...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Justiça / Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada

Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Após parecer da procuradoria, ministro vai analisar caso


Publicado em 27/03/2024 — 20:19 Por André Richter — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), deu pra­zo de cin­co dias para a Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR), se man­i­fes­tar sobre os esclarec­i­men­tos presta­dos pelo ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro no caso da Embaix­a­da da Hun­gria. Após rece­ber o pare­cer da procu­rado­ria, o min­istro vai anal­is­ar o caso. 

Mais cedo, a defe­sa de Bol­sonaro afir­mou que seria “ilógi­co” sug­erir que o ex-pres­i­dente pediria asi­lo políti­co durante o perío­do em que ficou hospeda­do na embaix­a­da da Hun­gria, em Brasília, no mês pas­sa­do.

A expli­cação foi envi­a­da ao Supre­mo após Moraes dar pra­zo de 48 horas para Bol­sonaro explicar a esta­dia.

Na segun­da-feira (25), o jor­nal The New York Times pub­li­cou que o ex-pres­i­dente per­maneceu entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano hospeda­do na embaix­a­da.

Dias antes, em 8 de fevereiro, Bol­sonaro teve o pas­s­aporte apreen­di­do por deter­mi­nação de Moraes após sofr­er uma bus­ca e apreen­são durante a Oper­ação Tem­pus Ver­i­tatis, que inves­ti­ga a ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do no país após o resul­ta­do das eleições de 2022.

Pelas regras inter­na­cionais, a área da embaix­a­da é invi­o­láv­el pelas autori­dades brasileiras. Dessa for­ma, Bol­sonaro estaria imune ao even­tu­al cumpri­men­to de um man­da­do de prisão.

Bol­sonaro é ali­a­do do primeiro-min­istro da Hun­gria, Vik­tor Orbán, que esteve na posse do ex-pres­i­dente em 2018. Em 2022, Bol­sonaro vis­i­tou Budapeste, cap­i­tal hún­gara, e foi rece­bido por Orbán. Além dis­so, ambos tro­cam con­stantes elo­gios públi­cos.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Preso PM suspeito de ser o segundo atirador do caso Gritzbach

Total detidos sobe para 26, sendo 17 policiais militares Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia …