...
quinta-feira ,18 abril 2024
Home / Noticias do Mundo / Mundo precisa remover 1 bi de toneladas de CO2 até 2025, mostra estudo

Mundo precisa remover 1 bi de toneladas de CO2 até 2025, mostra estudo

2018-09-09t120658z_484024598_rc1878106390_rtrmadp_3_climatechange-accord

Repro­du­ção: © Athit Perawongmetha/Reuters/direitos reser­va­dos

Cientistas acreditam que tecnologias de remoção serão necessárias


Publi­ca­do em 30/06/2021 — 08:00 Por Susan­na Twi­da­le — Repór­ter da Reu­ters — Lon­dres

logo_reuters

Pro­je­tos em desen­vol­vi­men­to vão remo­ver ape­nas uma fra­ção da quan­ti­da­de de dió­xi­do de car­bo­no (CO2) do ar que pre­ci­sa ser extraí­da até 2025 para que a meta do acor­do glo­bal cli­má­ti­co de Paris seja cum­pri­da e sejam evi­ta­dos aque­ci­men­tos catas­tró­fi­cos, mos­tra estu­do.

Mais de 190 paí­ses assi­na­ram o Acor­do de Paris, ela­bo­ra­do para limi­tar o aque­ci­men­to glo­bal a 1,5 grau Cel­sius, mas mes­mo com pro­mes­sas de gran­des redu­ções de emis­sões, mui­tos cien­tis­tas acre­di­tam que tec­no­lo­gi­as de remo­ção serão neces­sá­ri­as para che­gar ao obje­ti­vo.

“Sem ações para entre­gar uma giga­to­ne­la­da (Gt) de emis­sões glo­bais nega­ti­vas até 2025, man­ter o aque­ci­men­to glo­bal den­tro da meta do Acor­do de Paris, de 1,5°C, não será pos­sí­vel”, diz o rela­tó­rio da Coa­li­zão para Emis­sões Nega­ti­vas (CNE, na sigla em inglês) e da con­sul­to­ria McKin­sey.

O docu­men­to indi­ca que os paí­ses vão pre­ci­sar remo­ver 1 bilhão de tone­la­das de CO2 da atmos­fe­ra até 2025 para cum­prir a meta, e mais 1 bilhão de tone­la­das anu­al­men­te após isso.

Os atu­ais pro­je­tos em desen­vol­vi­men­to podem remo­ver ape­nas cer­ca de 150 milhões de tone­la­das de CO2 até 2025, o que é mui­to abai­xo do neces­sá­rio, diz o rela­tó­rio.

Entre os pro­je­tos de emis­são nega­ti­va estão ini­ci­a­ti­vas de bio­e­ner­gia com tec­no­lo­gia para cap­tu­rar e arma­ze­nar emis­sões de car­bo­no e tec­no­lo­gi­as para cap­tu­rar dire­ta­men­te e arma­ze­nar emis­sões do ar e de solu­ções natu­rais cli­má­ti­cas, como o reflo­res­ta­men­to.

Atu­al­men­te a tec­no­lo­gia para remo­ção é cara, e embo­ra mui­tos paí­ses tenham ini­ci­a­ti­vas em anda­men­to para pre­ci­fi­car emis­sões de CO2, os pre­ços ain­da são mui­to bai­xos para incen­ti­var novos pro­je­tos.

O rela­tó­rio diz que esca­lo­nar a tec­no­lo­gia leva­ria a cus­tos mais bai­xos, com uma média pro­vá­vel de cus­to entre US$ 41 e US$ 138 por tone­la­da de CO2 remo­vi­da até 2050.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Líder opositor russo Alexei Navalny morre, diz serviço penitenciário

Repro­du­ção: © REUTERS/Denis Sinya­kov Segundo o governo, ele teria desmaiado e perdido a consciência Publi­ca­do …