...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Educação / Na reta final para o Enem, cuidados devem ser com o corpo e a mente

Na reta final para o Enem, cuidados devem ser com o corpo e a mente

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Uma dica é evitar estudos intensos na véspera da prova


Pub­li­ca­do em 03/11/2023 — 07:02 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — unde­fined

ouvir:

Os dias que ante­ce­dem a real­iza­ção das provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) podem ser de mui­ta ten­são e ner­vo­sis­mo para os can­didatos. Mas alguns hábitos podem ser ado­ta­dos para que a ansiedade não atra­pal­he o seu desem­pen­ho. 

A primeira dica é evi­tar estu­dos inten­sos na véspera da pro­va. “O que eles tin­ham que ter de apren­diza­do já deve ter ocor­ri­do, então na últi­ma sem­ana a revisão deve ser de for­ma mais tran­quila e sem pressão”, ori­en­ta a coor­de­nado­ra de con­vivên­cia éti­ca do Colé­gio Sig­ma, de Brasília, Paula Cav­al­cante.

Ler um livro, assi­s­tir a um filme, dar uma cam­in­ha­da e estar com a família e com ami­gos são boas opções para pas­sar esse tem­po. As ativi­dades físi­cas podem ser uma válvu­la de escape para a ansiedade, mas tam­bém devem ser prat­i­cadas com mod­er­ação, para evi­tar lesões, diz a pro­fes­so­ra.

A ali­men­tação na véspera e no dia da pro­va tam­bém merece atenção. A dica é man­ter uma ali­men­tação leve e evi­tar ali­men­tos que façam mal ao tra­to diges­ti­vo. “A véspera do Enem não é dia de com­er coisas difer­entes”, acon­sel­ha a ori­en­ta­do­ra edu­ca­cional e psi­cope­d­a­goga do colé­gio Mopi, do Rio de Janeiro, Adri­ana Fer­reira.

Neste ano, o Enem será apli­ca­do nos dias 5 e 12 de novem­bro. No primeiro dia de pro­va, os par­tic­i­pantes fazem as questões de Lin­gua­gens e Códi­gos, Ciên­cias Humanas e redação. No segun­do dia, de Ciên­cias da Natureza e Matemáti­ca.

Ansiedade

Em um momen­to impor­tante e deci­si­vo como este, a ansiedade é nat­ur­al, mas deve ser con­tro­la­da para não atra­pal­har o desem­pen­ho dos can­didatos. “Quan­to mel­hor estiverem emo­cional­mente, mel­hores serão os resul­ta­dos”, diz Paula Cav­al­cante. Segun­do ela, des­cansar a mente é extrema­mente impor­tante neste momen­to e quem já tem o hábito de faz­er med­i­tação ou res­pi­ração guia­da pode lançar mão dess­es recur­sos antes e durante a pro­va.

Para o momen­to da pro­va, a prin­ci­pal ori­en­tação da pro­fes­so­ra Adri­ana é beber água.  “Estu­dante hidrata­do con­segue pen­sar mel­hor”. Ela tam­bém acon­sel­ha o aluno a levar algum ali­men­to que seja fonte de calo­ria e tam­bém de praz­er, como um choco­late por exem­p­lo.

Caso o estu­dante perce­ba que o ner­vo­sis­mo está atra­pal­han­do, é indi­ca­do beber água e dar uma pausa para res­pi­rar. “Oxi­gene seu cére­bro, isso não é per­da de tem­po, é gan­ho, pois se entrar em uma crise de ansiedade, não vai con­seguir resolver as questões”, afir­ma Adri­ana.

Dicas para driblar a ansiedade

Antes da pro­va:

Man­ter ali­men­tação leve, evi­tan­do comi­das difer­entes do habit­u­al

Faz­er ativi­dades físi­cas leves

Assi­s­tir a um filme, ler um livro, faz­er uma cam­in­ha­da

Con­ver­sar com a família e ami­gos

Não faz­er estu­dos inten­sos

Se sen­tir neces­si­dade, revis­ar ano­tações e mapas men­tais

Na hora da pro­va:

Beber água

Levar um lanche leve e saboroso

Se ficar ner­voso ou ansioso, faz­er uma pausa para ir ao ban­heiro

Faz­er res­pi­ração con­sciente

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda a renegociação de dívidas do Fies

Descontos podem chegar a 99% do débito consolidado Pub­li­ca­do em 07/11/2023 — 07:30 Por Well­ton …