...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Espaço / Nasa usará ciência para estudar fenômenos anômalos não identificados

Nasa usará ciência para estudar fenômenos anômalos não identificados

Repro­dução: © Olimpía­da Lati­no-Amer­i­cana de Astrono­mia e Astronáu­ti­ca

Entre 2% e 5% das “aparições estranhas” ainda não têm explicação


Pub­li­ca­do em 03/06/2023 — 14:02 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Agên­cia Espa­cial dos Esta­dos Unidos (Nasa) quer enten­der mel­hor os chama­dos “fenô­menos anô­ma­los não iden­ti­fi­ca­dos” (Uaps, sigla em inglês; ou Fanis, em por­tuguês). O ter­mo se ref­ere ao que, em muitos casos, é asso­ci­a­do a obje­tos voadores não iden­ti­fi­ca­dos (Ovnis) e obje­tos sub­aquáti­cos não iden­ti­fi­ca­dos (Osnis).

Ao clas­si­ficar como Uaps as “aparições estra­nhas” even­tual­mente flagradas voan­do pelos ares ou se movi­men­tan­do pelos oceanos, a Nasa bus­ca cri­ar condições para, à luz da ciên­cia, ten­tar explicar tais even­tos. A maior parte, de fato, aca­ba ten­do algu­ma expli­cação. No entan­to, segun­do a própria agên­cia, entre 2% e 5% per­manecem no cam­po de “fenô­menos anô­ma­los não iden­ti­fi­ca­dos”.

Com o obje­ti­vo de esta­b­ele­cer metodolo­gias mais ade­quadas para faz­er lev­an­ta­men­tos e obter dados mais apu­ra­dos sobre ess­es fenô­menos, a Nasa reuniu, nes­ta sem­ana, uma equipe de estu­do inde­pen­dente que expli­cou, por tele­con­fer­ên­cia, como pre­tende cat­e­go­rizar e avaliar tais even­tos.

Relatório

“O foco des­ta reunião públi­ca é realizar as delib­er­ações finais, antes que a equipe de estu­do inde­pen­dente da agên­cia publique um relatório”, infor­mou a Nasa. Segun­do a agên­cia, o relatório será pub­li­ca­do em breve.

O doc­u­men­to descreverá como avaliar e estu­dar os Uaps usan­do dados, tec­nolo­gia e fer­ra­men­tas da ciên­cia. “Não é uma revisão, ou avali­ação de obser­vações ante­ri­ores não iden­ti­fi­cadas. O relatório infor­mará a Nasa sobre quais pos­síveis dados podem ser cole­ta­dos no futuro para esclare­cer a natureza e a origem do Uap”, acres­cen­tou.

A equipe de estu­do inde­pen­dente de Uaps é um con­sel­ho com­pos­to por 16 cien­tis­tas de diver­sas áreas, espe­cial­is­tas em assun­tos rel­e­vantes para méto­dos poten­ci­ais de estu­do de fenô­menos anô­ma­los não iden­ti­fi­ca­dos. Pos­te­ri­or­mente, será cri­a­do um roteiro sobre como usar os dados e as fer­ra­men­tas da ciên­cia para avançar nos­sa com­preen­são.

“No momen­to, as obser­vações lim­i­tadas de alta qual­i­dade do Uap tor­nam impos­sív­el tirar con­clusões cien­tí­fi­cas dos dados sobre a natureza de tais even­tos”, jus­ti­fi­cou a agên­cia.

Uap é realidade

A tele­con­fer­ên­cia foi acom­pan­ha­da pelo astrônomo e coor­de­nador do pro­je­to Exoss de pesquisas de mete­oros, lig­a­do ao Obser­vatório Nacional, Marce­lo De Cic­co. Segun­do De Cic­co, o encon­tro deixa claro que a Nasa admite que o fenô­meno Uap é uma real­i­dade.

“A agên­cia mostrou tam­bém quais são os pon­tos fortes e fra­cos desse tipo de estu­do, bem como as difi­cul­dades para a obtenção de dados de boa qual­i­dade, com sen­sores ade­qua­dos. Out­ro pon­to inter­es­sante é a ini­cia­ti­va de não admi­tir qual­quer for­ma de assé­dio moral con­tra aque­les que estu­dam esse tipo de fenô­meno”, disse à Agên­cia Brasil De Cic­co.

Out­ra questão que chamou a atenção do astrônomo brasileiro foi o fato de os rep­re­sen­tantes da Nasa terem afir­ma­do, de for­ma até enfáti­ca, que a agên­cia não tem nen­hu­ma infor­mação priv­i­le­gia­da, nem esconde qual­quer pro­va da existên­cia de dis­cos voadores.

Com isso, “caem por ter­ra as cen­te­nas de teo­rias con­spir­atórias envol­ven­do Nasa e extrater­restres”, pois o comitê veio a públi­co tam­bém para deixar claro que “seria difí­cil con­ter os cien­tis­tas sobre o sig­i­lo desse tipo de infor­mação, pois o homem da ciên­cia, fun­da­men­tal­mente, tem inde­pendên­cia de pen­sa­men­to e não cos­tu­ma aceitar pas­si­va­mente opiniões hierárquicas que não sejam da bus­ca pela ver­dade”, afir­mou.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Todos os candidatos a prefeito e vereador de Tocos do Moji/MG da Eleição 2024

Veja os números dos candidatos para o dia da votação em primeiro turno. 02/10/2024 às …