...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Cultura / Mostra Internacional de Cinema exibe documentário no Anhangabaú

Mostra Internacional de Cinema exibe documentário no Anhangabaú

Repro­du­ção: © 45ª Mos­tra Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma em São Pau­lo

Hoje tem exibição gratuita ao ar livre de Summer of soul


Publi­ca­do em 02/11/2021 — 15:43 Por Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

A 45ª Mos­tra Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma de São Pau­lo exi­be o docu­men­tá­rio musi­cal Sum­mer of Soul (…ou, Quan­do a Revo­lu­ção Não Pôde Ser Tele­vi­si­o­na­da) no Vale do Anhan­ga­baú, no cen­tro da cida­de de São Pau­lo, nes­ta ter­ça-fei­ra (2), às 19h30.  

Diri­gi­do pelo rap­per, pro­du­tor musi­cal e cine­as­ta Ahmir ‘Ques­tlo­ve’ Thomp­son, inte­gran­te do len­dá­rio gru­po ame­ri­ca­no de hip hop The Roots, o docu­men­tá­rio Sum­mer Of Soul (…ou, Quan­do a Revo­lu­ção Não Pôde Ser Tele­vi­si­o­na­da) recu­pe­ra ima­gens de arqui­vo iné­di­tas de um fes­ti­val musi­cal no Har­lem, em Nova York, que fica­ram guar­da­das por mais de 50 anos. A pro­du­ção rece­beu o Prê­mio do Públi­co e o Gran­de Prê­mio do Júri no Fes­ti­val de Sun­dan­ce des­te ano.

O Har­lem Cul­tu­ral Fes­ti­val foi rea­li­za­do no par­que Mount Mor­ris (hoje reba­ti­za­do de par­que Mar­cus Gar­vey) ao lon­go de seis sema­nas duran­te o verão de 1969. Exa­ta­men­te no mes­mo verão em que foi rea­li­za­do o Fes­ti­val de Woods­tock, cuja reper­cus­são, dife­ren­te do fes­ti­val no Har­lem, se refle­te até os dias de hoje.

Orga­ni­za­do para cele­brar a pre­sen­ça negra na músi­ca nor­te-ame­ri­ca­na e a his­tó­ria afro-ame­ri­ca­na, o Har­lem Cul­tu­ral Fes­ti­val con­tou com a pre­sen­ça de artis­tas como Ste­vie Won­der, Maha­lia Jack­son e Mavis Sta­ples, Sly & the Family Sto­ne e Nina Simo­ne.

O fil­me inter­ca­la entre­vis­tas recen­tes com alguns des­tes artis­tas e as ima­gens de arqui­vo iné­di­tas, que cap­tu­ram um empol­gan­te momen­to cul­tu­ral que foi subes­ti­ma­do his­to­ri­ca­men­te. Refle­te ain­da o espí­ri­to de rebel­dia e o bri­lhan­tis­mo daque­les artis­tas afro-ame­ri­ca­nos, numa épo­ca for­te­men­te mar­ca­da pela luta pela igual­da­de raci­al e por direi­tos civis nos Esta­dos Uni­dos.

Exibição gratuita

Para a exi­bi­ção de Sum­mer Of Soul no Vale do Anhan­ga­baú serão dis­po­ni­bi­li­za­dos 700 luga­res. Os ingres­sos, gra­tui­tos, devem ser reti­ra­dos no local, abai­xo do Via­du­to do Chá, duas horas antes do even­to. Só pode­rão entrar no recin­to as pes­so­as que apre­sen­ta­rem car­tão de vaci­na­ção con­tra a covid 19. O públi­co deve­rá per­ma­ne­cer de más­ca­ra o tem­po todo, seguin­do os pro­to­co­los de segu­ran­ça da Mos­tra Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma em São Pau­lo.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 26-03-2024 Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando sobre a decisão da CCJ durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Deputado fez declaração ao ser questionado sobre prisão de …