...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Esportes / Morre Pampa, jogador da geração de ouro do vôlei, aos 59 anos

Morre Pampa, jogador da geração de ouro do vôlei, aos 59 anos

Repro­dução: © Time Brasil/X

Ex-ponteiro fazia tratamento para câncer no sistema linfático


Publicado em 07/06/2024 — 14:03 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

O ex-jogador André Felippe Fal­bo Fer­reira, o Pam­pa, que con­quis­tou o primeiro títu­lo olímpi­co do vôlei brasileiro nos Jogos de Barcelona (1992), mor­reu nes­ta sex­ta-feira (7), aos 59 anos, na UTI do Hos­pi­tal Beneficên­cia Por­tugue­sa de São Paulo, na cap­i­tal paulista. O ex-pon­teiro fazia trata­men­to para lin­fo­ma de Hodgkin (câncer no sis­tema lin­fáti­co).

Em nota de pesar, a Con­fed­er­ação Brasileira de Vôlei (CBV), lamen­tou o falec­i­men­to, ressalta­do a importân­cia de Pam­pa na história da modal­i­dade.

 “Pam­pa foi um jogador de extremo tal­en­to e fez parte da ger­ação que lev­ou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpi­co. Será para sem­pre refer­ên­cia. É um dia muito triste para todo o volei­bol brasileiro. A CBV se sol­i­dariza com a família e os ami­gos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sem­pre na história do esporte mundi­al”, disse Radamés Lat­tari, pres­i­dente da enti­dade.

A morte de Pam­pa ecoou nas redes soci­ais, com man­i­fes­tações do Comitê Olímpi­co do Brasil, per­son­al­i­dades do esporte e clubes onde o ex-jogador atu­ou.

Antes mes­mo de con­quis­tar o primeiro ouro olímpi­co com a seleção, em que atu­ou por nove anos, Pam­pa já havia sido eleito o mel­hor ata­cante dos nos Jogos de Seul (1988) pela Fed­er­ação Inter­na­cional de Volei­bol (FIVB)- na ocasião, o Brasil ter­mi­nou em quar­to lugar.

Além de Pam­pa, a equipe campeã olímpi­ca con­heci­da como “ger­ação de ouro” era for­ma­da por Car­lão, Dou­glas, Gio­vane, Janel­son, Jorge Edson, Marce­lo Negrão, Mau­rí­cio, Pam­pa, Paulão, Tal­mo e Tande. Um ano após o ouro em Barcelona,  o ex-pon­teiro fatur­ou com a amare­lin­ha o títu­lo da Liga Mundi­al. Nasci­do em Recife, Pam­pa tam­bém foi vice-campeão dos Jogos Pan-Amer­i­canos de 1991, em Havana (Cuba).

No Brasil, ele defend­eu as equipes do Palmeiras, São Paulo, San­ta Cruz e e Suzano, e no exte­ri­or atu­ou no Nec/Osaka (Japão) e nos clubes ital­iano Lazio e Napoli. Após se aposen­tar, Pam­pa se dedi­cou à vida públi­ca: tra­bal­hou no Min­istério dos Esportes (2000 a 2002), foi secretário de esportes de Suzano-SP (2007 a 2010) e de Cam­pos-RJ (2013 a jun­ho de 2015). A par­tir de jul­ho de 2015, foi super­in­ten­dente estad­ual de esportes do Esta­do de Per­nam­bu­co.

* Tex­to atu­al­iza­do às 21h27 para cor­reção da posição do Brasil ao final dos Jogos Pan-Amer­i­canos. A seleção foi medal­ha de pra­ta, e não campeã como con­sta­va ini­cial­mente.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Série sobre veganismo estreia neste sábado na TV Brasil

Apresentada pela atriz Mayana Neiva, atração vai ao ar às 12h30 EBC Pub­li­ca­do em 25/01/2025 …