...
domingo ,27 abril 2025
Home / Cultura / Mostra Internacional de Cinema exibe documentário no Anhangabaú

Mostra Internacional de Cinema exibe documentário no Anhangabaú

Repro­dução: © 45ª Mostra Inter­na­cional de Cin­e­ma em São Paulo

Hoje tem exibição gratuita ao ar livre de Summer of soul


Pub­li­ca­do em 02/11/2021 — 15:43 Por Agên­cia Brasil — São Paulo

A 45ª Mostra Inter­na­cional de Cin­e­ma de São Paulo exibe o doc­u­men­tário musi­cal Sum­mer of Soul (…ou, Quan­do a Rev­olução Não Pôde Ser Tele­vi­sion­a­da) no Vale do Anhangabaú, no cen­tro da cidade de São Paulo, nes­ta terça-feira (2), às 19h30.  

Dirigi­do pelo rap­per, pro­du­tor musi­cal e cineas­ta Ahmir ‘Quest­love’ Thomp­son, inte­grante do lendário grupo amer­i­cano de hip hop The Roots, o doc­u­men­tário Sum­mer Of Soul (…ou, Quan­do a Rev­olução Não Pôde Ser Tele­vi­sion­a­da) recu­pera ima­gens de arqui­vo inédi­tas de um fes­ti­val musi­cal no Harlem, em Nova York, que ficaram guardadas por mais de 50 anos. A pro­dução rece­beu o Prêmio do Públi­co e o Grande Prêmio do Júri no Fes­ti­val de Sun­dance deste ano.

O Harlem Cul­tur­al Fes­ti­val foi real­iza­do no par­que Mount Mor­ris (hoje reba­ti­za­do de par­que Mar­cus Gar­vey) ao lon­go de seis sem­anas durante o verão de 1969. Exata­mente no mes­mo verão em que foi real­iza­do o Fes­ti­val de Wood­stock, cuja reper­cussão, difer­ente do fes­ti­val no Harlem, se reflete até os dias de hoje.

Orga­ni­za­do para cel­e­brar a pre­sença negra na músi­ca norte-amer­i­cana e a história afro-amer­i­cana, o Harlem Cul­tur­al Fes­ti­val con­tou com a pre­sença de artis­tas como Ste­vie Won­der, Mahalia Jack­son e Mavis Sta­ples, Sly & the Fam­i­ly Stone e Nina Simone.

O filme inter­cala entre­vis­tas recentes com alguns destes artis­tas e as ima­gens de arqui­vo inédi­tas, que cap­turam um empol­gante momen­to cul­tur­al que foi subes­ti­ma­do his­tori­ca­mente. Reflete ain­da o espíri­to de rebel­dia e o bril­han­tismo daque­les artis­tas afro-amer­i­canos, numa época forte­mente mar­ca­da pela luta pela igual­dade racial e por dire­itos civis nos Esta­dos Unidos.

Exibição gratuita

Para a exibição de Sum­mer Of Soul no Vale do Anhangabaú serão disponi­bi­liza­dos 700 lugares. Os ingres­sos, gra­tu­itos, devem ser reti­ra­dos no local, abaixo do Viadu­to do Chá, duas horas antes do even­to. Só poderão entrar no recin­to as pes­soas que apre­sentarem cartão de vaci­nação con­tra a covid 19. O públi­co dev­erá per­manecer de más­cara o tem­po todo, seguin­do os pro­to­co­los de segu­rança da Mostra Inter­na­cional de Cin­e­ma em São Paulo.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Samba na Gamboa homenageia Monarco com especial neste domingo

Filho do portelense, cantor Mauro Diniz está no programa da TV Brasil EBC Pub­li­ca­do em …