...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Justiça / Moraes mantém prisões de ex-assessores de Jair Bolsonaro

Moraes mantém prisões de ex-assessores de Jair Bolsonaro

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Valdemar Costa Neto terá prisão convertida em preventiva


Publi­ca­do em 09/02/2024 — 22:05 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O minis­tro Ale­xan­dre de Mora­es, do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF), man­te­ve as pri­sões pre­ven­ti­vas de três cola­bo­ra­do­res do gover­no do ex-pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro e con­ver­teu em pre­ven­ti­va a pri­são do pre­si­den­te naci­o­nal do PL, Val­de­mar Cos­ta Neto. A deci­são foi divul­ga­da pelo Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) na noi­te des­ta sex­ta-fei­ra (9).

Os qua­tro foram pre­sos na quin­ta-fei­ra (8) na Ope­ra­ção Tem­pus Veri­ta­tis da Polí­cia Fede­ral, que apu­ra o envol­vi­men­to de Bol­so­na­ro, de mili­ta­res e de ali­a­dos na ten­ta­ti­va de gol­pe de Esta­do após as elei­ções pre­si­den­ci­ais de 2022.

No caso de Cos­ta Neto, Ale­xan­dre de Mora­es deu 24 horas para a Pro­cu­ra­do­ria-Geral da Repú­bli­ca (PGR) mani­fes­tar-se sobre o pedi­do de liber­da­de pro­vi­só­ria apre­sen­ta­do pela defe­sa e defe­riu o pedi­do de vis­ta dos autos pelos advo­ga­dos. Ini­ci­al­men­te alvo de man­da­do e bus­ca e apre­en­são, Cos­ta Neto foi pre­so em fla­gran­te por por­te ile­gal de arma.

Os demais pre­sos são o ex-asses­sor espe­ci­al de Bol­so­na­ro Fili­pe Mar­tins Gar­cia; o coro­nel do Exér­ci­to Mar­ce­lo Cos­ta Câma­ra, tam­bém ex-asses­sor espe­ci­al; e o major Rafa­el Mar­tins de Oli­vei­ra.

Minuta de golpe

Segun­do as inves­ti­ga­ções, o gru­po ela­bo­rou uma minu­ta de decre­to que tinha como obje­ti­vo exe­cu­tar um gol­pe de Esta­do.

Fili­pe Mar­tins e o advo­ga­do Amau­ri Feres Saad, apon­ta­do como men­tor inte­lec­tu­al da minu­ta, entre­ga­ram o docu­men­to a Bol­so­na­ro em 2022. O tex­to pre­via as pri­sões dos minis­tros do Supre­mo Ale­xan­dre de Mora­es e Gil­mar Men­des, e tam­bém do pre­si­den­te do Sena­do, Rodri­go Pache­co (PSD-MG), além da rea­li­za­ção de novas elei­ções.

Após rece­ber o tex­to, Bol­so­na­ro pediu mudan­ças e a reti­ra­da das pri­sões de Men­des e Pache­co do tex­to. Na nova ver­são, per­ma­ne­ce­ram a pri­são de Mora­es e a con­vo­ca­ção de novas elei­ções.

Edi­ção: Caro­li­na Pimen­tel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Empresa responsável por obras em prédio que desabou no Rio é condenada

Repro­du­ção: © Divulgação/DPRJ Decisão inclui reparação a familiares das vítimas Publi­ca­do em 21/02/2024 — 07:36 …