...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Cultura / Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta segunda-feira

Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta segunda-feira

Repro­dução: © Divulgação/MDHC

Filmes serão exibidos em todas as capitais


Pub­li­ca­do em 11/03/2024 — 12:13 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Com o tema Vencer o ódio, semear hor­i­zontes, a 13ª Mostra de Cin­e­ma e Dire­itos Humanos começa nes­ta segun­da-feira (11) em todas as cap­i­tais. A mostra, real­iza­da pelos min­istérios dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia e da Cul­tura, segue até o próx­i­mo dia 22.

Durante o even­to, gra­tu­ito, serão exibidos 18 filmes nacionais. A mostra pro­move debates de temas como pre­venção e com­bate à tor­tu­ra e ao genocí­dio, democ­ra­cia e enfrenta­men­to ao extrem­is­mo, dire­ito à par­tic­i­pação políti­ca, segu­rança, diver­si­dade reli­giosa, memória, ver­dade, saúde men­tal, cul­tura e edu­cação.

Os filmes sele­ciona­dos tam­bém apre­sen­tam como pau­ta os dire­itos de mul­heres, pes­soas idosas, cri­anças e jovens, pes­soas com defi­ciên­cia, pop­u­lação em situ­ação de rua, povos indí­ge­nas e comu­nidade LGBTQIA+.

As edições ante­ri­ores ocor­reram de 2006 e 2018, e foram descon­tin­u­adas em 2018.

Em uma segun­da fase do even­to, que acon­tece de 25 de março a 24 de abril, acon­tece a Mostra Difusão, quan­do a pro­gra­mação vai ficar disponív­el em for­ma­to online. Os filmes estarão na platafor­ma de stream­ing InnSaei.TV e em equipa­men­tos cul­tur­ais das cidades par­tic­i­pantes.

Oficinas

Como parte da pro­gra­mação, tam­bém serão real­izadas ofic­i­nas de for­mação de pro­fes­sores sobre cin­e­ma e edu­cação, definidas pelo Min­istério dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia como “espaços para se pen­sar e exper­i­men­tar as pos­síveis for­mas de incluir o cin­e­ma como exper­iên­cia sen­sív­el em con­tex­tos educa­tivos”.

As ofic­i­nas serão voltadas à for­mação de mul­ti­pli­cadores, ten­do como públi­co-alvo pro­fes­sores da edu­cação bási­ca das redes públi­cas, arte-edu­cadores e edu­cadores que atuem em out­ros espaços for­mais ou não for­mais de edu­cação. Os par­tic­i­pantes que com­pletarem a car­ga horária mín­i­ma rece­berão cer­ti­fi­ca­do emi­ti­do pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense.

Programação

Em São Paulo, a mostra vai acon­te­cer entre os dias 13 e 16 de março, com as 18 pro­duções cin­e­matográ­fi­cas sendo exibidas na Cin­e­mate­ca Brasileira. A ofic­i­na será real­iza­da no dia 16, no mes­mo local.

Em Brasília, a mostra ocorre des­de esta segun­da-feira (11) até quar­ta-feira (13), no Sesc 504 Sul. A ofic­i­na acon­tece de 12 a 15 de março.

No Rio de Janeiro, os filmes serão exibidos no Cine Arte da Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense (UFF), em Niterói, de 13 a 16 de março. No últi­mo dia de exibições, será real­iza­da uma sessão espe­cial de hom­e­nagem, com o filme A Bol­sa ou a Vida, segui­do de debate entre os pre­sentes.

Em Belo Hor­i­zonte, os filmes estarão em car­taz entre os dias 19 e 22 de março, no Cine San­ta Tereza, com as ofic­i­nas sendo real­izadas de 18 a 21 do mes­mo mês.

A mostra desem­bar­ca em Sal­vador nes­ta segun­da-feira e vai até quin­ta-feira (14), com sessões na Sala de Arte Cin­e­ma da Uni­ver­si­dade Fed­er­al da Bahia (UFBA). Já as ofic­i­nas serão real­izadas na Fac­ul­dade de Comu­ni­cação da UFBA, no mes­mo perío­do.

Recife terá exibições no cin­e­ma da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Per­nam­bu­co, entre os dias 12 e 15 de março, com as ofic­i­nas até o dia 14 de março.

A pro­gra­mação com­ple­ta pode ser aces­sa­da no site da pro­gra­mação.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Flip atrai entre 27 mil e 30 mil pessoas a Paraty

Taxa de ocupação da rede de hotéis e pousadas chegou a 95% Alex Rodrigues — …