...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025

Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/12/2024 — 17:47
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro- 08/12/2024 Museu Histórico Nacional fecha à visitação para modernização do sistema elétrico. Foto- Museu Histórico Nacional
Repro­dução: © Foto- Museu Históri­co Nacional

O Museu Históri­co Nacional (MHN), na Praça Marechal Ânco­ra, no cen­tro históri­co da cidade do Rio de |Janeiro, vai ser fecha­do ao públi­co para obras de mod­ern­iza­ção do sis­tema elétri­co, a par­tir des­ta segun­da-feira (9). A pre­visão é de que a refor­ma seja con­cluí­da em out­ubro de 2025.

“Ao lon­go dos próx­i­mos meses, vamos divul­gar nos­sos pro­gra­mas e ações de comu­ni­cação, edu­cação e pesquisa que vão garan­tir a sequên­cia dos nos­sos tra­bal­hos e serviços”, diz tex­to pub­li­ca­do no site da insti­tu­ição.

O obje­ti­vo, de acor­do com a direção da insti­tu­ição, é imple­men­tar um pro­je­to de clima­ti­za­ção das áreas de exposição, que pro­por­cionará maior con­for­to para as pes­soas que vão vis­itá-lo, além de ofer­e­cer mel­hores condições de con­ser­vação para as coleções.

Segun­do o MHN, a ini­cia­ti­va vai pro­por­cionar mais segu­rança, sus­tentabil­i­dade e efi­ciên­cia ao Museu Históri­co Nacional, garan­ti­n­do a con­tinuidade e mel­ho­ria dos serviços ofer­e­ci­dos aos cidadãos de hoje e às futuras ger­ações de brasileiros que encon­tram na insti­tu­ição um espaço de refer­ên­cia para o recon­hec­i­men­to e val­oriza­ção da diver­si­dade, memória e iden­ti­dade nacionais.

Inauguração

Cri­a­do em agos­to de 1922, volta­do para história do Brasil, o museu ocu­pa todo o con­jun­to arquitetôni­co da anti­ga Pon­ta do Cal­abouço, con­sti­tuin­do-se em um dos mais impor­tantes museus históri­cos do país e um cen­tro ger­ador de con­hec­i­men­to nas áreas da muse­olo­gia e do patrimônio cul­tur­al.

Abrigou o primeiro cur­so de Muse­olo­gia do país, cri­a­do em 1932, e que fun­cio­nou nas dependên­cias do museu até 1977, tor­nan­do-se uma refer­ên­cia para a con­sti­tu­ição de out­ros impor­tantes museus brasileiros.

Out­ra impor­tante insti­tu­ição que começou no Museu Históri­co Nacional foi a Inspeto­ria dos Mon­u­men­tos Nacionais,  cri­a­da em 1934, que trans­for­mou-se mais tarde no Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan).

Todo o con­jun­to arquitetôni­co e as coleções do MHN foram tomba­dos em 2009 pelo Iphan.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …