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Natureza precisa ser aliada e não ameaça às crianças, diz especialista

Iniciativas procuram proteger os menores da crise climática

Rafael Car­doso* – Envi­a­do Espe­cial
Pub­li­ca­do em 15/06/2025 — 09:31
Belém
Cerrado: brincar na natureza traz benefícios para a saúde das crianças Interagir com a natureza diariamente promove saúde física e mental
Repro­dução: © Lil­iane Farias/Agência Brasil

Uma ativi­dade ao ar livre, em con­ta­to dire­to com a natureza, cos­tu­ma ger­ar boas lem­branças na infân­cia. Mas e quan­do a exper­iên­cia da cri­ança com o meio-ambi­ente envolve um desas­tre ou dese­qui­líbrio ambi­en­tal? Para a espe­cial­ista em edu­cação e natureza do Insti­tu­to Alana Paula Men­donça, é pre­ciso olhar com mais atenção para a relação dos mais jovens com a emergên­cia climáti­ca.

“Pre­cisamos con­stru­ir esco­las e comu­nidades sus­ten­táveis, saudáveis e resilientes, nas quais as cri­anças pos­sam ver a natureza como ali­a­da e não como uma ameaça. A vivên­cia de um even­to climáti­co pode causar um trau­ma na cri­ança. E ela depois ter medo da chu­va ou do calor, por exem­p­lo”, anal­isa Paula.

A espe­cial­ista par­ticipou, por video­con­fer­ên­cia, de uma cole­ti­va de impren­sa durante visi­ta guia­da à Ilha do Com­bu, em Belém. E apro­fun­dou reflexões pre­sentes na pesquisa do Insti­tu­to Alana sobre resil­iên­cia climáti­ca nas esco­las das cap­i­tais brasileiras.

Ela lem­brou que 37,4% esco­las de edu­cação infan­til e ensi­no fun­da­men­tal do país não têm áreas verdes, 11,3% ficam em fave­las e 6,7% estão em áreas de risco de desas­tres nat­u­rais.

“A gente vem tra­bal­han­do para defend­er o dire­ito de toda cri­ança viv­er em um meio ambi­ente saudáv­el, como garante o arti­go 225 da Con­sti­tu­ição Fed­er­al. Para que as cri­anças pos­sam for­t­ale­cer o vín­cu­lo com a natureza”, anal­isa Paula.

“Pre­cisamos de ações que visem à adap­tação e  o enfrenta­men­to das mudanças climáti­cas. É olhar para a restau­ração da bio­di­ver­si­dade, a redução da poluição, estraté­gias de edu­cação que fomentem aces­so à natureza e desen­volvi­men­to de habil­i­dades e com­petên­cias que pre­parem mel­hor os estu­dantes para enfrentar a crise climáti­ca”, com­ple­men­ta.

Escolas Baseadas na Natureza

Durante a quar­ta edição do TEDx Amazô­nia, em Belém, o Insti­tu­to CCR, lig­a­do à empre­sa de infraestru­tu­ra e mobil­i­dade Moti­va, tam­bém anun­ciou o pro­gra­ma Esco­las Baseadas na Natureza, em parce­ria com o Insti­tu­to Alana. A pro­pos­ta é ofer­e­cer for­mação con­tin­u­a­da e mate­ri­ais didáti­cos para alunos, pro­fes­sores e gestores do ensi­no fun­da­men­tal de esco­las munic­i­pais de todo o país. Tudo de for­ma gra­tui­ta.

A for­mação tem 40 horas e ocorre de for­ma vir­tu­al, aber­ta a qual­quer edu­cador. Por meio dela, os edu­cadores poderão pen­sar em soluções baseadas na natureza no ambi­ente esco­lar, além de elab­o­rar pro­je­tos práti­cos para aplicar nas insti­tu­ições de ensi­no.

Uma out­ra for­ma de incen­ti­vo é o Prêmio Esco­las Baseadas na Natureza, que vai sele­cionar cin­co esco­las públi­cas com pro­je­tos de destaque em edu­cação ambi­en­tal. Cada uma rece­berá até R$ 100 mil para a real­iza­ção de mel­ho­rias em sua infraestru­tu­ra. Tam­bém serão ofer­e­ci­das men­to­ria pedagóg­i­ca, asses­so­ria téc­ni­ca e con­sul­to­ria espe­cial­iza­da em arquite­tu­ra esco­lar sus­ten­táv­el.

As inscrições estão pre­vis­tas para jun­ho. O anún­cio das esco­las vence­do­ras deve ocor­rer em jul­ho. Entre os pon­tos que serão val­oriza­dos estão a cri­ação de pátios nat­u­ral­iza­dos, hor­tas pedagóg­i­cas, sis­temas de cap­tação de água da chu­va, uso de ener­gias ren­ováveis e mobil­iário feito com mate­ri­ais reaproveita­dos.

“Nós temos hoje uma base de mais de 6.000 pro­fes­sores que serão par­ceiros dire­ta­mente dessa ini­cia­ti­va e mais de 170.000 estu­dantes tam­bém em 280 municí­pios. A gente quer que essa expan­são ocor­ra o mais rápi­do pos­sív­el, porque é uma temáti­ca urgente. Pre­cisamos saber lidar com a emergên­cia climáti­ca”, disse Jés­si­ca Tre­visam, ger­ente de Respon­s­abil­i­dade Social do Insti­tu­to CCR.

*A equipe de reportagem da Agên­cia Brasil via­jou a con­vite da Moti­va, umas das prin­ci­pais apoiado­ras do TEDXA­m­azô­nia.

 

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