...
sábado ,15 março 2025
Home / Noticias / Nível de rio sobe e eleva riscos no Acre, aponta Serviço Geológico

Nível de rio sobe e eleva riscos no Acre, aponta Serviço Geológico

;

Repro­dução: © Mar­cos Vicentti/Secom

Previsão é que marca chegue a 17,8 m neste domingo (3)


Pub­li­ca­do em 02/03/2024 — 18:22 Por Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Rio Acre, na cidade de Rio Bran­co, atingiu, neste sába­do (2), a mar­ca de 17,52 met­ros (m), a quin­ta maior da história, o que elevou a ten­são em vista dos alaga­men­tos na cap­i­tal e a situ­ação de emergên­cia em difer­entes bair­ros. Segun­do bole­tim de aler­ta do Serviço Geológi­co Brasileiro (SGB), a pre­visão é que o nív­el alcance 17,8 m neste domin­go (3), o que aumen­ta riscos de enchentes na cap­i­tal. A maior mar­ca foi reg­istra­da no ano de 2015, quan­do chegou a 18,35 met­ros.

O esta­do con­tabi­liza 17 municí­pios em situ­ação de emergên­cia e pelo menos 11 mil desabri­ga­dos. Con­forme foi divul­ga­do pelo SGB, o pesquisador em geo­ciên­cias Mar­cus Suas­suna aler­tou para os riscos dessa ele­vação do nív­el do rio para a pop­u­lação. “Este proces­so de subi­da pode durar mais alguns dias e levar a cheia em Rio Bran­co a ficar próx­i­ma das maiores da história”, afir­mou.

Força-tarefa

O gov­er­no do Acre infor­mou que os min­istros da Inte­gração e Desen­volvi­men­to Region­al, Waldez Góes, e do Meio Ambi­ente e Mudança do Cli­ma, Mari­na Sil­va, devem chegar a Rio Bran­co na próx­i­ma segun­da (4).  Eles vão vis­i­tar as áreas atingi­das pelas cheias. “Con­forme deter­mi­nação do Pres­i­dente Lula, na próx­i­ma segun­da-feira irei ao Acre, numa força-tare­fa do gov­er­no fed­er­al para assistên­cia à pop­u­lação atingi­da pelas enchentes”, afir­mou Góes em postagem no X, anti­go Twit­ter. “As inten­sas chu­vas no Acre têm provo­ca­do con­se­quên­cias dev­as­ta­do­ras”, disse Mari­na, tam­bém no X, nes­ta sem­ana.

Enquan­to a situ­ação se agravou em Rio Bran­co, no municí­pio de Xapuri (AC), a 190 quilômet­ros da cap­i­tal, o rio recu­ou e atingiu a mar­ca de 16,78 met­ros. A cidade reg­istrou a segun­da maior mar­ca da história na sex­ta-feira (1º), com 17,09 met­ros. Da mes­ma for­ma, em Brasiléia, a 230 quilômet­ros de Rio Bran­co, o Rio Acre está em 11,20 met­ros e com tendên­cia de redução, difer­ente­mente do que ocor­reu no dia 28, quan­do chegou à mar­ca de 15,62 met­ros.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …