...
sábado ,26 abril 2025
Home / Justiça / Moraes autoriza Braga Netto a receber visita de senadores na prisão

Moraes autoriza Braga Netto a receber visita de senadores na prisão

Ex-general está preso desde dezembro em instalações do Exército no Rio

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/04/2025 — 18:48
Brasília
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), decid­iu nes­ta quin­ta-feira (10) autor­izar o gen­er­al Bra­ga Net­to a rece­ber a visi­ta de 24 par­la­mentares na prisão. 

O gen­er­al é um dos réus no Supre­mo pela tra­ma golpista que pre­tendia impedir o ter­ceiro manda­to do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e está pre­so des­de dezem­bro do ano pas­sa­do nas insta­lações do Exérci­to no Rio de Janeiro.

A decisão de Moraes foi moti­va­da por um pedi­do de visi­ta feito pelo senador Izal­ci Lucas (PL-DF) e con­tou com o con­sen­ti­men­to do gen­er­al.

Com a autor­iza­ção, o dep­uta­do fed­er­al Sóstenes Cav­al­can­ti (PL-RJ) e os seguintes senadores poderão realizar a visi­ta:

Izal­ci Lucas (PL-DF), Plínio Valério (PSDB-AM); Rogério Mar­in­ho (PL-RN);  Chico Rodrigues (PSB-RR); Mar­cio Bit­tar (União-AC); Luis Car­los Heinze (PP-RS); Hamil­ton Mourão (Repub­li­canos-RS); Mar­cos Rogério (PL-RO); Sér­gio Moro (União-PR); Eduar­do Girão (Novo-CE); Laer­cio Oliveira (PP-SE); Nelsin­ho Trad (PSD-MS); Mecias de Jesus (Repub­li­canos-RR); Romario (PL-RJ); Alan Rick (União-AC); Jorge Kaju­ru (PSB-GO); Cleit­in­ho (Repub­li­canos-MG);  Styven­son Valen­tim (PSDB-RN); Tere­sa Cristi­na (PP-MS); Zequin­ha Mar­in­ho (Podemos-PA); Dr. Hiran (PP-RR); Car­los Port­in­ho (PL-RJ) e  Damares Alves (Repub­li­canos-DF).

Alexan­dre de Moraes tam­bém definiu que a visi­ta dev­erá seguir os pro­ced­i­men­tos inter­nos do Exérci­to. Além dis­so, o min­istro deter­mi­nou que Bra­ga Net­to só poderá rece­ber a visi­ta de até três par­la­mentares por dia. A data será defini­da pelo pela 1ª Divisão do Exérci­to, local­iza­do na Vila Mil­i­tar.

Está proibi­da a entra­da de asses­sores e jor­nal­is­tas durante a visi­ta, bem como o uso de celu­lares e equipa­men­tos eletrôni­cos.

Segun­do as inves­ti­gações da Polí­cia Fed­er­al, o gen­er­al da reser­va e vice na cha­pa de Bol­sonaro em 2022 estaria obstru­in­do a inves­ti­gação sobre a ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do no país.

A Polí­cia Fed­er­al iden­ti­fi­cou que o gen­er­al, indi­ci­a­do por ser um dos prin­ci­pais artic­u­ladores do plano golpista, ten­tou obter dados sig­ilosos da delação de Mau­ro Cid, ex-aju­dante de ordens de Bol­sonaro.

Após a prisão, a defe­sa negou que Bra­ga Net­to ten­ha obstruí­do as inves­ti­gações.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

IR 2025: saiba como declarar previdência privada e pensão alimentícia

Contribuinte pode conseguir deduções na hora da declaração Edgard Mat­su­ki — Repórter da Radioagên­cia Nacional …