...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Justiça / Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

Segundo o processo, ela invadiu o STF, quebrou móveis e obras de arte

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/11/2024 — 17:54
Brasília
Palácio do Supremo Tribunal Federal e destruído, após atos terroristas no ultimo domingo
Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), deter­mi­nou nes­ta segun­da-feira (4) que Maria de Fáti­ma Men­donça Jac­in­to, con­heci­da como “Fáti­ma de Tubarão”, ini­cie o cumpri­men­to da pena de 17 anos de prisão, em regime fecha­do, defini­da na con­de­nação em um dos proces­sos sobre os atos golpis­tas de 8 de janeiro de 2023.

Moraes deter­mi­nou o trân­si­to em jul­ga­do da ação penal que trami­ta con­tra a acu­sa­da no STF. Com a medi­da, não cabem mais recur­sos con­tra a con­de­nação. Além dis­so, o min­istro deter­mi­nou que seja descon­ta­do do tem­po total da pena o perío­do em que a acu­sa­da ficou pre­sa pre­ven­ti­va­mente durante o proces­so.

Fáti­ma de Tubarão está pre­sa des­de 27 de janeiro de 2023, em Criciú­ma (SC).  Ela foi con­de­na­da pelos crimes de abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, golpe de Esta­do, dano qual­i­fi­ca­do, dete­ri­o­ração do patrimônio tomba­do e asso­ci­ação crim­i­nosa arma­da.

De acor­do com o proces­so, a acu­sa­da inva­diu o edifí­cio-sede do STF, que­brou vidros, cadeiras, mesas e obras de arte e pos­tou os atos nas redes soci­ais. Com base nos vídeos, ela foi iden­ti­fi­ca­da e pre­sa pela Polí­cia Fed­er­al duas sem­anas após os atos golpis­tas.

A Agên­cia Brasil entrou em con­ta­to com a defe­sa de Maria de Fáti­ma e aguar­da retorno. O espaço está aber­to para man­i­fes­tação.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem mostra situação de imigrantes no país

Um lar além das fronteiras vai ao ar hoje (9). às 23h, na TV Brasil EBC …