...
sábado ,15 março 2025
Home / Política / Mourão diz que Bolsonaro autorizou nova operação militar na Amazônia

Mourão diz que Bolsonaro autorizou nova operação militar na Amazônia

O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, fala à imprensa, após a terceira reunião do colegiado, no Palácio Itamaraty em Brasília
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil­ia

Objetivo é combater crimes ambientais na região


Pub­li­ca­do em 11/06/2021 — 11:14 Por Felipe Pontes — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O vice-pres­i­dente Hamil­ton Mourão disse hoje (11) que o pres­i­dente Jair Bol­sonaro autor­i­zou uma nova oper­ação das Forças Armadas para com­bat­er crimes ambi­en­tais na região da Amazô­nia.

“Con­ver­sei com o pres­i­dente ontem. Ele autor­i­zou. Esta­mos fechan­do o plane­ja­men­to”, disse Mourão nes­ta man­hã, ao ser ques­tion­a­do por jor­nal­is­tas na chega­da ao Palá­cio do Planal­to. O vice-pres­i­dente chefia o Con­sel­ho Nacional da Amazô­nia Legal que, entre out­ros assun­tos, tra­ta do com­bate aos crimes ambi­en­tais na região amazôni­ca.

O cus­to da nova oper­ação, que deve durar dois meses, é de R$ 50 mil­hões, disse Mourão. Ele acres­cen­tou já ter con­ver­sa­do com o min­istro da Econo­mia, Paulo Guedes, que teria garan­ti­do os recur­sos. O iní­cio da mis­são deve se dar, “em princí­pio”, já na próx­i­ma sem­ana, acres­cen­tou o vice-pres­i­dente.

Des­de 2019, foram autor­izadas duas oper­ações das Forças Armadas na Amazô­nia, chamadas Verde Brasil 1 e 2. A mais recente delas se encer­rou em abril.  A ideia é que a nova oper­ação dure dois meses, disse Mourão. O plane­ja­men­to da mis­são fica a car­go do Min­istério da Defe­sa, que deve definir a área de atu­ação dos mil­itares.

Mourão disse que é necessário tam­bém o alin­hamen­to com os órgãos ambi­en­tais. “Pre­ciso que o Iba­ma [Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Nat­u­rais Renováveis]e o ICM­Bio [Insti­tu­to Chico Mendes de Preser­vação da Bio­di­ver­si­dade] cheguem jun­to, porque senão não tem suces­so”, afir­mou.

Para que a oper­ação Garan­tia da Lei e da Ordem (GLO) com as Forças Armadas na Amazô­nia seja efe­ti­va­da é pre­ciso a pub­li­cação no Diário Ofi­cial da União de decre­to pres­i­den­cial que autor­ize a medi­da.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Congresso e Judiciário retomam sessões após feriado de Carnaval

Pautas incluem LOA, trama golpista, laqueadura e posse no STM André Richter — Repórter da …