...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / Nível do Guaíba cai 16cm em 11 horas, mas segue acima de 4 metros

Nível do Guaíba cai 16cm em 11 horas, mas segue acima de 4 metros

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Total de mortos sobe para 165 no Rio Grande do Sul


Publicado em 25/05/2024 — 11:39 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

O nível do Guaí­ba, em Por­to Ale­gre, bai­xou 16 cen­tí­me­tros (cm) no perío­do das 19h des­sa sex­ta-fei­ra (25) até as 6h des­te sába­do (26). Dados divul­ga­dos pelo gover­no do Rio Gran­de do Sul indi­cam que, até as 8h da manhã de hoje, a medi­ção de 4,16 metros (m) se man­ti­nha. A cota de inun­da­ção no local é de 3m.

Após vári­os dias sem chu­va, a capi­tal gaú­cha regis­trou, ao lon­go de toda a últi­ma quin­ta-fei­ra (23), pre­ci­pi­ta­ção pro­lon­ga­da e inten­sa. Com isso, ruas e ave­ni­das fica­ram ala­ga­das e alguns bair­ros, sobre­tu­do no cen­tro-sul e sul da cida­de, que havi­am seca­do após as enchen­tes do iní­cio do mês, vol­ta­ram a ficar inun­da­dos. Os mora­do­res tive­ram de ser reti­ra­dos de suas casas.

Ape­sar de ser con­si­de­ra­do robus­to, efi­ci­en­te e fácil de ope­rar, o sis­te­ma de pro­te­ção con­tra inun­da­ções de Por­to Ale­gre falhou por não rece­ber manu­ten­ções per­ma­nen­tes por par­te da pre­fei­tu­ra e do Depar­ta­men­to Muni­ci­pal de Água e Esgo­to (DMAE). A ava­li­a­ção é de 42 enge­nhei­ros, arqui­te­tos e geó­lo­gos. Eles divul­ga­ram mani­fes­to sobre a mai­or enchen­te da his­tó­ria de Por­to Ale­gre.

Previsão do tempo

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet) divul­gou aler­ta de peri­go poten­ci­al no Rio Gran­de do Sul em razão de que­das de tem­pe­ra­tu­ra. A pre­vi­são é de um declí­nio entre 3 e 5 graus Cel­sius (°C) até as 18h des­te domin­go (26). Em Por­to Ale­gre, por exem­plo, a tem­pe­ra­tu­ra nes­te sába­do deve vari­ar entre 10°C e 14°C.

O tem­po na capi­tal gaú­cha deve per­ma­ne­cer nubla­do no fim de sema­na, mas há chan­ce de novas chu­vas já no iní­cio da sema­na. As pró­xi­mas segun­da-fei­ra (27) e ter­ça-fei­ra (28), segun­do a Mete­o­ro­lo­gia, devem regis­trar pan­ca­das de chu­va e tro­vo­a­das.

Balanço

Porto Alegre (RS), 20/05/2024 – CHUVAS RS- LIMPEZA - Comerciantes retiram entulho e limpam lojas para retomar os negócios no Centro Histórico de Porto Alegre. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­du­ção: Comer­ci­an­te reti­ra entu­lho de loja inva­di­da por água das chu­vas em Por­to Ale­gre  Foto - Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Dados da Defe­sa Civil do Rio Gran­de do Sul indi­cam que, até o momen­to, 469 muni­cí­pi­os de um total de 497 foram afe­ta­dos pelas enchen­tes.

Ao todo, 55.791 pes­so­as estão em abri­gos, 581.638 estão desa­lo­ja­dos e 2.345.400 foram afe­ta­dos pelas inun­da­ções. Há ain­da 165 óbi­tos con­fir­ma­dos, 806 feri­dos, 64 desa­pa­re­ci­dos. Pelos menos 83.593 pes­so­as e 12.497 ani­mais já foram res­ga­ta­dos na região.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mocidade amplia fronteiras e leva samba carioca para Londres

Repro­du­ção: © Foto: Mar­co Ter­ra­no­va | Rio­tur Intercâmbio inclui também dicas de como buscar recursos …