...
sábado ,9 novembro 2024
Home / Esportes / Não há futuro para mulheres como eu no Afeganistão, diz atleta exilada

Não há futuro para mulheres como eu no Afeganistão, diz atleta exilada

Repro­dução: © REUTERS/Stephane Mahe/Direitos reser­va­dos

Basir defendia seleção feminina de futebol antes de fugir do país


Pub­li­ca­do em 31/08/2021 — 13:18 Por Stephane Mahe — Piri­ac-Sur-Mer (França)

Como ex-jogado­ra da seleção fem­i­ni­na de fute­bol do Afe­gan­istão, Fanoos Basir não vê futuro sob o gov­er­no do Tal­ibã. Ela fugiu, e hoje está em um cen­tro de acol­hi­men­to de refu­gia­dos da França lamen­tan­do a vida que deixou para trás.

“Tín­hamos muitos son­hos para nos­so país, para nos­so futuro, para o futuro das mul­heres do Afe­gan­istão”, disse ela diante do cen­tro de acol­hi­men­to, ao qual chegou depois de ser reti­ra­da de Cab­ul em um voo orga­ni­za­do pela França. “Este era nos­so pesade­lo, que o Tal­ibã viria e cap­turaria todo o Afe­gan­istão”, disse ela. “Não há futuro para as mul­heres… por ora”.

Da últi­ma vez em que o Tal­ibã gov­ernou o Afe­gan­istão, as mul­heres eram proibidas de praticar esportes ou de tra­bal­har fora de casa e tin­ham que se cobrir da cabeça aos pés em públi­co.

O movi­men­to islâmi­co foi expul­so na invasão lid­er­a­da pelos Esta­dos Unidos em 2001, mas 20 anos depois reto­mou o poder, levan­do à reti­ra­da de dezenas de mil­hares de afegãos vul­neráveis. O últi­mo voo par­tiu do país nes­ta segun­da-feira (30).

Em 2010, Basir se uniu a uma seleção ini­ciante que treina­va em um está­dio dilap­i­da­do e começou a par­tic­i­par de torneios no exte­ri­or.

Uma ex-capitã do time acon­sel­hou as jogado­ras ain­da no Afe­gan­istão a queimarem seus equipa­men­tos e apa­garem suas con­tas de redes soci­ais para evitarem represálias do Tal­ibã.

Basir disse que, quan­do con­ver­sou com rep­re­sen­tantes do grupo mil­i­tante islâmi­co, eles respon­der­am: “Você é mul­her, não quer­e­mos falar com você”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nicole Silveira é prata na 1ª corrida de skeleton da Copa da Ásia

Gaúcha volta a competir às 3h deste sábado na Coreia do Sul Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …