...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Justiça / Moraes mantém prisões de ex-assessores de Jair Bolsonaro

Moraes mantém prisões de ex-assessores de Jair Bolsonaro

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Valdemar Costa Neto terá prisão convertida em preventiva


Pub­li­ca­do em 09/02/2024 — 22:05 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), man­teve as prisões pre­ven­ti­vas de três colab­o­radores do gov­er­no do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro e con­ver­teu em pre­ven­ti­va a prisão do pres­i­dente nacional do PL, Valde­mar Cos­ta Neto. A decisão foi divul­ga­da pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) na noite des­ta sex­ta-feira (9).

Os qua­tro foram pre­sos na quin­ta-feira (8) na Oper­ação Tem­pus Ver­i­tatis da Polí­cia Fed­er­al, que apu­ra o envolvi­men­to de Bol­sonaro, de mil­itares e de ali­a­dos na ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do após as eleições pres­i­den­ci­ais de 2022.

No caso de Cos­ta Neto, Alexan­dre de Moraes deu 24 horas para a Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) man­i­fes­tar-se sobre o pedi­do de liber­dade pro­visória apre­sen­ta­do pela defe­sa e deferiu o pedi­do de vista dos autos pelos advo­ga­dos. Ini­cial­mente alvo de man­da­do e bus­ca e apreen­são, Cos­ta Neto foi pre­so em fla­grante por porte ile­gal de arma.

Os demais pre­sos são o ex-asses­sor espe­cial de Bol­sonaro Fil­ipe Mar­tins Gar­cia; o coro­nel do Exérci­to Marce­lo Cos­ta Câmara, tam­bém ex-asses­sor espe­cial; e o major Rafael Mar­tins de Oliveira.

Minuta de golpe

Segun­do as inves­ti­gações, o grupo elaborou uma min­u­ta de decre­to que tin­ha como obje­ti­vo exe­cu­tar um golpe de Esta­do.

Fil­ipe Mar­tins e o advo­ga­do Amau­ri Feres Saad, apon­ta­do como men­tor int­elec­tu­al da min­u­ta, entre­garam o doc­u­men­to a Bol­sonaro em 2022. O tex­to pre­via as prisões dos min­istros do Supre­mo Alexan­dre de Moraes e Gilmar Mendes, e tam­bém do pres­i­dente do Sena­do, Rodri­go Pacheco (PSD-MG), além da real­iza­ção de novas eleições.

Após rece­ber o tex­to, Bol­sonaro pediu mudanças e a reti­ra­da das prisões de Mendes e Pacheco do tex­to. Na nova ver­são, per­manece­r­am a prisão de Moraes e a con­vo­cação de novas eleições.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Autoridade de Proteção de Dados suspende coleta de íris

Empresa oferece criptomoeda a titulares de dados no Brasil Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 24/01/2025 — …