...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / MP-SP derruba perfis que usam acidente aéreo para aplicar golpes

MP-SP derruba perfis que usam acidente aéreo para aplicar golpes

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Páginas pediam ajuda financeira para as famílias das vítimas


Publicado em 12/08/2024 — 21:55 Por Bruno Bocchini — Repórter da Agência Brasil* — São Paulo

ouvir:

O Min­istério Públi­co de São Paulo (MPSP) infor­mou nes­ta segun­da-feira (12) que der­rubou 12 per­fis fal­sos nas redes soci­ais. As pági­nas foram cri­adas para aplicar golpes com pedi­dos de aju­da finan­ceira para famil­iares dos mor­tos na que­da do voo da Voepass.

De acor­do com o órgão, os crim­i­nosos usavam fotos das víti­mas e se pas­savam por par­entes para pedir din­heiro. A ação con­tou com a par­tic­i­pação do Cyber­Gae­co, divisão do MP respon­sáv­el pela apu­ração de crimes vir­tu­ais.

O aci­dente ocor­reu por vol­ta das 13h30 da últi­ma sex­ta-feira (9), matan­do 62 pes­soas. Uma aeron­ave tur­boélice, da mar­ca france­sa ATR, da empre­sa Voepass (anti­ga Pas­sare­do), caiu em Vin­he­do, municí­pio viz­in­ho de Camp­inas. O voo saiu de Cas­cav­el (PR) e seguia para o Aero­por­to de Guarul­hos (SP).

Identificação das vítimas

O procu­rador-Ger­al de Justiça do Esta­do de São Paulo, Paulo Sér­gio de Oliveira e Cos­ta, disse hoje que o Insti­tu­to Médi­co Legal (IML) de São Paulo já con­cluiu todos os exam­es necroscópi­cos das víti­mas, ou seja, os exam­es que deter­mi­nam a causa da morte. O insti­tu­to con­tin­ua a faz­er ago­ra a iden­ti­fi­cação dos cor­pos.

Até o momen­to, 27 cor­pos foram iden­ti­fi­ca­dos e 12 lib­er­a­dos às famílias. Vinte e três víti­mas foram iden­ti­fi­cadas pelas impressões dig­i­tais e qua­tro por meio da análise da arca­da den­tária.

Investigação

O Min­istério Públi­co do Esta­do de São Paulo (MPSP) indi­cou três pro­mo­tores de justiça de Vin­he­do (SP) para acom­pan­har o inquéri­to poli­cial instau­ra­do pela Polí­cia Civ­il para inves­ti­gar o aci­dente do voo 2283.

“Será a opor­tu­nidade de, nesse inquéri­to, faz­er com que, na apu­ração de fatos, nós ten­hamos a indi­cação de todas as pes­soas, de todas as empre­sas que de algu­ma maneira este­jam nesse nexo de causal­i­dade [do aci­dente]”, disse o procu­rador-Ger­al de Justiça.

Cos­ta, que se reuniu no iní­cio da noite des­ta segun­da-feira com famil­iares das víti­mas do aci­dente, ressaltou que o MPSP irá colab­o­rar com a inves­ti­gação no âmbito fed­er­al.

“Toda vez que ocorre um aci­dente aéreo, isto está muito no âmbito fed­er­al, as inves­ti­gações, os lau­dos, exis­tem as agên­cias nacionais que devem, por lei, con­sti­tu­cional­mente, e tem atribuição em relação a isso. Mas isso não impede que o Min­istério Públi­co estad­ual faça suas inves­ti­gações ten­do em vista a ocor­rên­cia do aci­dente aqui no esta­do de São Paulo”, afir­mou, após o encon­tro que ocor­reu em um hotel na região cen­tral da cap­i­tal paulista.

* Colaborou reportagem da Agên­cia Brasil, de Brasília

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …