...
domingo ,14 abril 2024
Home / Cultura / Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta segunda-feira

Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta segunda-feira

Repro­du­ção: © Divulgação/MDHC

Filmes serão exibidos em todas as capitais


Publi­ca­do em 11/03/2024 — 12:13 Por Pau­la Labois­siè­re – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Com o tema Ven­cer o ódio, seme­ar hori­zon­tes, a 13ª Mos­tra de Cine­ma e Direi­tos Huma­nos come­ça nes­ta segun­da-fei­ra (11) em todas as capi­tais. A mos­tra, rea­li­za­da pelos minis­té­ri­os dos Direi­tos Huma­nos e da Cida­da­nia e da Cul­tu­ra, segue até o pró­xi­mo dia 22.

Duran­te o even­to, gra­tui­to, serão exi­bi­dos 18 fil­mes naci­o­nais. A mos­tra pro­mo­ve deba­tes de temas como pre­ven­ção e com­ba­te à tor­tu­ra e ao geno­cí­dio, demo­cra­cia e enfren­ta­men­to ao extre­mis­mo, direi­to à par­ti­ci­pa­ção polí­ti­ca, segu­ran­ça, diver­si­da­de reli­gi­o­sa, memó­ria, ver­da­de, saú­de men­tal, cul­tu­ra e edu­ca­ção.

Os fil­mes sele­ci­o­na­dos tam­bém apre­sen­tam como pau­ta os direi­tos de mulhe­res, pes­so­as ido­sas, cri­an­ças e jovens, pes­so­as com defi­ci­ên­cia, popu­la­ção em situ­a­ção de rua, povos indí­ge­nas e comu­ni­da­de LGBTQIA+.

As edi­ções ante­ri­o­res ocor­re­ram de 2006 e 2018, e foram des­con­ti­nu­a­das em 2018.

Em uma segun­da fase do even­to, que acon­te­ce de 25 de mar­ço a 24 de abril, acon­te­ce a Mos­tra Difu­são, quan­do a pro­gra­ma­ção vai ficar dis­po­ní­vel em for­ma­to onli­ne. Os fil­mes esta­rão na pla­ta­for­ma de stre­a­ming InnSaei.TV e em equi­pa­men­tos cul­tu­rais das cida­des par­ti­ci­pan­tes.

Oficinas

Como par­te da pro­gra­ma­ção, tam­bém serão rea­li­za­das ofi­ci­nas de for­ma­ção de pro­fes­so­res sobre cine­ma e edu­ca­ção, defi­ni­das pelo Minis­té­rio dos Direi­tos Huma­nos e da Cida­da­nia como “espa­ços para se pen­sar e expe­ri­men­tar as pos­sí­veis for­mas de incluir o cine­ma como expe­ri­ên­cia sen­sí­vel em con­tex­tos edu­ca­ti­vos”.

As ofi­ci­nas serão vol­ta­das à for­ma­ção de mul­ti­pli­ca­do­res, ten­do como públi­co-alvo pro­fes­so­res da edu­ca­ção bási­ca das redes públi­cas, arte-edu­ca­do­res e edu­ca­do­res que atu­em em outros espa­ços for­mais ou não for­mais de edu­ca­ção. Os par­ti­ci­pan­tes que com­ple­ta­rem a car­ga horá­ria míni­ma rece­be­rão cer­ti­fi­ca­do emi­ti­do pela Uni­ver­si­da­de Fede­ral Flu­mi­nen­se.

Programação

Em São Pau­lo, a mos­tra vai acon­te­cer entre os dias 13 e 16 de mar­ço, com as 18 pro­du­ções cine­ma­to­grá­fi­cas sen­do exi­bi­das na Cine­ma­te­ca Bra­si­lei­ra. A ofi­ci­na será rea­li­za­da no dia 16, no mes­mo local.

Em Bra­sí­lia, a mos­tra ocor­re des­de esta segun­da-fei­ra (11) até quar­ta-fei­ra (13), no Sesc 504 Sul. A ofi­ci­na acon­te­ce de 12 a 15 de mar­ço.

No Rio de Janei­ro, os fil­mes serão exi­bi­dos no Cine Arte da Uni­ver­si­da­de Fede­ral Flu­mi­nen­se (UFF), em Nite­rói, de 13 a 16 de mar­ço. No últi­mo dia de exi­bi­ções, será rea­li­za­da uma ses­são espe­ci­al de home­na­gem, com o fil­me A Bol­sa ou a Vida, segui­do de deba­te entre os pre­sen­tes.

Em Belo Hori­zon­te, os fil­mes esta­rão em car­taz entre os dias 19 e 22 de mar­ço, no Cine San­ta Tere­za, com as ofi­ci­nas sen­do rea­li­za­das de 18 a 21 do mes­mo mês.

A mos­tra desem­bar­ca em Sal­va­dor nes­ta segun­da-fei­ra e vai até quin­ta-fei­ra (14), com ses­sões na Sala de Arte Cine­ma da Uni­ver­si­da­de Fede­ral da Bahia (UFBA). Já as ofi­ci­nas serão rea­li­za­das na Facul­da­de de Comu­ni­ca­ção da UFBA, no mes­mo perío­do.

Reci­fe terá exi­bi­ções no cine­ma da Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Per­nam­bu­co, entre os dias 12 e 15 de mar­ço, com as ofi­ci­nas até o dia 14 de mar­ço.

A pro­gra­ma­ção com­ple­ta pode ser aces­sa­da no site da pro­gra­ma­ção.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo (SP) 28/03/2024 - Entrevista com Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Apesar de indícios de racha, estrutura do PCC já está consolidada

Repro­du­ção: © Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil Avaliação é do pesquisador Bruno Paes Manso Publicado em 30/03/2024 …