...
quinta-feira ,10 julho 2025
Home / Cultura / Mostra de cinema italiano começa hoje em 23 cidades do país

Mostra de cinema italiano começa hoje em 23 cidades do país

Ao todo, serão exibidos 11 filmes clássicos e contemporâneos

Matheus Cro­belat­ti *
Pub­li­ca­do em 26/06/2025 — 10:55
São Paulo
Brasília (DF), 26/06/2025 - 8 festa do cinema Italiano Brasil. Foto: Festa do cinema Italiano Brasil/Divulgação
Repro­dução: © Fes­ta do cin­e­ma Ital­iano Brasil/Divulgação

Com várias pro­duções con­tem­porâneas, sem deixar de lado os clás­si­cos, começa nes­ta quin­ta-feira (26) a 12ª edição da mostra 8 ½ Fes­ta do Cin­e­ma Ital­iano, que segue até 2 de jul­ho com exibições em várias cidades. As exibições vão acon­te­cer em 23 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

“A seleção traz um equi­líbrio entre o cin­e­ma clás­si­co ital­iano, com dois filmes do Felli­ni restau­ra­dos em 4k, mas faz questão de traz­er um olhar sobre o cin­e­ma ital­iano con­tem­porâ­neo que, como a própria Itália, mudou muito e traz as com­plex­i­dades do mun­do de hoje”, disse a co-curado­ra da mostra, Flávia Guer­ra.

Ao todo, 11 filmes serão exibidos na mostra. Os destaques são para o acla­ma­do Ver­miglio, de Mau­ra Delpero, que rece­beu o prêmio de Mel­hor Filme Ital­iano e Mel­hor Jovem Atriz no Fes­ti­val de Veneza 2024; La vita Accan­to, de Mar­co Tul­lio Gior­dana, e O últi­mo chefão, de Fábio Gras­sado­nia e Anto­nio Piaz­za.

Sobre O últi­mo chefão, o dire­tor do fes­ti­val, Ste­fano Savio, comen­tou que o filme “rev­ela a máfia sicil­iana hoje sem glam­our nen­hum e com um leve humor tam­bém”.

Na lin­ha do cin­e­ma políti­co, que tem uma tradi­cional esco­la de real­iza­ções, um dos destaques é A Grande Ambição, de Andrea Seg­re. O filme con­ta a história do líder dos movi­men­tos pop­u­lares e do Par­tido Comu­nista Ital­iano (PCI), Enri­co Berlinguer, nos con­tur­ba­dos anos 70 na Itália.

Já O Bar­beiro Con­spir­a­cionista traz o cenário sócio-políti­co de hoje, em que, com muito humor, fake news e teo­rias da con­spir­ação tomam con­ta do cenário.

Masterclasses

O cineas­ta Jacopo Quadri é o con­vi­da­do de hon­ra da edição deste ano. Ele venceu o prêmio David di Donatel­lo de Mel­hor Mon­tagem por A Grande Ambição, que será exibido no fes­ti­val, e assi­na a mon­tagem de Sacro GRA (Leão de Ouro em 2013) e Fogo no Mar (Urso de Ouro em 2016). Jacopo vai faz­er mas­ter­class­es em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Duas dire­toras estre­antes tam­bém devem chamar a atenção: Margheri­ta Vic­ario e Micaela Rama­zot­ti.

Margheri­ta dirige e co-escreve o roteiro e tril­ha sono­ra do lon­ga-metragem Glo­ria!, uma co-pro­dução inter­na­cional italiana/suíça que abor­da a liber­dade fem­i­ni­na e o poder trans­for­mador da arte. O lon­ga con­quis­tou três David di Donatel­lo por mel­hor direção de estreia, mel­hor tril­ha sono­ra e mel­hor canção.

Já Micaela Ramaz­zot­ti dirige e atua como pro­tag­o­nista de Felic­ità, uma comé­dia dramáti­ca que acom­pan­ha Desiré em bus­ca de romper o ciclo de vio­lên­cia e de abu­sos famil­iares, e pro­te­ger seu irmão.

A pro­gra­mação com­ple­ta e todas as cidades onde serão exibidos os filmes podem ser con­feri­dos no site da mostra.

* Estag­iário sob super­visão de Eduar­do Luiz Cor­reia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …