí­pio faça as obras de con­tenção de encostas no mor­ro. A prefeitu­ra pagará entre R$ 90 mil e R$ 230 mil a cada família. Nos últi­mos meses, foi feito um lev­an­ta­men­to topográ­fi­co e fotográ­fi­co, que avaliou cada imóv­el de for­ma indi­vid­u­al­iza­da.

As obras no Mor­ro da Ofic­i­na foram divi­di­das em lotes. As local­izadas no lote 2 (entre as ruas Her­cília Moret e Frei Leão) tiver­am iní­cio no dia 14 de jun­ho. As do lote 3 (entre as ruas Frei Leão e Oswero Vilaça) estavam em fase de lic­i­tação, e o resul­ta­do da lic­i­tação foi homolo­ga­do pela prefeitu­ra no dia 26 de jun­ho últi­mo.

Atendimento

Morro da Oficina, em Petrópolis local mais atingido pela enchente há um mês
Repro­dução: Mor­ro da Ofic­i­na foi o local mais atingi­do pelas chu­vas que atin­gi­ram Petrópo­lis em 2022   Foto:  Tomaz Silva/Agência Brasil

A prefeitu­ra da cidade divid­iu em qua­tro dias o atendi­men­to às famílias: nos dias 12, 15, 19 e 22 de jul­ho, sem­pre na Casa dos Con­sel­hos Munic­i­pais Augus­to Ânge­lo Zanat­ta (Aveni­da Koel­er, 260, Cen­tro, na sede da prefeitu­ra).

Para facil­i­tar o atendi­men­to aos ben­efi­ciários, as pes­soas devem com­pare­cer no dia e hora mar­ca­dos. Para saber o dia cer­to, bas­ta aces­sar o site.

A listagem dos dias 12 e 15 já está no ar; as lista­gens dos dias 22 e 29 serão disponi­bi­lizadas nas próx­i­mas horas. A Sec­re­taria de Assistên­cia Social entrou em con­ta­to com cada família para infor­mar o iní­cio do atendi­men­to.

O prefeito Rubens Bomtem­po disse que “esta quar­ta-feira será um dia muito impor­tante para o Alto da Ser­ra. É mais uma eta­pa desse tra­bal­ho que começamos lá atrás, no dia seguinte às chu­vas de 15 de fevereiro. Não saí­mos de lá, com a Assistên­cia Social, com a Defe­sa Civ­il, com a Sec­re­taria de Obras. Ago­ra, vamos garan­tir uma com­pen­sação para aju­dar essas famílias a recon­stru­ir suas vidas. Uma com­pen­sação da prefeitu­ra de for­ma extra­ordinária para via­bi­lizar o avanço das obras no Mor­ro da Ofic­i­na”, avaliou.

Essa com­pen­sação finan­ceira às famílias que tiver­am suas casas atingi­das pelo tem­po­ral faz parte do pro­gra­ma munic­i­pal Recomeço Seguro. É uma com­pen­sação de for­ma excep­cional, jus­ta­mente para via­bi­lizar o avanço das obras de con­tenção na região do Mor­ro da Ofic­i­na. Em jun­ho, a prefeitu­ra e a Defen­so­ria Públi­ca assi­naram um Ter­mo de Ajus­ta­men­to de Con­du­ta (TAC) definin­do as regras de com­pen­sação finan­ceira às famílias.

Documentos

Para o atendi­men­to, os ben­efi­ciários devem levar os seguintes doc­u­men­tos: iden­ti­dade, Cadas­tro de Pes­soas Físi­cas (CPF), com­pro­vante de residên­cia, reg­istro de ocor­rên­cia e doc­u­men­to bancário — cartão ou extra­to.

“Estive­mos nes­ta terça-feira (11) na Casa dos Con­sel­hos. Já está tudo pron­to para rece­ber­mos os moradores com con­for­to, com respeito. Será todo mun­do aten­di­do sem filas, como sem­pre fize­mos”, disse o secretário de Assistên­cia Social, Fer­nan­do Araújo.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mudança climática será destaque em festival do Arquivo Nacional

Abertura do encontro será nos dias 29 e 30 de janeiro no Rio Cristi­na Indio …