...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Cultura / Museu de Arte de Rua promove tour virtual em São Paulo

Museu de Arte de Rua promove tour virtual em São Paulo

São Paulo - Grafites na Avenida 23 de Maio (Rovena Rosa/Agência Brasil)
São Paulo — Grafites na Aveni­da 23 de Maio (Rove­na Rosa/Agência Brasil) © Rove­na Rosa/Agência Brasil (Repro­dução)

Iniciativa reúne mais de 40 murais de grafite


Publicado em 25/12/2020 — 08:44 Por Camila Boehm — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

O pro­je­to MAR 360°, do Museu de Arte de Rua, apre­sen­ta mais de 40 murais de grafites em tour vir­tu­al, como for­ma de val­orizar essa modal­i­dade. Estão reunidas obras de vari­a­dos temas, incluin­do a pan­demia de covid-19. O tour con­tem­pla diver­sos bair­ros, por meio de platafor­ma online que pos­si­bili­ta a visu­al­iza­ção de um mapa per­son­al­iza­do, disponív­el no link www.mar360.art.br.

Segun­do a prefeitu­ra, respon­sáv­el pela ini­cia­ti­va e pelo museu, o pro­je­to é desen­volvi­do em meio à nova fase de con­t­a­m­i­nação da covid-19. O obje­ti­vo é per­mi­tir que todos con­sigam per­cor­rer os mais de 110 quilômet­ros (km) que sep­a­ram as artes, mes­mo que de for­ma online, mas com toda a segu­rança necessária neste momen­to.

Para que todos os murais fos­sem cap­ta­dos em detal­h­es, durante um mês foi uti­liza­do um drone, equipa­do com câmeras 12K de altís­si­ma res­olução. “Todo esse esforço resul­tou no úni­co museu de rua do mun­do com o for­ma­to de real­i­dade vir­tu­al, que pode ser aces­sa­do pelo nave­g­ador de qual­quer com­puta­dor”, infor­mou a prefeitu­ra.

Entres as obras escol­hi­das para o pro­je­to, está o tra­bal­ho de Speto, grafiteiro con­sid­er­a­do um dos prin­ci­pais nomes da arte de rua do país, influ­en­ci­a­do pela cul­tura do hip hop e que real­i­zou seus primeiros tra­bal­hos na déca­da de 80. No MAR 360° é pos­sív­el con­ferir a obra Hom­e­nagem a João Gilber­to, expos­ta na Aveni­da Senador Queirós, em San­ta Ifigê­nia.

Impor­tante nome da arte con­tem­porânea brasileira e pio­neiro da street art mundi­al, Alexan­dre Ori­on assi­na a obra Saudação, um grande mosaico local­iza­do no Insti­tu­to do Coração (InCor), no Hos­pi­tal das Clíni­cas da Fac­ul­dade de Med­i­c­i­na da USP, volta­do para a Aveni­da Rebouças e a Pas­sarela Pro­fes­sor Dr. Emílio Athiê.

O paulis­tano Mun­dano, que está na lista de artis­tas do MAR 360°, jun­ta arte e ativis­mo e tam­bém tem recon­hec­i­men­to inter­na­cional. Sua obra Operários de Bru­mad­in­ho está expos­ta na Aveni­da Mer­cúrio, no cen­tro históri­co da cap­i­tal.

Museu

O Museu de Arte de Rua ocu­pa a cap­i­tal paulista por meio de painéis em empe­nas de pré­dios e em muros. Em 2019, foram mais de 30 obras de arte urbana em difer­entes suportes, como grafite, estên­cil, fotografia, sem­pre em grandes dimen­sões. Na edição de 2020 do MAR, foram mais de 20 obras.

Além de incen­ti­var o desen­volvi­men­to da arte urbana pelas ruas e avenidas da cidade, a atu­al edição do pro­je­to pro­move inter­venções com temáti­ca lig­a­da à pan­demia de covid-19 em dois eixos dis­tin­tos. Em um deles, os artis­tas hom­e­nageiam quem está na lin­ha de frente do com­bate à pan­demia, como profis­sion­ais da área da saúde e entre­gadores. O out­ro eixo con­tem­pla obras que pro­movam esper­ança e alen­to às difi­cul­dades do perío­do.

Par­tic­i­pam do MAR 360°: Alex Sen­na, Alexan­dre Ori­on, Apo­lo Tor­res, Bin­ho + Cole­ti­vo X, Bin­ho Ribeiro (Hip Hop), Bueno Caos, Cad­u­men, Cel­so Gitahy, Crica Mon­teiro, Dinas, Eni­vo, Felipe Morozi­ni, Gamão / Cole­ti­vo Kuka, Grupo Vér­ti­go (Colôm­bia), Han­nah Lucatel­li, Katia Lom­bar­do, Ludu, Luis Birigui, Luna Buschinel­li, Mag Magrela, Mari Mats, Mari Pavanel­li, Mau­ro Neri, Mun­dano, Onesto, Os Tupys, Paulo Chavon­ga, Paulo Ito, Rafa Mon, Rafael Hayashi, Raquel Brust (Gigan­to), Robin­ho San­tana, Ron­ah Car­raro, Rui Mendes, Simone Siss e Lau Guimarães, Speto, Tebas, Thi­a­go Toes, Tik­ka, Ver­e­na Smit, Zezão, Ziza.

Edição: Graça Adju­to

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …