...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Noticias / Mourão: Brasil caminha para independência na produção de vacinas

Mourão: Brasil caminha para independência na produção de vacinas

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participa da abertura do seminário “Agro em Questão”.
Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Vice-presidente publicou artigo sobre perspectiva de vacinação


Publi­ca­do em 03/06/2021 — 13:00 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O vice-pre­si­den­te da Repú­bli­ca, Hamil­ton Mou­rão, publi­cou nes­ta quar­ta-fei­ra (2) em suas redes soci­ais, arti­go em que defen­de que o Bra­sil cami­nha para a con­ten­ção da pan­de­mia de covid-19. 

Entre os argu­men­tos apre­sen­ta­dos pelo vice-pre­si­den­te está o avan­ço da vaci­na­ção no país. De acor­do com Mou­rão, “em maio, o Minis­té­rio da Saú­de bateu recor­de de dis­tri­bui­ção de vaci­nas com mais de 33 milhões de doses entre­gues e em junho deve supe­rar esse recor­de, com mais de 40 milhões de doses dis­tri­buí­das para todo o Bra­sil.” Ele des­ta­cou a mar­ca de 100 milhões de doses dis­tri­buí­das aos esta­dos bra­si­lei­ros alcan­ça­da nes­ta quar­ta-fei­ra.

Hamil­ton Mou­rão tam­bém dis­se que o Bra­sil deve­rá se tor­nar refe­rên­cia na pro­du­ção de imu­ni­zan­tes com insu­mos naci­o­nais. Des­ta­cou o acor­do assi­na­do com a Astra­Ze­ne­ca na ter­ça-fei­ra (1º). A trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gia per­mi­ti­rá ao Bra­sil pro­du­zir o Ingre­di­en­te Far­ma­cêu­ti­co Ati­vo (IFA) e, com isso, o país se tor­na­rá inde­pen­den­te na pro­du­ção do imu­ni­zan­te.

As vaci­nas 100% naci­o­nais come­çam a ser pro­du­zi­das em junho e as pri­mei­ras doses serão entre­gues em outu­bro. “O domí­nio da tec­no­lo­gia e do pro­ces­so de desen­vol­vi­men­to dos imu­ni­zan­tes pro­por­ci­o­na­rá ao Bra­sil inde­pen­dên­cia, redu­ção de cus­tos e agi­li­da­de no com­ba­te ao vírus e a muta­ções que por­ven­tu­ra sur­jam no País”, dis­se.

Segun­do o vice-pre­si­den­te, “com a enco­men­da de mais de 600 milhões de doses e o rit­mo ace­le­ra­do de entre­gas, a expec­ta­ti­va do Minis­té­rio da Saú­de é de que, até o final des­te ano, toda a popu­la­ção bra­si­lei­ra aci­ma de 18 anos seja vaci­na­da.”

Retomada econômica

Outro pon­to des­ta­ca­do pelo vice-pre­si­den­te em seu arti­go é a recu­pe­ra­ção da eco­no­mia bra­si­lei­ra. Segun­do Mou­rão, estí­mu­los fis­cais e o auxí­lio emer­gen­ci­al repas­sa­do à popu­la­ção mais vul­ne­rá­vel com­pen­sa­ram a per­da de ren­di­men­tos e per­mi­ti­ram que a que­da do Pro­du­to Inter­no Bru­to (PIB) fos­se menor que a de outros paí­ses da Amé­ri­ca Lati­na e do con­ti­nen­te euro­peu. Nes­ta sema­na o IBGE divul­gou que o PIB bra­si­lei­ro apre­sen­tou cres­ci­men­to de 1,2% no pri­mei­ro tri­mes­tre do ano.

Hamil­ton Mou­rão tam­bém des­ta­cou o Bene­fí­cio Emer­gen­ci­al de Pre­ser­va­ção do Empre­go e da Ren­da (BEm 2021), que, segun­do ele, evi­tou  mais de 10 milhões de demis­sões. “Somos um dos pou­cos paí­ses que ter­mi­na­ram o ano de 2020 com gera­ção de milha­res de empre­gos for­mais. De janei­ro a abril des­te ano, já temos mais de 950 mil novas car­tei­ras assi­na­das.”, come­mo­ra.

Perdas

Embo­ra enco­ra­je as pes­so­as a serem oti­mis­tas e a verem o “copo cheio”, o vice-pre­si­den­te da repú­bli­ca não dei­xa de lamen­tar as mor­tes cau­sa­das pela covid-19 “As vidas per­di­das jamais serão esque­ci­das; dói em nos­sos cora­ções e memó­ri­as, mas o dia da vitó­ria tam­bém será para sem­pre lem­bra­do.”

Mou­rão tam­bém aler­ta que os bra­si­lei­ros fiquem aten­tos às fake news “caso rece­ba algu­ma men­sa­gem duvi­do­sa, não hesi­te em con­sul­tar os dados no site do Minis­té­rio da Saú­de antes de com­par­ti­lhá-la.”

Por fim, o vice-pre­si­den­te lem­bra que, mes­mo vaci­na­dos, os bra­si­lei­ros pre­ci­sam con­ti­nu­ar com as medi­das de pro­te­ção, como uso de más­ca­ras, dis­tan­ci­a­men­to soci­al e higi­e­ni­za­ção com álco­ol gel.

Edi­ção: Pedro Ivo de Oli­vei­ra

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Com chuvas previstas para domingo, população de Canoas fica em alerta

Repro­du­ção: © Gus­ta­vo Mansur/ Palá­cio Pira­ti­ni Prefeitura vai reforçar a limpeza de ruas e bocas …