...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Justiça / MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

Repro­dução: © Jad­er Souza/AL Roraima

Foram 164 ações extrajudiciais e 34 inquéritos policiais


Publicado em 12/09/2024 — 22:37 Por Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério Públi­co Fed­er­al (MPF) infor­mou nes­ta quin­ta-feira (12) que abriu mais de 190 pro­ced­i­men­tos de inves­ti­gação envol­ven­do incên­dios flo­restais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apre­sen­ta­dos durante reunião real­iza­da nes­sa quar­ta-feira (11) pelo Comis­são de Meio Ambi­ente do Con­sel­ho Nacional do Min­istério Públi­co (CNMP), que reuniu pro­mo­tores para avaliar o tra­bal­ho da insti­tu­ição no enfre­ta­men­to às mudanças climáti­cas no país.

De acor­do com o lev­an­ta­men­to, foram aber­tos 164 pro­ced­i­men­tos extra­ju­di­ci­ais e 34 inquéri­tos poli­ci­ais para inves­ti­gar casos de queimadas irreg­u­lares.

Entre as ações pro­postas, está a lim­i­nar na qual o MPF em Rondô­nia cobra do gov­er­no fed­er­al a con­tratação de 450 brigadis­tas, a com­pra de equipa­men­tos de pro­teção indi­vid­ual (EPIs) e de viat­uras para com­bat­er o fogo.

Na terça-feira (10), o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Flávio Dino deter­mi­nou medi­das para o enfrenta­men­to às queimadas na Amazô­nia e no Pan­tanal.

Pela decisão, o gov­er­no fed­er­al dev­erá con­vo­car mais bombeiros mil­itares para com­por o efe­ti­vo da Força Nacional que com­bate os incên­dios nas regiões. Os novos inte­grantes dev­erão ser ori­un­dos dos esta­dos que não foram atingi­dos pelos incên­dios.

A Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF) tam­bém dev­erá ampli­ar o efe­ti­vo de fis­cal­iza­ção nas rodovias da região.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …