...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Cultura / Movimento hip hop busca reconhecimento como patrimônio imaterial

Movimento hip hop busca reconhecimento como patrimônio imaterial

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Movimento se reuniu em Brasília e entregou dossiê ao Iphan


Pub­li­ca­do em 17/07/2023 — 21:55 Por Agên­cia Brasil* — Brasília

ouvir:

A comu­nidade do hip hop se reuniu em Brasília para uma mar­cha de recon­hec­i­men­to do movi­men­to. A mar­cha reuniu rep­re­sen­tantes do hip hop de vários esta­dos do Brasil, que vier­am entre­gar ao Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan) o dos­siê que vai dar iní­cio ao proces­so para declarar o movi­men­to patrimônio ima­te­r­i­al do país.
Esse doc­u­men­to foi prepara­do por gru­pos de tra­bal­ho den­tro do movi­men­to do hip hop no Brasil inteiro, com auxílio do insti­tu­to. “Este ano nós com­ple­ta­mos 50 anos do hip hop no mun­do. E, no Brasil, com­ple­ta­mos 40 anos de hip hop”, disse Cláu­dia Maciel, jor­nal­ista e inte­grante do movi­men­to.

Brasília/DF, 17/07/2023, O movimento Hip Hop brasileiro, durante marcha da Cultura Hip Hop em celebração ao Cinquentenário mundial da Cultura Hip Hop. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília/DF, 17/07/2023, O movi­men­to Hip Hop brasileiro durante mar­cha da Cul­tura Hip Hop em cel­e­bração ao Cinquentenário mundi­al da Cul­tura Hip Hop. Foto: José Cruz/Agência Brasil

“É a hora da gente ir em bus­ca do títu­lo de patrimônio cul­tur­al ima­te­r­i­al brasileiro. Cada esta­do se reuniu e con­stru­iu gru­pos de tra­bal­ho”, acres­cen­tou. Segun­do ela, o Iphan aju­dou os gru­pos de tra­bal­ho na mon­tagem da pro­pos­ta a ser apre­sen­ta­da.

A pro­du­to­ra cul­tur­al Lid­i­ane Lima desta­cou a função social de um esti­lo musi­cal que se trans­for­mou e se tornou um indu­tor de políti­cas públi­cas. “O hip hop, tra­bal­ha muito pela sociedade brasileira. Aonde o gov­er­no não con­segue chegar o hip hop está lá, levan­do tam­bém políti­cas públi­cas, esper­ança, trans­for­mação. Então, se a sociedade brasileira e o gov­er­no recon­hecem o hip hop, sig­nifi­ca que o nos­so tra­bal­ho valeu a pena”.

Brasília/DF, 17/07/2023, O movimento Hip Hop brasileiro, entrega documento histórico que pede o reconhecimento de patrimônio imaterial do Hip Hop brasileiro, ao presidente do Iphan, Leandro Grass. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília/DF, 17/07/2023, O movi­men­to entre­ga doc­u­men­to que pede o recon­hec­i­men­to de patrimônio ima­te­r­i­al do Hip Hop brasileiro ao pres­i­dente do Iphan, Lean­dro Grass. Foto — José Cruz/Agência Brasil

O pres­i­dente do Iphan, Lean­dro Grass, parab­eni­zou a mobi­liza­ção de todos os envolvi­dos com o movi­men­to que, tam­bém para ele, rep­re­sen­ta um esti­lo musi­cal que se expandiu e se expres­sa em out­ros aspec­tos da sociedade, não ape­nas o musi­cal.

“[É] uma sín­tese sin­cretismo cul­tur­al de várias per­spec­ti­vas, de várias influên­cias que sin­te­ti­zam jus­ta­mente este mod­e­lo de expressão, que não é só musi­cal. É tam­bém em out­ras ver­tentes”, disse.

“Ago­ra tem iní­cio o proces­so de recon­hec­i­men­to for­mal insti­tu­cional da cul­tura do hip hop como patrimônio ima­te­r­i­al brasileiro. Esse proces­so vai levar um tem­po para que a gente pos­sa con­sol­i­dar todos ess­es princí­pios da cul­tura hip hop”, com­ple­tou.

* colaborou Bruna Saniele, Repórter da TV Brasil

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …