...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Saúde / Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas estarão de 10h às 15h em mais de 100 postos no país

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 08:32
Rio de Janeiro
Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Repro­dução: © Agên­cia Brasil/Fernando Frazão

Der­ma­tol­o­gis­tas aten­derão a pop­u­lação no Dia de Com­bate ao Câncer de Pele, neste sába­do (7), em mais de 100 pos­tos espal­ha­dos pelo país, das 9h às 15h, e que con­tará com a pre­sença de mais de 2.000 der­ma­tol­o­gis­tas vol­un­tários. 

O mutirão acon­tece de for­ma gra­tui­ta e fun­ciona exclu­si­va­mente com o obje­ti­vo de avaliar lesões sus­peitas de câncer de pele. Acesse e busque o pon­to de atendi­men­to mais próx­i­mo no site da Sociedade Brasileira de Der­ma­tolo­gia (SBD).

Des­de o iní­cio dessa ação, em 1999, já foram real­iza­dos mais de 600 mil atendi­men­tos, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâ­neos iden­ti­fi­ca­dos.

A Sociedade Brasileira de Der­ma­tolo­gia disse estar com­pro­meti­da em reduzir a incidên­cia da doença e sua mor­tal­i­dade, pois acred­i­ta que um país com menos diag­nós­ti­cos de câncer da pele é meta alcançáv­el. A con­sci­en­ti­za­ção públi­ca é uma das for­mas de reduzir sua incidên­cia, defende a SBD.

A cam­pan­ha deste ano pede ao públi­co para refle­tir sobre o autocuida­do. O lema é Pro­te­ger a pele é pro­te­ger a saúde.

A SBD reforça que a pro­teção con­tra o câncer de pele deve ser inclu­si­va, acessív­el e adap­ta­da às neces­si­dades indi­vid­u­ais. “Sua pele é a pági­na de um futuro inesquecív­el”, diz a cam­pan­ha, que con­vi­da cada brasileiro a cuidar de si.

Segun­do o Min­istério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diag­nós­ti­cos da doença no Brasil. Já a Esti­ma­ti­va 2023 de Incidên­cia de Câncer no Brasil, do Insti­tu­to Nacional do Câncer (Inca), rev­ela números sur­preen­dentes. São esper­a­dos aprox­i­mada­mente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023–2025.

Neste ano, a SBD bus­ca ampli­ar o alcance das suas men­sagens, uti­lizan­do uma abor­dagem educa­ti­va e acessív­el para con­sci­en­ti­zar a pop­u­lação sobre os cuida­dos necessários para evi­tar o câncer de pele. O movi­men­to abor­dará a importân­cia de hábitos pre­ven­tivos, como o uso de pro­te­tor solar, e incen­ti­vará a pop­u­lação a realizar acom­pan­hamen­to médi­co reg­u­lar.

“Nos­so obje­ti­vo com a cam­pan­ha Dezem­bro Laran­ja 2024 é con­tin­uar aler­tan­do a pop­u­lação sobre os peri­gos do câncer de pele que, infe­liz­mente, ain­da é o mais fre­quente no Brasil. A con­sci­en­ti­za­ção sobre a pre­venção e a detecção pre­coce é fun­da­men­tal para que pos­samos reduzir o número de casos e, prin­ci­pal­mente, evi­tar com­pli­cações graves. Quer­e­mos que todos enten­dam que a saúde da pele é parte inte­gral da saúde do cor­po, e a pro­teção deve ser uma pri­or­i­dade con­stante”, disse Heitor de Sá Gonçalves, pres­i­dente da SBD.

A sociedade recomen­da que aten­tar para o horário de exposição ao sol é impor­tante, além do uso de out­ros acessórios.

“Uma das causas do câncer de pele é o acú­mu­lo de sol que a pes­soa pega ao lon­go da vida. Por­tan­to é pre­ciso começar des­de a infân­cia com as medi­das de foto­pro­teção, que incluem não se expor ao sol entre 10h e 16h, perío­do mais críti­co de incidên­cia de raios ultra­vi­o­le­tas (UV), reaplicar o fil­tro solar a cada 3 horas e uti­lizar as mal­has UV, biquí­nis, maiôs e camisas”, aler­ta a coor­de­nado­ra da cam­pan­ha, Regi­na Schecht­man, que, em janeiro, assume a presidên­cia da Sociedade Brasileira de Der­ma­tolo­gia do Rio de Janeiro (SBDRJ).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ANS lança ferramenta para mapeamento de profissionais de saúde

Ferramenta contribuirá para disseminação de dados no setor privado Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 23/01/2025 — …