...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Natação: 7 brasileiros se classificam às finais da Paralimpíada

Natação: 7 brasileiros se classificam às finais da Paralimpíada

Repro­dução: © Divulgação/CPB

Disputa por medalhas começa às 12h30 na La Defense Arena, em Paris


Publicado em 29/08/2024 — 09:05 Por Igor Santos — Repórter da EBCP — Rio de Janeiro

ouvir:

Um dos tradi­cionais car­ros-chefe do Brasil no que­si­to medal­has par­alímpi­cas, a natação estre­ou bem nas pisci­nas de Paris esta quin­ta-feira (29). Após as provas elim­i­natórias, real­izadas pela man­hã na Are­na La Defense, o país chega com sete atle­tas para as finais, que começam a par­tir de 12h30 (horário de Brasília). O destaque do dia é Gabriel Araújo, o Gabrielz­in­ho, que chega cota­do para o ouro nos 100 met­ros costas classe S2 (atle­tas com grande lim­i­tação físi­co-moto­ra).

Gabrielz­in­ho, de 22 anos, fez o mel­hor tem­po entre os oito clas­si­fi­ca­dos à final (1min59s54). Ele é o atu­al campeão mundi­al da pro­va e con­quis­tou a pra­ta nos Jogos Par­alímpi­cos de Tóquio. A medal­ha estará em jogo a par­tir das 13h.

Pelo menos out­ros dois atle­tas do Brasil chegam bem cota­dos para dis­putar o pódio. Às 13h36, Gabriel Ban­deira cairá na água para defend­er o títu­lo par­alímpi­co con­quis­ta­do em Tóquio nos 100 met­ros bor­bo­le­ta S14 (atle­tas com defi­ciên­cia int­elec­tu­al). No Japão, ele reg­istrou o atu­al recorde par­alímpi­co da pro­va, com 54s76, mas tam­bém é o atu­al deten­tor do recorde mundi­al, com 54s18. Em Paris, ele nadou para o quar­to mel­hor tem­po entre os final­is­tas (56s06).

Às 14h41, será a vez de Phe­lipe Rodrigues nos 50 met­ros livre classe S10 (atle­tas com defi­ciên­cia físi­ca de baixo com­pro­me­ti­men­to). Ele chega à final com o ter­ceiro mel­hor tem­po (23s78) em uma pro­va em que tem duas pratas (Pequim 2008 e Rio 2016) e um bronze (Tóquio 2020) em Jogos Par­alímpi­cos.

No entan­to, o cardá­pio brasileiro nas finais par­alímpi­cas de Paris começará mais cedo, às 12h30, com Andrey Madeira nos 400 met­ros livre S9 (atle­tas com baixa lim­i­tação físi­co-moto­ra). Ele fez o oita­vo tem­po entre os oito final­is­tas.

Às 12h50, José Ronal­do nada os 100 met­ros costas S1 (atle­tas com grande lim­i­tação físi­co-moto­ra), úni­ca pro­va em que não hou­ve elim­i­natória.

Mais tarde, às 14h19, o Brasil será rep­re­sen­ta­do por Mayara Pet­zold nos 50 met­ros livre classe S6 (alte­tas com grande lim­i­tação fisi­co-moto­ra), com o sex­to mel­hor tem­po nas elim­i­natórias.

Por fim, às 14h47, Mar­i­ana Gesteira será a últi­ma brasileira a dis­putar medal­ha na natação nes­ta quin­ta-feira. Ela fez o séti­mo mel­hor tem­po nas elim­i­natórias dos 50 met­ros livre S10 (atle­tas com baixa lim­i­tação físi­co-moto­ra). Nes­ta pro­va, o destaque ficou com a amer­i­cana Christie Raleigh-Cross­ley, que reg­istrou o novo recorde mundi­al e par­alímpi­co na clas­si­fi­catória, com o tem­po de 27s28.

Out­ros cin­co nadadores brasileiros não con­seguiram avançar às finais.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …