...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Mulher / Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde

Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde

Repro­du­ção:© Divul­ga­ção TV Bra­sil

Decisão saiu, hoje, no Diário Oficial da União


Publi­ca­do em 28/11/2023 — 08:57 Por Fabío­la Sinim­bú — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Todas as mulhe­res ago­ra têm direi­to a um acom­pa­nhan­te mai­or de ida­de, sem que haja neces­si­da­de de avi­so pré­vio, duran­te as con­sul­tas médi­cas, exa­mes e pro­ce­di­men­tos rea­li­za­dos em uni­da­des públi­cas e pri­va­das de saú­de. O direi­to foi ampli­a­do pela lei 14.737/2023, publi­ca­da nes­ta ter­ça-fei­ra, no Diá­rio Ofi­ci­al da União.

A nova legis­la­ção alte­ra a Lei Orgâ­ni­ca da Saú­de (8.080/1990) e deter­mi­na ain­da que — em casos de pro­ce­di­men­to com seda­ção que a mulher não apon­te um acom­pa­nhan­te — a uni­da­de de saú­de será res­pon­sá­vel por indi­car uma pes­soa para estar pre­sen­te duran­te o aten­di­men­to. A renún­cia do direi­to deve­rá ain­da ser assi­na­da pela paci­en­te, com um míni­mo de 24 horas de ante­ce­dên­cia.

Informação

As mulhe­res tam­bém devem ser infor­ma­das sobre esse direi­to tan­to nas con­sul­tas que ante­ce­dam pro­ce­di­men­tos com seda­ção, quan­to por meio de avi­sos fixa­dos nas depen­dên­ci­as dos esta­be­le­ci­men­tos de saú­de.

Para cen­tros cirúr­gi­cos e uni­da­de de tera­pia inten­si­va em que haja res­tri­ção por moti­vos de segu­ran­ça à saú­de dos paci­en­tes, o acom­pa­nhan­te deve­rá ser um pro­fis­si­o­nal de saú­de.

O direi­to de acom­pa­nha­men­to da mulher só pode­rá ser sobre­pos­to nos casos de urgên­cia e emer­gên­cia, pela defe­sa da saú­de e da vida. Isso só pode­rá acon­te­cer quan­do a paci­en­te che­gar desa­com­pa­nha­da à uni­da­de de aten­di­men­to.

Antes, a Lei Orgâ­ni­ca da Saú­de garan­tia o direi­to a acom­pa­nha­men­to somen­te nos casos de par­to ou para pes­so­as com defi­ci­ên­cia. E esse direi­to alcan­ça­va ape­nas o ser­vi­ço públi­co de saú­de.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Paris 2024: seleção feminina de basquete não consegue vaga

Repro­du­ção: © Divulgação/CBB/Direitos Reser­va­dos Brasil é derrotado pela Alemanha por 73 a 71 em Belém …