...
domingo ,21 julho 2024
Home / Entretenimento / Museu fará mostra imersiva sobre Capela Sistina e Michelangelo em SP

Museu fará mostra imersiva sobre Capela Sistina e Michelangelo em SP

Repro­dução: © Reuters/Nicolas Liponne/Direitos reser­va­dos

A exposição no MIS terá início no dia 28 de janeiro


Pub­li­ca­do em 08/01/2023 — 11:44 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

A maior exposição imer­si­va já real­iza­da no Brasil sobre a Capela Sisti­na e os afres­cos do artista Michelan­ge­lo (1475–1564), uma das obras mais famosas da história da arte mundi­al, chega neste mês de janeiro ao MIS Expe­ri­ence, em São Paulo. A par­tir do dia 28 de janeiro, o espaço vai apre­sen­tar a mostra Michelan­ge­lo: O Mestre da Capela Sisti­na — A Exposição em São Paulo, uma grandiosa exper­iên­cia imer­si­va, com pro­jeções no teto e nas pare­des do espaço. A atração fica em car­taz até o dia 30 de abril.

Com mil met­ros quadra­dos e 14 salas expos­i­ti­vas, a exposição con­vi­da o públi­co a entrar na Capela Sisti­na sem pre­cis­ar via­jar até o Vat­i­cano. A sala que será ded­i­ca­da à imer­são con­tará com recur­sos de ani­mação e sonoriza­ção para pro­mover um mer­gul­ho do vis­i­tante nas obras de Michelan­ge­lo. Cada grupo de afres­cos cri­a­do pelo pin­tor renascen­tista ital­iano serão detal­ha­dos para o públi­co que vis­i­tar a mostra.

A Capela Sisti­na é uma das capelas do Palá­cio Apos­tóli­co da Cidade do Vat­i­cano, onde está local­iza­da a residên­cia ofi­cial do Papa. Ela fica den­tro dos Museus do Vat­i­cano e é con­sid­er­a­da uma das mar­avil­has do Renasci­men­to: sua fama se deve prin­ci­pal­mente pela dec­o­ração em afres­cos, em par­tic­u­lar os da abó­bo­da e o da parede atrás do altar com o Juí­zo Final, que foram pin­tadas por Michelan­ge­lo entre 1508 e 1512 e, depois, entre 1536 e 1541. Na Capela Sisti­na há tam­bém obras de out­ros grandes artis­tas como San­dro Bot­ti­cel­li.

Além da repro­dução dos afres­cos pin­ta­dos por Michelan­ge­lo, a mostra apre­sen­ta ain­da curiosi­dades sobre a Capela Sisti­na, além de uma repro­dução do ateliê do artista renascen­tista, com man­u­scritos, répli­cas de escul­turas e desen­hos. As répli­cas das escul­turas, entre elas, a Madon­na de Bruges, foram pro­duzi­das em Flo­rença, na Itália e homolo­gadas por insti­tu­ições ital­ianas.

O espaço reser­va ain­da uma sessão ded­i­ca­da ao Con­clave, a reunião dos cardeais para a escol­ha de um novo Papa, e uma répli­ca da chave da Capela Sisti­na, que foi trazi­da dire­ta­mente do Vat­i­cano. A curado­ria é de Luiz Cesar Mar­ques Fil­ho.

Os ingres­sos para a mostra começaram a ser ven­di­dos des­de ontem (5) pelo site. Cri­anças até sete anos de idade terão entra­da gra­tui­ta. A entra­da tam­bém será gra­tui­ta às terças-feiras.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …