...
quinta-feira ,20 junho 2024
Home / Política / Mourão diz que Bolsonaro autorizou nova operação militar na Amazônia

Mourão diz que Bolsonaro autorizou nova operação militar na Amazônia

O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, fala à imprensa, após a terceira reunião do colegiado, no Palácio Itamaraty em Brasília
Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues Pozzebom/Agência Bra­si­lia

Objetivo é combater crimes ambientais na região


Publi­ca­do em 11/06/2021 — 11:14 Por Feli­pe Pon­tes — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O vice-pre­si­den­te Hamil­ton Mou­rão dis­se hoje (11) que o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro auto­ri­zou uma nova ope­ra­ção das For­ças Arma­das para com­ba­ter cri­mes ambi­en­tais na região da Amazô­nia.

“Con­ver­sei com o pre­si­den­te ontem. Ele auto­ri­zou. Esta­mos fechan­do o pla­ne­ja­men­to”, dis­se Mou­rão nes­ta manhã, ao ser ques­ti­o­na­do por jor­na­lis­tas na che­ga­da ao Palá­cio do Pla­nal­to. O vice-pre­si­den­te che­fia o Con­se­lho Naci­o­nal da Amazô­nia Legal que, entre outros assun­tos, tra­ta do com­ba­te aos cri­mes ambi­en­tais na região amazô­ni­ca.

O cus­to da nova ope­ra­ção, que deve durar dois meses, é de R$ 50 milhões, dis­se Mou­rão. Ele acres­cen­tou já ter con­ver­sa­do com o minis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gue­des, que teria garan­ti­do os recur­sos. O iní­cio da mis­são deve se dar, “em prin­cí­pio”, já na pró­xi­ma sema­na, acres­cen­tou o vice-pre­si­den­te.

Des­de 2019, foram auto­ri­za­das duas ope­ra­ções das For­ças Arma­das na Amazô­nia, cha­ma­das Ver­de Bra­sil 1 e 2. A mais recen­te delas se encer­rou em abril.  A ideia é que a nova ope­ra­ção dure dois meses, dis­se Mou­rão. O pla­ne­ja­men­to da mis­são fica a car­go do Minis­té­rio da Defe­sa, que deve defi­nir a área de atu­a­ção dos mili­ta­res.

Mou­rão dis­se que é neces­sá­rio tam­bém o ali­nha­men­to com os órgãos ambi­en­tais. “Pre­ci­so que o Iba­ma [Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro do Meio Ambi­en­te e dos Recur­sos Natu­rais Renováveis]e o ICM­Bio [Ins­ti­tu­to Chi­co Men­des de Pre­ser­va­ção da Bio­di­ver­si­da­de] che­guem jun­to, por­que senão não tem suces­so”, afir­mou.

Para que a ope­ra­ção Garan­tia da Lei e da Ordem (GLO) com as For­ças Arma­das na Amazô­nia seja efe­ti­va­da é pre­ci­so a publi­ca­ção no Diá­rio Ofi­ci­al da União de decre­to pre­si­den­ci­al que auto­ri­ze a medi­da.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário …