...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Esportes / Morre Isabel Salgado, referência do vôlei brasileiro, aos 62 anos

Morre Isabel Salgado, referência do vôlei brasileiro, aos 62 anos

Repro­dução: © Repro­dução Twitter/Time Brasil

Ela fora convidada a integrar governo de transição na área de Esporte


Pub­li­ca­do em 16/11/2022 — 11:34 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A ex-jogado­ra de vôlei Maria Isabel Bar­roso Sal­ga­do, mais con­heci­da ape­nas por Isabel, um dos ícones do esporte brasileiro, mor­reu aos 62 anos, na man­hã des­ta quar­ta-feira (16), no Hos­pi­tal Sírio Libanês em São Paulo. A causa da morte não foi divul­ga­da pelo hos­pi­tal a pedi­do da família. O velório será nes­ta quin­ta-feira (17), a par­tir das 11h (horário de Brasília), na Capela História do Cre­matório e Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. A cer­imô­nia de cre­mação será às 14h. 

A atle­ta da seleção brasileira em duas Olimpíadas — Moscou (1980) e Los Ange­les (1984) — inte­graria o grupo téc­ni­co de esporte do gov­er­no de tran­sição do pres­i­dente eleito Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que assumirá em 1º de janeiro de 2023. Por meio do Twit­ter, Lula hom­e­na­geou a ex-atle­ta.

O Comitê Olímpi­co do Brasil  (COB) se sol­i­dari­zou com a família e ami­gos de Isabel nas redes soci­ais. “O COB exter­na o seu mais pro­fun­do pesar pelo falec­i­men­to, aos 62 anos, de Isabel Sal­ga­do, uma das mais impor­tantes e tal­en­tosas jogado­ras brasileiras de vôlei”.

O gov­er­nador do esta­do do Rio de Janeiro Cláu­dio Cas­tro  tam­bém prestou sol­i­dariedade em nota de pesar.

“Isabel deixa um lega­do de con­quis­tas e belos exem­p­los. Fica aqui reg­istra­da a min­ha sol­i­dariedade à família, aos ami­gos e aos fãs des­ta atle­ta que ficou con­heci­da pela força, firmeza e lid­er­ança”, pub­li­cou Cas­tro no Twit­ter.

O prefeito da cap­i­tal flu­mi­nense Eduar­do Paes tam­bém hom­e­na­geou a ex-atle­ta car­i­o­ca que par­ticipou da cer­imô­nia com a chama olímpi­ca da Rio 2016 no Cristo Reden­tor.

Isabel ficou mar­ca­da por sua lid­er­ança den­tro e fora de quadra. A ata­cante começou a praticar vôlei aos 12 anos e estre­ou pelo Fla­men­go um ano depois. Jogou em vários clubes brasileiros e se tornou a primeira jogado­ra a atu­ar fora do país: defend­eu o Móde­na (Itália) e clubes no Japão. Além da par­tic­i­pação em duas edições dos Jogos Olímpi­cos, Isabel tam­bém dis­putou os Pan-Amer­i­canos de San Juan (1979) — na ocasião con­quis­tou o bronze — e de Cara­cas (1983).  Após a aposen­ta­do­ria das quadras, a car­i­o­ca migrou para o vôlei de pra­ia em 1996, for­man­do dupla vito­riosa com Jack­ie Sil­va e depois com Roseli. Nos últi­mos anos, Isabel atu­a­va como téc­ni­ca das fil­has Maria Clara e Car­ol Sol­berg. Isabel deixa cin­co fil­hos e cin­co netos.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Lula publica carta de apoio a Rio-Niterói nos Jogos Panamericanos 2031

Presidente recebeu prefeitos das cidades que postulam candidatura Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …