...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Entretenimento / Museu do Amanhã prepara programação para o período de férias

Museu do Amanhã prepara programação para o período de férias

Repro­dução: © Tânia Rego/Agência Brasil

Exposição Arte de Código Aberto será inaugurada na terça-feira (9)


Pub­li­ca­do em 06/01/2024 — 17:04 Por Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Em tem­po de férias esco­lares, as cri­anças e os ado­les­centes pre­cisam de ativi­dades atraentes para se diver­tir no perío­do. Uma das pos­si­bil­i­dades é ir ao Museu do Aman­hã, que des­de a sua inau­gu­ração, no dia 17 de dezem­bro de 2015, tem rece­bido este públi­co com muitos even­tos. O espaço cul­tur­al, na Praça Mauá, região por­tuária do Rio, preparou para este mês de janeiro, uma pro­gra­mação com duas exposições e diver­sas ativi­dades do pro­je­to Brin­car é Ciên­cia.

Na próx­i­ma terça-feira (9), será inau­gu­ra­da a exposição Arte de Códi­go Aber­to, que seguirá até o dia 21 de abril. A mostra é um tra­bal­ho indi­vid­ual do artista-pro­gra­mador Vamoss, insta­l­a­do no Lab­o­ratório de Ativi­dades do Aman­hã (LAA) e apre­sen­ta­do pelo ban­co San­tander. “É uma opor­tu­nidade para o públi­co com­preen­der e ver de per­to como oper­am os pro­gra­mas que influ­en­ci­am o dia a dia da sociedade em áreas essen­ci­ais como nas máquinas hos­pi­ta­lares, nas esco­las, nos celu­lares e nas redes soci­ais, por exem­p­lo”, destacaram os orga­ni­zadores.

For­ma­do em design e mestre em econo­mia cria­ti­va pela Esco­la Supe­ri­or de Pro­pa­gan­da e Mar­ket­ing do Rio (ESPM-Rio), o artista-pro­gra­mador Vamoss é doutoran­do em artes visuais no Pro­gra­ma de Pós-Grad­u­ação em Artes Visuais da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ). Vamoss tam­bém é dire­tor de tec­nolo­gia na Supe­rU­ber, pro­du­to­ra com foco em exper­iên­cias inter­a­ti­vas em arte, tec­nolo­gia, arquite­tu­ra e design. Des­de 2011, que o artista con­tribui para pro­je­tos de museus em todo o mun­do.

Imersão

A out­ra exposição é a Sen­tir Mun­do — Uma Jor­na­da Imer­si­va, que será inau­gu­ra­da no dia 30 de janeiro. Segun­do os orga­ni­zadores, a mostra “vai levar o públi­co a um pas­seio pelas flo­restas, pelo solo e pela vida dos ani­mais”. A exposição pode ser vis­i­ta­da até 2 de jun­ho deste ano.

O públi­co vai poder reforçar os seus sen­ti­dos no pro­je­to que foi ide­al­iza­do e desen­volvi­do pelo Sen­so­ry Odyssey Stu­dio. Os vis­i­tantes vão pas­sar pela parte visív­el da flo­res­ta, por den­tro do solo e con­ferir a dança dos inse­tos por meio de painéis infor­ma­tivos, sons car­ac­terís­ti­cos, cheiros e acer­vo ento­mológi­co, que é uma coleção cien­tí­fi­ca for­ma­da por inse­tos. “A exposição é uma ver­são reduzi­da de Odis­seia Sen­so­r­i­al, que estre­ou em Paris, em parce­ria com o Museu Nacional de História Nat­ur­al, e foi exibi­da em Sin­ga­pu­ra”, com­ple­taram os orga­ni­zadores.

Brincadeiras

As ativi­dades se esten­dem ao pro­je­to Brin­car é Ciên­cia, apre­sen­ta­do pela Arcelor­Mit­tal A pro­gra­mação está pre­vista para todas as terças, sába­dos e domin­gos de janeiro. Na próx­i­ma terça-feira, os vis­i­tantes vão poder par­tic­i­par da hom­e­nagem ao Dia do Astro­nau­ta. Haverá uma ofic­i­na para con­stru­ir naves espa­ci­ais e apren­der sobre a profis­são. O públi­co poderá se diver­tir ain­da com uma ofic­i­na de colagem e out­ra de holo­gra­ma portáteis. No dia 14, em mais uma ofic­i­na lúdi­ca com músi­ca, será a vez das cri­anças entre 3 e 6 anos, que par­tic­i­parão tam­bém de uma roda de con­tação de histórias. A pro­gra­mação pre­vê ativi­dades até o dia 30 deste mês.

Os ingres­sos podem ser com­pra­dos pela inter­net ou na bil­hete­ria do Museu do Aman­hã.

Museu do Amanhã

O espaço cul­tur­al da Praça Mauá é um equipa­men­to da prefeitu­ra do Rio de Janeiro, cuja gestão cabe ao Insti­tu­to de Desen­volvi­men­to e Gestão (IDG), uma orga­ni­za­ção social sem fins lucra­tivos espe­cial­iza­da em admin­is­trar cen­tros cul­tur­ais públi­cos e pro­gra­mas ambi­en­tais.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Revolta dos Malês: 190 anos da maior rebelião escrava urbana do Brasil

Episódio é parte de diversas revoltas que ocorreram na Bahia Lucas Pordeus León – Repórter …