...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Economia / Mutirão nacional de renegociação de dívidas começa hoje

Mutirão nacional de renegociação de dívidas começa hoje

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Iniciativa é de órgãos federais e da Febraban


Pub­li­ca­do em 01/11/2021 — 08:10 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

De hoje (1º) até 30 de novem­bro, pes­soas físi­cas com dívi­das em atra­so poderão rene­go­ciar os débitos no Mutirão Nacional de Nego­ci­ação de Dívi­das e Ori­en­tação Finan­ceira. Pro­movi­da pela Fed­er­ação Brasileira dos Ban­cos (Febra­ban), pelo Ban­co Cen­tral, pela Sec­re­taria Nacional do Con­sum­i­dor do Min­istério da Justiça e pelo Sena­do, a ini­cia­ti­va tam­bém pro­moverá cur­sos de edu­cação finan­ceira.

Os inter­es­sa­dos devem faz­er o reg­istro no site consumidor.gov.br, cri­a­do pela Sena­con e com a adesão de mais de 160 insti­tu­ições finan­ceiras. Após con­cluir o reg­istro, o deve­dor deve escol­her a insti­tu­ição com a qual dese­ja nego­ciar, relatar o prob­le­ma e faz­er o pedi­do. O ban­co ou a finan­ceira tem até 10 dias para anal­is­ar a req­ui­sição e apre­sen­tar uma pro­pos­ta.

A novi­dade des­ta edição está no desen­volvi­men­to de um site especí­fi­co para o deve­dor preparar a nego­ci­ação. No endereço mutirao.febraban.org.br, é pos­sív­el pegar ori­en­tações antes de inserir a pro­pos­ta na platafor­ma da Sena­con. Entre as infor­mações que podem ser obti­das na pági­na estão a lista das dívi­das, quan­do vale a pena par­tic­i­par do mutirão e a parcela do orça­men­to que pode ser des­ti­na­da ao paga­men­to das dívi­das.

A pági­na da Febra­ban tam­bém tem um link para o Reg­is­tra­to, sis­tema do Ban­co Cen­tral que divul­ga um extra­to das infor­mações de uma pes­soa com insti­tu­ições finan­ceiras, inclu­sive a lista de dívi­das em seu nome. O site tam­bém fornece o Índice de Saúde Finan­ceira (ISF) de cada deve­dor.

Educação financeira

Segun­do a Febra­ban, o foco na edu­cação finan­ceira rep­re­sen­ta um dos prin­ci­pais difer­en­ci­ais do mutirão deste ano. O obje­ti­vo é preparar os con­sum­i­dores para a nego­ci­ação em si, evi­tan­do que o usuário chegue em desvan­tagem na hora de lidar com as insti­tu­ições finan­ceiras e reduzin­do o risco de rein­cidên­cia dos deve­dores.

Poderão faz­er parte do mutirão dívi­das sem bens dados em garan­tia, que este­jam em atra­so e em nome de uma pes­soa nat­ur­al e ten­ham sido con­traí­das de ban­cos ou finan­ceiras. Segun­do o Ban­co Cen­tral, o acor­do de coop­er­ação téc­ni­ca entre o órgão e a Febra­ban para desen­volver ações coor­de­nadas de edu­cação finan­ceira inte­gra a Agen­da BC#, lista com as pri­or­i­dades e as estraté­gias da autori­dade mon­etária.

 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa começa a pagar Bolsa Família de janeiro

No Rio Grande do Sul o pagamento será unificado Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia …