...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Cultura / Museu de Arte de Rua promove tour virtual em São Paulo

Museu de Arte de Rua promove tour virtual em São Paulo

São Paulo - Grafites na Avenida 23 de Maio (Rovena Rosa/Agência Brasil)
São Pau­lo — Gra­fi­tes na Ave­ni­da 23 de Maio (Rove­na Rosa/Agência Bra­sil) © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Iniciativa reúne mais de 40 murais de grafite


Publicado em 25/12/2020 — 08:44 Por Camila Boehm — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

O pro­je­to MAR 360°, do Museu de Arte de Rua, apre­sen­ta mais de 40 murais de gra­fi­tes em tour vir­tu­al, como for­ma de valo­ri­zar essa moda­li­da­de. Estão reu­ni­das obras de vari­a­dos temas, incluin­do a pan­de­mia de covid-19. O tour con­tem­pla diver­sos bair­ros, por meio de pla­ta­for­ma onli­ne que pos­si­bi­li­ta a visu­a­li­za­ção de um mapa per­so­na­li­za­do, dis­po­ní­vel no link www.mar360.art.br.

Segun­do a pre­fei­tu­ra, res­pon­sá­vel pela ini­ci­a­ti­va e pelo museu, o pro­je­to é desen­vol­vi­do em meio à nova fase de con­ta­mi­na­ção da covid-19. O obje­ti­vo é per­mi­tir que todos con­si­gam per­cor­rer os mais de 110 quilô­me­tros (km) que sepa­ram as artes, mes­mo que de for­ma onli­ne, mas com toda a segu­ran­ça neces­sá­ria nes­te momen­to.

Para que todos os murais fos­sem cap­ta­dos em deta­lhes, duran­te um mês foi uti­li­za­do um dro­ne, equi­pa­do com câme­ras 12K de altís­si­ma reso­lu­ção. “Todo esse esfor­ço resul­tou no úni­co museu de rua do mun­do com o for­ma­to de rea­li­da­de vir­tu­al, que pode ser aces­sa­do pelo nave­ga­dor de qual­quer com­pu­ta­dor”, infor­mou a pre­fei­tu­ra.

Entres as obras esco­lhi­das para o pro­je­to, está o tra­ba­lho de Spe­to, gra­fi­tei­ro con­si­de­ra­do um dos prin­ci­pais nomes da arte de rua do país, influ­en­ci­a­do pela cul­tu­ra do hip hop e que rea­li­zou seus pri­mei­ros tra­ba­lhos na déca­da de 80. No MAR 360° é pos­sí­vel con­fe­rir a obra Home­na­gem a João Gil­ber­to, expos­ta na Ave­ni­da Sena­dor Quei­rós, em San­ta Ifi­gê­nia.

Impor­tan­te nome da arte con­tem­po­râ­nea bra­si­lei­ra e pio­nei­ro da stre­et art mun­di­al, Ale­xan­dre Ori­on assi­na a obra Sau­da­ção, um gran­de mosai­co loca­li­za­do no Ins­ti­tu­to do Cora­ção (InCor), no Hos­pi­tal das Clí­ni­cas da Facul­da­de de Medi­ci­na da USP, vol­ta­do para a Ave­ni­da Rebou­ças e a Pas­sa­re­la Pro­fes­sor Dr. Emí­lio Athiê.

O pau­lis­ta­no Mun­da­no, que está na lis­ta de artis­tas do MAR 360°, jun­ta arte e ati­vis­mo e tam­bém tem reco­nhe­ci­men­to inter­na­ci­o­nal. Sua obra Ope­rá­ri­os de Bru­ma­di­nho está expos­ta na Ave­ni­da Mer­cú­rio, no cen­tro his­tó­ri­co da capi­tal.

Museu

O Museu de Arte de Rua ocu­pa a capi­tal pau­lis­ta por meio de pai­néis em empe­nas de pré­di­os e em muros. Em 2019, foram mais de 30 obras de arte urba­na em dife­ren­tes supor­tes, como gra­fi­te, estên­cil, foto­gra­fia, sem­pre em gran­des dimen­sões. Na edi­ção de 2020 do MAR, foram mais de 20 obras.

Além de incen­ti­var o desen­vol­vi­men­to da arte urba­na pelas ruas e ave­ni­das da cida­de, a atu­al edi­ção do pro­je­to pro­mo­ve inter­ven­ções com temá­ti­ca liga­da à pan­de­mia de covid-19 em dois eixos dis­tin­tos. Em um deles, os artis­tas home­na­gei­am quem está na linha de fren­te do com­ba­te à pan­de­mia, como pro­fis­si­o­nais da área da saú­de e entre­ga­do­res. O outro eixo con­tem­pla obras que pro­mo­vam espe­ran­ça e alen­to às difi­cul­da­des do perío­do.

Par­ti­ci­pam do MAR 360°: Alex Sen­na, Ale­xan­dre Ori­on, Apo­lo Tor­res, Binho + Cole­ti­vo X, Binho Ribei­ro (Hip Hop), Bue­no Caos, Cadu­men, Cel­so Gitahy, Cri­ca Mon­tei­ro, Dinas, Eni­vo, Feli­pe Moro­zi­ni, Gamão / Cole­ti­vo Kuka, Gru­po Vér­ti­go (Colôm­bia), Han­nah Luca­tel­li, Katia Lom­bar­do, Ludu, Luis Biri­gui, Luna Bus­chi­nel­li, Mag Magre­la, Mari Mats, Mari Pava­nel­li, Mau­ro Neri, Mun­da­no, Ones­to, Os Tupys, Pau­lo Cha­von­ga, Pau­lo Ito, Rafa Mon, Rafa­el Hayashi, Raquel Brust (Gigan­to), Robi­nho San­ta­na, Ronah Car­ra­ro, Rui Men­des, Simo­ne Siss e Lau Gui­ma­rães, Spe­to, Tebas, Thi­a­go Toes, Tik­ka, Vere­na Smit, Zezão, Ziza.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

Agên­cia Bra­sil / EBC


Você pode Gostar de:

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Repro­du­ção: © Symbiosis/ Divul­ga­ção Meta deve ser cumprida até 2030 Publicado em 15/04/2024 — 10:39 …