...
quarta-feira ,12 fevereiro 2025
Home / Esportes / Nadadora brasileira é expulsa da delegação em Paris após indisciplina

Nadadora brasileira é expulsa da delegação em Paris após indisciplina

Repro­dução: © Repro­dução Instagram/Ana Vi

Ana Vieira teria contestado troca na escalação do revezamento 4x100m


Publicado em 28/07/2024 — 14:09 Por Igor Santos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

O Comitê Olímpi­co do Brasil (COB) decid­iu desli­gar a nadado­ra Ana Car­oli­na Vieira da del­e­gação brasileira na Olimpía­da de Paris após dois episó­dios de indis­ci­plina comu­ni­ca­dos pela comis­são téc­ni­ca da modal­i­dade. Ela já retor­na ao país neste domin­go (28).

O chefe de equipe da natação, Gus­ta­vo Otsu­ka, rela­tou que, primeira­mente, Ana Car­oli­na Vieira e o namora­do Gabriel San­tos, que tam­bém é atle­ta da natação, saíram da Vila Olímpi­ca sem autor­iza­ção na sex­ta-feira (26). Os dois pub­licaram fotos nas redes soci­ais na cap­i­tal france­sa fora da vila. Segun­do Otsu­ka, toda saí­da da vila dos atle­tas deve ser pre­vi­a­mente comu­ni­ca­da, por motivos de segu­rança.

No entan­to, o que cau­sou a exclusão de Ana Vieira da del­e­gação não foi este episó­dio. No sába­do (27), a atle­ta fez parte do reveza­men­to 4x100m livre fem­i­ni­no, que acabou elim­i­na­do antes da final. Vieira teria con­tes­ta­do de for­ma vee­mente a mudança na escalação do reveza­men­to, que nadou sem Mafê Cos­ta, poupa­da. O comu­ni­ca­do da CBDA (Con­fed­er­ação Brasileira de Desportos Aquáti­cos) diz que a decisão téc­ni­ca foi con­tes­ta­da “de for­ma desre­speitosa e agres­si­va”.

Ain­da segun­do o comu­ni­ca­do pub­li­ca­do em con­jun­to por COB e CBDA, a definição pela exclusão de Ana Vieira foi em comum acor­do entre mem­bros da comis­são téc­ni­ca, o chefe Otsu­ka e a direção da con­fed­er­ação da modal­i­dade. Ana Vieira ain­da pode­ria atu­ar no reveza­men­to 4x100 med­ley mis­to.

Gabriel San­tos, que par­ticipou do reveza­men­to 4x100 livre mas­culi­no e não tin­ha mais provas a nadar, foi punido ape­nas com uma advertên­cia.

O clube Pin­heiros, onde ambos os atle­tas atu­am, pub­li­cou nota ofi­cial sobre o caso.

“O Esporte Clube Pin­heiros tomou con­hec­i­men­to da punição aos atle­tas Ana Car­oli­na Vieira e Gabriel San­tos, da Natação, e do desliga­men­to da atle­ta da del­e­gação brasileira nos Jogos Olímpi­cos de Paris. O Clube vai aguardar o retorno de Ana ao Brasil para con­ver­sar com ela e apu­rar os fatos com os envolvi­dos. O Pin­heiros segue con­fi­ante na par­tic­i­pação de seus atle­tas nos Jogos Olímpi­cos e em sua con­tribuição para o esporte  brasileiro.”.

Até o momen­to, nen­hum dos dois nadadores se man­i­festou sobre as punições.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dupla de Bia Haddad vai às quartas após bater favoritas no WTA de Doha

Brasileira e alemã Laura Siegemund voltam a competir na quinta (13) Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …