...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Noticias / Mostra de filmes nacionais celebra 200 anos da independência

Mostra de filmes nacionais celebra 200 anos da independência

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Com 200 filmes nacionais, mostra ocorrerá de 2 a 30 de junho


Publi­ca­do em 29/05/2022 — 08:33 Por Elai­ne Patri­cia Cruz – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

Para cele­brar o bicen­te­ná­rio da Inde­pen­dên­cia da Repú­bli­ca, a ser come­mo­ra­do no dia 7 de setem­bro, a Secre­ta­ria de Cul­tu­ra e Eco­no­mia Cri­a­ti­va de São Pau­lo pro­mo­ve mos­tra gra­tui­ta de cine­ma em for­ma­to híbri­do. A mos­tra 200 Anos da Inde­pen­dên­cia em 200 Fil­mes acon­te­ce do dia 2 a 30 de junho.

Serão apre­sen­ta­dos 200 fil­mes naci­o­nais, sen­do 100 deles cur­tas e, o res­tan­te, lon­gas. Segun­do a secre­ta­ria, o fes­ti­val vai incluir diver­sos perío­dos e movi­men­tos do cine­ma naci­o­nal, como as chan­cha­das, o Cine­ma Novo, a Boca do Lixo e o Cine­ma de Reto­ma­da, além da pro­du­ção atu­al. “Nada mais sig­ni­fi­ca­ti­vo do que apre­sen­tar ao públi­co, den­tro da come­mo­ra­ção do Bicen­te­ná­rio, uma mos­tra retros­pec­ti­va que refaz a tra­je­tó­ria do nos­so cine­ma, com clás­si­cos de todos os movi­men­tos, esti­los e gêne­ros”, dis­se o secre­tá­rio Sér­gio Sá Lei­tão.

Os fil­mes onli­ne pode­rão ser vis­tos gra­tui­ta­men­te na pla­ta­for­ma #Cul­tu­ra­Em­Ca­sa. Já os pre­sen­ci­ais esta­rão sen­do exi­bi­dos no Cine Petra Belas Artes, na Rua da Con­so­la­ção, na capi­tal pau­lis­ta, a pre­ços popu­la­res. Para o fes­ti­val, o Petra Belas Artes reser­vou a sala 4, pro­mo­ven­do qua­tro ses­sões diá­ri­as.

Na aber­tu­ra do fes­ti­val será apre­sen­ta­do o fil­me Um Bro­to Legal, diri­gi­do por Luiz Alber­to Perei­ra, uma cine­bi­o­gra­fia da can­to­ra Celly Cam­pel­lo, famo­sa pelas músi­cas Banho de Lua e Estú­pi­do Cupi­do. O fil­me será exi­bi­do no Petra Belas Artes no dia 31 de maio, às 19h.

Entre os des­ta­ques da mos­tra está Gan­ga Bru­ta, de Hum­ber­to Mau­ro; Rio, 40 Graus, de Nel­son Perei­ra dos San­tos; O Assal­to ao Trem Paga­dor, de Rober­to Fari­as; À Meia-Noi­te Leva­rei Sua Alma, de José Moji­ca Marins; Cabra Mar­ca­do Para Mor­rer, de Edu­ar­do Cou­ti­nho, e Que Horas Ela Vol­ta?, de Anna Muy­la­ert.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 26-03-2024 Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando sobre a decisão da CCJ durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Deputado fez declaração ao ser questionado sobre prisão de …