...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Meio Ambiente / Mudanças climáticas e futuro sustentável são temas da reunião da SBPC

Mudanças climáticas e futuro sustentável são temas da reunião da SBPC

Repro­dução: © Ralf Vetterle/Pixabay

Evento começa neste domingo no Theatro da Paz em Belém


Publicado em 07/07/2024 — 11:20 Por Luciano Nascimento — Repórter da Agência Brasil — São Luís

ouvir:

O debate sobre um futuro sus­ten­táv­el e inclu­so ocu­pará o cen­tro das dis­cussões da 76ª reunião anu­al da Sociedade Brasileira para o Pro­gres­so da Ciên­cia (SBPC), que começa neste domin­go (7) e vai até o dia 13 de jul­ho, em Belém. O even­to, que tem como tema “Ciên­cia para um futuro sus­ten­táv­el e inclu­si­vo: por um novo con­tra­to social com a natureza”, deve reunir mais de 35 mil pes­soas. Será um momen­to para ouvir a comu­nidade cien­tí­fi­ca sobre os desafios das mudanças climáti­cas, neces­si­dade de redução do proces­so de aque­c­i­men­to glob­al e do cresci­men­to sus­ten­táv­el.

Maior even­to cien­tí­fi­co da Améri­ca Lati­na, a reunião da SBPC, tem o The­atro da Paz como local da cer­imô­nia de aber­tu­ra. A pro­gra­mação pre­vê mais de 300 ativi­dades, entre elas, con­fer­ên­cias, mesas-redondas, painéis, web­mini­cur­sos e sessão de pôsteres.

No cam­pus Guamá da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Pará (UFPA), serão real­iza­dos even­tos como o SBPC Cul­tur­al, a SBPC Jovem, a Jor­na­da Nacional de Ini­ci­ação Cien­tí­fi­ca, com tra­bal­hos de pesquisa cien­tí­fi­ca e de ensi­no apren­diza­gem de estu­dantes (ensi­no bási­co, profis­sion­al­izante, grad­u­ação ou pós-grad­u­ação), pro­fes­sores (ensi­no supe­ri­or, bási­co ou profis­sion­al­izante), pesquisadores e profis­sion­ais.

Trabalhos

Este ano serão apre­sen­ta­dos 391 tra­bal­hos, dis­tribuí­dos nas áreas: Ciên­cias Exatas e da Ter­ra, Ciên­cias Biológ­i­cas, Engen­harias, Ciên­cias da Saúde, Ciên­cias Agrárias, Ciên­cias Soci­ais Apli­cadas, Ciên­cias Humanas, Lin­guís­ti­ca, Letras e Artes.

Tam­bém haverá o espaço SBPC Afro e Indí­ge­na, onde estão pre­vis­tas exposições de cul­tura mate­r­i­al e fotografias; ofic­i­nas; rodas de con­ver­sa com a par­tic­i­pação de lid­er­anças indí­ge­nas, quilom­bo­las e de out­ros povos e comu­nidade tradi­cionais.

RETROSPECTIVA_2023 - Seca no Amazonas. - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução:  Seca no Ama­zonas. — Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Out­ro espaço de destaque é o volta­do para a cul­tura ali­men­tar, com uma ten­da mon­ta­da próx­i­mo ao Rio Guamá. Bati­za­do de Paneiro: Espaço da Cul­tura Ali­men­tar a ten­da dará destaque para a culinária típi­ca paraense e per­mi­tirá que aos par­tic­i­pantes degustem os sabores da culinária region­al e con­heçam um pouco da história e das tradições que estão por trás de alguns preparos.

Na pro­gra­mação tam­bém estão pre­vis­tas as par­tic­i­pações dos min­istros da Edu­cação, Cami­lo San­tana; da Ciên­cia Tec­nolo­gia e Ino­vação, Luciana San­tos; da Saúde, Nísia Trindade; do Meio Ambi­ente e Mudança do Cli­ma, Mari­na Sil­va; e do Plane­ja­men­to e Orça­men­to, Simone Tebet.

App

Para aux­il­iar os par­tic­i­pantes, a SBPC lançou um aplica­ti­vo da reunião. Disponív­el para Android e iOS, a fer­ra­men­ta traz todas as infor­mações sobre o even­to: pro­gra­mação, mapas, per­fis dos palestrantes e serviços úteis pela cidade de Belém. Além dis­so, é pos­sív­el sal­var os even­tos preferi­dos em uma agen­da, que con­ta tam­bém com um serviço de aler­ta. A insta­lação do aplica­ti­vo é gra­tui­ta e ele pode ser encon­tra­do pelo nome da enti­dade nas lojas de aplica­ti­vo.

Nes­ta sex­ta-feira (5), durante entre­vista à impren­sa para falar da reunião, o pres­i­dente da SBPC, pro­fes­sor tit­u­lar da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP) e ex-min­istro da Edu­cação, Rena­to Janine Ribeiro, disse que a pre­sença de pesquisadores de diver­sas áreas tem o poten­cial de traz­er a visão dos cien­tis­tas, da sociedade civ­il e do gov­er­no sobre a temáti­ca e tam­bém con­tribuições para a 30ª Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáti­cas (COP30), que ocor­rerá na cap­i­tal paraense de 10 a 21 de novem­bro de 2025.

O even­to tam­bém pre­cede a 5ª Con­fer­ên­cia Nacional de Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação (5ª CNCTI), que acon­tece em Brasília no final de jul­ho e que deve definir os rumos do setor no país para os próx­i­mos  dez anos. “São mais de 400 cien­tis­tas de todo o país que vão estar pre­sentes nas mesas redondas, con­fer­ên­cias, dis­cutin­do como a ciên­cia pode mel­ho­rar as vidas das pes­soas”, disse Ribeiro ao falar sobre a importân­cia da reunião da SBPC.

Ribeiro desta­cou que o encon­tro vai debater temas que estão na ordem do dia do país e, espe­cial­mente para a Amazô­nia, a exem­p­lo do debate sobre crédi­tos de car­bono e da explo­ração de petróleo e gás na margem equa­to­r­i­al brasileira, região abrange uma área com mais de 2,2 mil quilômet­ros de litoral, que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá e inclui as bacias hidro­grá­fi­cas da foz do Rio Ama­zonas. “Pen­samos muito na questão do meio ambi­ente, na COP, em como vamos con­seguir lim­i­tar a poluição, o aque­c­i­men­to climáti­co e pro­mover o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el”, disse.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Estudo revela efetividade das ações de conservação ambiental

Repro­dução: © Jorge Araújo/Fotos Pub­bli­cas Trabalho analisa 186 pesquisas e 665 ensaios de diferentes países …