...
sábado ,25 maio 2024
Home / Noticias / Multinacional anuncia investimento na produção de hidrogênio verde

Multinacional anuncia investimento na produção de hidrogênio verde

Repro­du­ção: © Ricar­do Stuc­kert /PR

Fortescue vai injetar 5 bilhões de dólares em complexo no Ceará


Publi­ca­do em 09/11/2023 — 22:55 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O empre­sá­rio aus­tra­li­a­no Andrew For­rest, pre­si­den­te da For­tes­cue, uma das mai­o­res mine­ra­do­ras do mun­do, com sede na Aus­trá­lia, anun­ci­ou nes­ta quin­ta-fei­ra (9) inves­ti­men­tos de US$ 5 bilhões em um pro­je­to vol­ta­do para a pro­du­ção de hidro­gê­nio ver­de no Com­ple­xo Indus­tri­al e Por­tuá­rio do Pecém, no Cea­rá. For­rest foi rece­bi­do pelo pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va no Palá­cio do Pla­nal­to. O gover­na­dor do Cea­rá, Elma­no de Frei­tas, par­ti­ci­pou do encon­tro.

O pro­je­to tem poten­ci­al para pro­du­zir 837 tone­la­das de hidro­gê­nio ver­de por dia, com o uso de 2.100 MW de ener­gia reno­vá­vel. Segun­do infor­ma­ções do gover­no fede­ral, a ini­ci­a­ti­va tem esti­ma­ti­va de gerar cer­ca de cin­co mil empre­gos na fase de cons­tru­ção.

No últi­mo mês de outu­bro, o Con­se­lho Esta­du­al do Meio Ambi­en­te (Coe­ma) apro­vou o Estu­do de Impac­to Ambi­en­tal apre­sen­ta­do pela For­tes­cue para implan­ta­ção da plan­ta de hidro­gê­nio ver­de e auto­ri­zou a emis­são, por par­te da Supe­rin­ten­dên­cia Esta­du­al do Meio Ambi­en­te (Sema­ce), da licen­ça pré­via. A empre­sa foi a pri­mei­ra a che­gar nes­sa fase.

Hidrogênio Verde

Con­si­de­ra­do “o com­bus­tí­vel do futu­ro”, o hidro­gê­nio ver­de é um tipo de fon­te de ener­gia pro­du­zi­da e trans­por­ta­do sem o uso de com­bus­tí­veis fós­seis ou de outros pro­ces­sos pre­ju­di­ci­ais ao meio ambi­en­te.

Edi­ção: Mar­ce­lo Bran­dão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar

Repro­du­ção: © Fra­me: TV Bra­sil Atração jornalística vai ao ar neste domingo, às 22h, na TV …