...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Direitos Humanos / Morre jovem indígena que sofreu queimaduras em jantar de formatura

Morre jovem indígena que sofreu queimaduras em jantar de formatura

Repro­dução: © Arqui­vo pessoal/Divulgação/Funai

Jaqueline Tedesco era conhecida pela atuação em movimentos sociais


Publicado em 15/03/2024 — 20:59 Por Rafael Cardoso — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Mor­reu nes­ta sex­ta-feira (15) a líder indí­ge­na Jaque­line Tedesco, de 26 anos, do povo Kain­gang, grad­u­a­da no cur­so de Dire­ito da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio Grande (FURG). A infor­mação foi divul­ga­da pela Artic­u­lação dos Povos Indí­ge­nas do Brasil (APIB), que desta­cou o pro­tag­o­nis­mo de Jaque­line como primeira estu­dante indí­ge­na a ser elei­ta em uma cha­pa do Diretório Cen­tral dos Estu­dantes (DCE) e a primeira a se tornar coor­de­nado­ra-ger­al.

Segun­do a APIB, era muito atu­ante no movi­men­to indí­ge­na, no nív­el region­al e nacional. Tam­bém era enga­ja­da na defe­sa das mul­heres, ao acom­pan­har denún­cias, acol­her e encam­in­har víti­mas de vio­lên­cia para o escritório mod­e­lo de asses­so­ria jurídi­ca da FURG (EMAJ). Tam­bém par­ticipou no movi­men­to estu­dan­til, na luta con­tra o racis­mo e na defe­sa da uma residên­cia especí­fi­ca para os estu­dantes indí­ge­nas.

A nota da APIB diz que Jacque­line se for­mou em dire­ito no dia 9 de março desse ano. Durante a comem­o­ração com família e ami­gos em um restau­rante na cidade de Rio Grande, foi víti­ma de um aci­dente que provo­cou queimaduras em 30% do cor­po e veio a fale­cer hoje.

O grupo pede aos órgãos com­pe­tentes que inves­tiguem o caso, “para que a morte de Jaque­line não fique impune”.

Em nota, a Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (Funai) tam­bém lamen­tou a morte da jovem. Segun­do o órgão, ela esta­va inter­na­da na Unidade de Ter­apia Inten­si­va (UTI) da San­ta Casa de Rio Grande (RS) há uma sem­ana.

“A Funai lamen­ta essa triste per­da e se sol­i­dariza com os ami­gos e famil­iares de Jaque­line, bem como com o povo Kain­gang”, diz a nota.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Missão visita povo guarani no PR e MS, alvo de ataques

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Grupo vai prestar apoio e ouvir comunidades Publicado em 11/09/2024 …