...
sexta-feira ,11 julho 2025
Home / Justiça / Moraes manda soltar ex-ministro Gilson Machado

Moraes manda soltar ex-ministro Gilson Machado

Ele é suspeito de tentar emitir passaporte português para Mauro Cid

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/06/2025 — 22:31
Brasília
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, é entrevistado no programa A Voz do Brasil.
Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), man­dou soltar o ex-min­istro Gilson Macha­do, que chefiou a pas­ta do Tur­is­mo durante o gov­er­no de Jair Bol­sonaro. 

políti­co foi pre­so na man­hã des­ta sex­ta-feira (13), no Recife, por deter­mi­nação do min­istro pela sus­pei­ta de ten­tar emi­tir um pas­s­aporte por­tuguês para o ex-aju­dante de ordens de Jair Bol­sonaro, o tenente-coro­nel Mau­ro Cid, dela­tor nas inves­ti­gações sobre a tra­ma golpista.

Após a decisão, o advo­ga­do de Gilson Macha­do, Célio Aveli­no, disse que o man­da­do de soltura já foi expe­di­do. Com o doc­u­men­to, o ex-min­istro dev­erá ser solto nas próx­i­mas horas.

Em sub­sti­tu­ição à prisão, Gilson dev­erá cumprir medi­das caute­lares, como com­parec­i­men­to obri­gatório à Justiça, can­ce­la­men­to do pas­s­aporte, proibição de sair do país e de man­ter con­ta­to com inves­ti­ga­dos pela tra­ma golpista.

Pela man­hã, Mau­ro Cid prestou depoi­men­to à Poli­cia Fed­er­al (PF) e negou ter a intenção de sair do país. De acor­do com as inves­ti­gações, a família dele embar­cou para os Esta­dos Unidos no mês pas­sa­do.

Em março deste ano, Moraes cobrou expli­cações do mil­i­tar sobre a ten­ta­ti­va de obtenção do pas­s­aporte por­tuguês.

Na ocasião,  o advo­ga­do Cesar Bit­ten­court disse que Cid deu entra­da no pedi­do de cidada­nia por­tugue­sa no dia 11 de janeiro de 2023 (após os ataques de 8 de janeiro). Segun­do a defe­sa, o pedi­do foi feito “úni­ca e exclu­si­va­mente” porque a esposa e as fil­has dele já pos­suem a cidada­nia por­tugue­sa.

Bit­ten­court con­fir­mou que a carteira de iden­ti­dade por­tugue­sa foi expe­di­da e envi­a­da em 2024. O advo­ga­do disse ain­da que “carteira por­tugue­sa é ape­nas um doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação”, que tem val­i­dade naque­le país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …