...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Justiça / MPRJ denuncia três acusados pelo assassinato de Moïse Kabagambe

MPRJ denuncia três acusados pelo assassinato de Moïse Kabagambe

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Denúncia aponta motivo fútil, meio cruel e impossibilidade de defesa


Pub­li­ca­do em 22/02/2022 — 10:24 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Min­istério Públi­co do Rio de Janeiro (MPRJ) denun­ciou, ontem (21), três pes­soas pela morte de Moïse Kabagambe, jovem con­golês que foi bru­tal­mente espan­ca­do em um quiosque na Bar­ra da Tiju­ca no dia 24 de janeiro. Foi pedi­da a prisão pre­ven­ti­va de Fábio Pirineus da Sil­va, Ale­son Cris­tiano de Oliveira Fon­se­ca e Bren­don Alexan­der Luz da Sil­va. Eles foram pre­sos no dia 2 de fevereiro.

Segun­do o MPRJ, o trio come­teu homicí­dio com cru­el­dade e tra­tou Moïse como se fos­se “um ani­mal peçon­hen­to”, des­ferindo golpes com um taco de beise­bol, socos, chutes e tapas. Ain­da de acor­do com a denún­cia, o crime foi prat­i­ca­do por moti­vo fútil, decor­rente de uma dis­cussão, e foi uti­liza­do recur­so que impos­si­bil­i­tou a defe­sa da víti­ma, já que o jovem foi der­ruba­do e imo­bi­liza­do enquan­to era espan­ca­do e depois teve os pés e as mãos amar­ra­dos.

Os três vão respon­der na Justiça por homicí­dio tripla­mente qual­i­fi­ca­do. “Os denun­ci­a­dos Fábio, Bren­don e Ale­son, ao agredi­rem a víti­ma com taman­ha vio­lên­cia e por lon­go tem­po, mes­mo quan­do ela já esta­va inde­fe­sa, con­cor­reram efi­caz­mente para a morte de Moïse”, diz o MP.

O MPRJ pediu a con­ver­são da prisão tem­porária dos denun­ci­a­dos em pre­ven­ti­va e que uma audiên­cia pre­lim­i­nar analise a con­du­ta dos indi­ci­a­dos Jail­ton Pereira Cam­pos, Matheus Vas­con­ce­los Lis­boa e Viviane Mat­tos Faria, pelo crime de omis­são de socor­ro à víti­ma. Segun­do o MPRJ, Maicon Rodrigues Gomes não foi indi­ci­a­do pelo mes­mo crime por ter bus­ca­do auxílio poli­cial.

O inquéri­to deve ser encam­in­hado à Vara da Infân­cia e Juven­tude, para que seja anal­isa­da a con­du­ta de um menor de 18 anos envolvi­do no caso.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil …