...
domingo ,27 abril 2025
Home / Cultura / Neguinho da Beija-Flor canta sucessos no Samba na Gamboa, da TV Brasil

Neguinho da Beija-Flor canta sucessos no Samba na Gamboa, da TV Brasil

Convidado aborda trajetória artística e amor por sua escola de samba

EBC
Pub­li­ca­do em 02/03/2025 — 08:02
Brasília
Ver­são em áudio
Rio de Janeiro (RJ) 28/02/2025 - Neguinho da Beija-Flor solta a voz e canta sucessos no Samba na Gamboa, da TV Brasil. Frame: TV Brasil/Divulgação
Repro­dução: © TV Brasil/Divulgação

Neste domin­go de car­naval (2), às 13h, a apre­sen­ta­do­ra Tere­sa Cristi­na recebe o can­tor e com­pos­i­tor Neguin­ho da Bei­ja-Flor, o maior intér­prete da Mar­quês de Sapu­caí, na edição inédi­ta do pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa, da TV Brasil.

O astro inter­pre­ta suces­sos autorais como “Deusa da Pas­sarela”, “Malan­dro é malan­dro, mané é mané”, “Gamação Dana­da”, “Malan­dro Tam­bém Cho­ra” e “O Campeão (meu time)”. Ain­da inter­pre­ta músi­cas céle­bres como “Ângela”, hit sem­pre lem­bra­do na sua voz, e a canção “Sor­riso Negro”, entre out­ras.

Com quase 50 anos na folia car­i­o­ca, o bam­ba recor­da sua tra­jetória artís­ti­ca e fala do amor pela sua esco­la de sam­ba. Neguin­ho da Bei­ja-Flor tam­bém con­ta episó­dios mar­cantes da car­reira na véspera de seu últi­mo des­file como intér­prete da agremi­ação de Nilópo­lis. 

Bei­ja-Flor de Nilópo­lis per­corre a Pas­sarela do Sam­ba na segun­da-feira de Car­naval, dia 3, às 23h30.

Bastidores

No papo com a apre­sen­ta­do­ra Tere­sa Cristi­na, Neguin­ho da Bei­ja-Flor desta­ca a história de suas obras.

“ ‘Ângela’ é meu hino, como ‘Trav­es­sia’ para Mil­ton Nasci­men­to e ‘Con­ceição’ para Cau­by Peixo­to. Nós quase não temos con­ta­to, mas Sergin­ho Mer­i­ti faz parte da min­ha história. Ele e o par­ceiro Alexan­dre Rodrigues me pro­por­cionaram essa feli­ci­dade”, comen­ta.

O con­vi­da­do fala sobre a origem de out­ro clás­si­co do seu repertório que mexe com a paixão de todo brasileiro, o fute­bol. “O Campeão (meu time)” tem seus ver­sos entoa­d­os nos está­dios por tor­ci­das de norte a sul do país.

“Eu tin­ha um ami­go vas­caíno chama­do Paulo Ramos, can­tor da noite. Ele pediu para eu faz­er uma músi­ca para a tor­ci­da dele. O Euri­co (Miran­da) não aceitou e ele me devolveu a músi­ca. Can­tei a letra numa roda de sam­ba no Riv­er. Repeti três vezes. Ao sair de lá fui para o Salgueiro e can­tei de novo. Essa músi­ca virou suces­so em um dia. Na sem­ana seguinte eu gravei. A músi­ca acon­te­ceu de fora para den­tro. Veio da rua para a rádio. As emis­so­ras pas­saram a tocar quan­do a tor­ci­da começou a can­tar no Mara­canã”, con­ta.

Durante a entre­vista exclu­si­va para o pro­gra­ma orig­i­nal da TV Brasil, o artista ain­da fala sobre negri­tude, pre­con­ceito racial e grandes ído­los do sam­ba. Ele ressalta per­son­al­i­dades como refer­ên­cia.

Para ele, Laíla, saudoso car­navale­sco hom­e­nagea­do pela Bei­ja-Flor em 2025, no últi­mo des­file de Neguin­ho como intér­prete da esco­la, é um mestre do sam­ba e Dona Ivone Lara uma rain­ha do gênero. Ain­da se comove ao recor­dar per­for­mances mar­cantes na Mar­quês de Sapu­caí.

Rio de Janeiro (RJ) 28/02/2025 - Neguinho da Beija-Flor solta a voz e canta sucessos no Samba na Gamboa, da TV Brasil. Frame: TV Brasil/Divulgação
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) 28/02/2025 — Neguin­ho da Bei­ja-Flor sol­ta a voz e can­ta suces­sos no Sam­ba na Gam­boa, da TV Brasil. Frame: TV Brasil/Divulgação — TV Brasil/Divulgação

Sobre o programa

A nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa que mar­ca a estreia de Tere­sa Cristi­na como apre­sen­ta­do­ra do pro­gra­ma da TV Brasil foi grava­da no Teatro Ruth de Souza, no Par­que Glória Maria, em San­ta Tere­sa, na região cen­tral do Rio de Janeiro. O pal­co para con­ver­sas embal­adas por hits é um cenário col­ori­do que evo­ca uma praça na Gam­boa — bair­ro históri­co da zona por­tuária da cap­i­tal car­i­o­ca. A pre­sença de plateia é out­ro destaque da atração.

Sam­ba na Gam­boa tem janela sem­anal, aos domin­gos, às 13h, na pro­gra­mação da TV Brasil, e horário alter­na­ti­vo aos sába­dos, às 23h.

O públi­co pode cur­tir os con­teú­dos exclu­sivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emis­so­ra. As edições tam­bém gan­ham espaço nas ondas da Rádio Nacional aos sába­dos, ao meio-dia, para toda a rede.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …