...
quinta-feira ,10 julho 2025
Home / Educação / Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU 2025

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU 2025

Equiparação levou em conta resultados do concurso de 2024

Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/06/2025 — 21:46
Brasília
vestibular.jpg
Repro­dução: © Mar­cos Santos/USP Ima­gens

Uma das novi­dades da segun­da edição do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CNU), con­forme anun­ciou o gov­er­no fed­er­al nes­ta segun­da-feira (30), é que o número de mul­heres que serão chamadas para a segun­da eta­pa será igual ao de home­ns. Tan­to nas cat­e­go­rias em livre con­cor­rên­cia, como das de cotas. 

A decisão, segun­do a min­is­tra da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos, Esther Dweck, lev­ou em con­ta que, no últi­mo cer­tame, emb­o­ra as mul­heres ten­ham sido maio­r­ia entre todas as pes­soas inscritas (56,2%), elas foram mino­ria na segun­da fase em sete dos oito blo­cos (as áreas dos con­cur­sos).

A segun­da eta­pa do con­cur­so con­vo­ca um número de can­didatos cor­re­spon­dente a nove vezes o número de vagas pre­vis­tas.

Desistência de saída

No con­cur­so real­iza­do em 2024, no dia da primeira eta­pa, já hou­ve uma desistên­cia de can­di­datas: elas rep­re­sen­tavam 54,6%, menos do que no ato da inscrição. Depois, ape­nas 39,3% foram para a segun­da fase. A maior difer­ença, na últi­ma fase, entre os aprova­dos, foi no blo­co e (tec­nolo­gia, dados e infor­mação), em que ocu­param somente 8,4% entre os aprova­dos.

A segun­da maior difer­ença foi no blo­co  6 (setores econômi­cos e reg­u­lação), em que elas rep­re­sen­taram 25,7% entre as pes­soas que ficaram com as vagas. Nas áreas de nív­el médio, foram aprovadas 26,2%. A úni­ca área com maio­r­ia de mul­heres aprovadas foi o blo­co 5 (edu­cação, saúde, desen­volvi­men­to social e dire­itos humanos), em que elas ficaram com 60,3% dos car­gos.

Política afirmativa

Segun­do a min­is­tra, essa equiparação não deve ser con­sid­er­a­da uma reser­va de vagas, mas uma políti­ca afir­ma­ti­va a fim de garan­tir inclusão e opor­tu­nidade de mais mul­heres realizarem a segun­da eta­pa. 

A decisão lev­ou em con­ta que as mul­heres são as pes­soas a quem mais é del­e­ga­do o cuida­do den­tro de casa. “A aprovação das mul­heres foi mais con­cen­tra­da na faixa etária entre 35 e 45 anos”.

Out­ro cuida­do pre­vis­to está no cuida­do espe­cial às mul­heres em cur­sos de for­mação depois da aprovação.

“Nos cur­sos que o min­istério esta­va coor­de­nan­do, a gente exigiu que tivesse uma sala de ama­men­tação, Uma sala para as cri­anças ficarem com algum respon­sáv­el que pudesse cuidar delas”, disse a min­is­tra.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …