...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Justiça / Moraes autoriza quebra de sigilo bancário de Bolsonaro e Michelle

Moraes autoriza quebra de sigilo bancário de Bolsonaro e Michelle

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Medida foi solicitada pela Polícia Federal na semana passada


Pub­li­ca­do em 17/08/2023 — 22:25 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), autor­i­zou nes­ta quin­ta-feira (17) a que­bra do sig­i­lo bancário e fis­cal do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bol­sonaro. 

A medi­da foi solic­i­ta­da na sem­ana pas­sa­da pela Polí­cia Fed­er­al (PF) no âmbito da inves­ti­gação da Oper­ação Lucas 12:2, que apu­ra o supos­to fun­ciona­men­to de uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa para desviar e vender pre­sentes rece­bidos pelo ex-pres­i­dente de autori­dades estrangeiras.

Segun­do as inves­ti­gações, os desvios começaram em mea­d­os de 2022 e ter­mi­naram no iní­cio deste ano. Entre os envolvi­dos estão o ex-aju­dante de ordens de Bol­sonaro, Mau­ro Cid, e o pai dele, o gen­er­al de Exérci­to, Mau­ro Loure­na Cid. O mil­i­tar tra­bal­ha­va no escritório da Apex, em Mia­mi.

Con­forme regras do Tri­bunal de Con­tas da União (TCU), os pre­sentes de gov­er­nos estrangeiros devi­am ser incor­po­ra­dos ao Gabi­nete Adjun­to de Doc­u­men­tação Históri­ca (GADH), setor da Presidên­cia da Repúbli­ca respon­sáv­el pela guar­da dos pre­sentes, e que não pode­ri­am ficar no acer­vo pes­soal de Bol­sonaro, nem deixar de ser cat­a­lo­ga­dos.

A Agên­cia Brasil bus­ca con­ta­to com a defe­sa de Bol­sonaro.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada

Não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …