...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Meios de comunicação / Morte de Gal Costa repercute entre artistas e políticos

Morte de Gal Costa repercute entre artistas e políticos

Repro­dução: © Agên­cia Brasil/Fernando Frazão

Autoridades e amigos da cantora lamentam falecimento


Pub­li­ca­do em 09/11/2022 — 16:32 Por Vini­cius Lis­boa e Well­ton Máx­i­mo – Repórteres da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro e Brasília

ouvir:

A morte da can­to­ra Gal Cos­ta reper­cu­tiu entre artis­tas e políti­cos. Nas redes soci­ais, autori­dades e ami­gos da can­to­ra lamen­taram o falec­i­men­to. A causa não foi divul­ga­da, mas a morte ocor­reu dias após Gal pas­sar por uma cirur­gia para reti­rar um nódu­lo na fos­sa nasal dire­i­ta.

Artis­tas que tra­bal­haram com Gal Cos­ta e eram ami­gos da can­to­ra man­i­fes­taram con­ster­nação com a morte repenti­na. Em vídeo na rede Insta­gram, Maria Bethâ­nia disse estar triste demais e que nun­ca deixou de man­ter a admi­ração pela ami­ga, mes­mo moran­do no Rio de Janeiro. “Em choque, triste demais, difí­cil demais. Eu nun­ca pen­sei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sem­pre encan­tou com sua voz úni­ca, magis­tral, hoje, inteiro, cho­ra. Como eu”, disse Bethâ­nia.

Nas redes soci­ais, o can­tor Gilber­to Gil disse estar “muito triste e impacta­do” com a morte de Gal Cos­ta. Tam­bém na rede Insta­gram, ele pos­tou um vídeo com o diz­er “nos­sa irmãz­in­ha se foi” e exal­tou a voz de Gal.

“Nos­sa irmãz­in­ha, irmã de tan­ta gente, uma prox­im­i­dade maior de Bethâ­nia, de Cae­tano, de mim mes­mo, de tan­tos out­ros artis­tas, cole­gas com quem ela com­par­til­hou o encan­to, o encan­to do can­to mavioso. O encan­to do can­to extra­ordinário que ela tin­ha, que ela teve. Uma voz extra­ordinária, uma maneira de can­tar toda espe­cial. Isso vai com ela, mas isso fica com a gente. Saudade”, disse o can­tor.

Out­ro com­pan­heiro de Gal no movi­men­to Trop­icália, Cae­tano Veloso ain­da não fez posta­gens nas redes soci­ais, mas afir­mou, em entre­vista a um canal de tele­visão, que o Brasil perdeu a maior can­to­ra.

A can­to­ra Zélia Dun­can tam­bém lamen­tou a morte de Gal: “Que vazio. Sem Gal Cos­ta, que tris­teza sem fim”. O can­tor Lulu San­tos pos­tou a seguinte men­sagem: “Sua voz, nos­sa vida. Obri­ga­do, Gal”. Mil­ton Nasci­men­to pos­tou um vídeo can­tan­do com Gal e escreveu: “Eu te amo e vou te amar para sem­pre, Gal Cos­ta. As saudades serão eter­nas”.

Zeca Pagod­in­ho dese­jou con­so­lo aos fãs e aos par­entes da artista: “Que tris­teza imen­sa a par­ti­da de Gal Cos­ta, um dos maiores nomes da nos­sa músi­ca!. Que seu fil­ho, seus famil­iares, ami­gos e fãs encon­trem con­for­to nas boas lem­branças que ela nos deixa!”

Políticos

O pres­i­dente eleito Luiz Iná­cio Lula da Sil­va pub­li­cou uma foto com a can­to­ra, em sua hom­e­nagem, e prestou sol­i­dariedade aos famil­iares, ami­gos e mil­hões de admi­radores. “Gal Cos­ta foi das maiores can­toras do mun­do, das nos­sas prin­ci­pais artis­tas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o plan­e­ta. Seu tal­en­to, téc­ni­ca e ousa­dia enrique­ceu e ren­ovou nos­sa cul­tura, embalou e mar­cou a vida de mil­hões de brasileiros”, escreveu Lula na postagem.

O vice-pres­i­dente eleito Ger­al­do Alck­min tam­bém lamen­tou a morte. “Gal Cos­ta fará imen­sa fal­ta. Ao Brasil e a todos nós. Deu origem à Trop­icália e mar­cou a cul­tura brasileira. Gal nos deixou, ain­da neste ano, uma recomen­dação: que escol­hêsse­mos o cam­in­ho do amor, e não do ódio. Hon­raremos seu pedi­do. Meus sen­ti­men­tos à família, ami­gos e seus fãs”, escreveu.

O pres­i­dente do Sena­do, Rodri­go Pacheco, prestou sol­i­dariedade em nome do Con­gres­so Nacional. “O Brasil perde Gal Cos­ta. Com­pos­i­to­ra, can­to­ra e uma das vozes mais expres­si­vas da Músi­ca Pop­u­lar Brasileira. Em nome do Con­gres­so Nacional, presto meus sen­ti­men­tos aos famil­iares, ami­gos e fãs neste triste dia para a cul­tura nacional”, pos­tou no Twit­ter.

O pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira, tam­bém prestou con­dolên­cias. “O Brasil, sur­pre­so e triste, perde a can­to­ra Gal Cos­ta. Des­de os anos 1960, nos acos­tu­mamos com a beleza da voz de uma das mais impor­tantes intér­pretes da músi­ca pop­u­lar brasileira. Mas a Gal e seu tal­en­to são imor­tais. Meus sen­ti­men­tos a toda família e aos fãs”, pos­tou Lira no Twit­ter.

O gov­er­nador da Bahia, Rui Cos­ta (PT), se man­i­festou lamen­tan­do pro­fun­da­mente a morte da can­to­ra e decre­tou luto ofi­cial de três dias no esta­do. “Com sua par­ti­da, perdemos uma das mais potentes vozes da nos­sa músi­ca, eterniza­da em inter­pre­tações que can­tam a Bahia e o Brasil para todo o mun­do”, disse.

O prefeito de Sal­vador, Bruno Reis (DEM), pediu que “Deus con­forte seus famil­iares e fãs nesse momen­to de pro­fun­da dor”. “Perdemos uma das vozes mais lin­das e rep­re­sen­ta­ti­vas da músi­ca brasileira. Gal Cos­ta é tril­ha sono­ra de vários momen­tos da vida de mil­hares de brasileiros. Seu jeito úni­co de inter­pre­tar as canções está para sem­pre eterniza­do em nos­sos corações”.

O gov­er­no do esta­do do Rio de Janeiro, onde Gal fez alguns dos shows icôni­cos de sua tra­jetória, como “Fes­ta do Inte­ri­or”, no Mara­canãz­in­ho, em 1982, tam­bém emi­tiu uma nota de pesar.

“Uma legião de fãs fica órfã hoje com a per­da de uma das belas vozes da MPB. A can­to­ra Gal Cos­ta mar­cou a história da músi­ca brasileira e virou refer­ên­cia do nos­so país no mun­do. A estrela que deixa uma impor­tante con­tribuição para a arte será sem­pre lem­bra­da tam­bém por sua imagem doce, admi­ra­da por várias ger­ações. Meus sen­ti­men­tos à família e aos ami­gos des­ta extra­ordinária per­son­al­i­dade brasileira”, assi­nou o gov­er­nador Cláu­dio Cas­tr

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula

Professora teme que crianças fiquem ansiosas Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …