...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / Nível do Guaíba cai 17 cm em Porto Alegre e segue baixando

Nível do Guaíba cai 17 cm em Porto Alegre e segue baixando

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Último boletim da Defesa Civil mostra 155 mortes em função das chuvas


Publicado em 19/05/2024 — 13:03 Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil — Brasília

O nível da água do Guaí­ba em Por­to Ale­gre (RS) con­ti­nua bai­xan­do e atin­giu 4,38 metros às 11h da manhã des­te domin­go (19), segun­do o medi­dor do Cais Mauá. O nível está 17 cen­tí­me­tros (cm) abai­xo do regis­tra­do na noi­te de sába­do (18), quan­do esta­va em 4,55 metros.

“A reto­ma­da da cur­va de bai­xa ocor­re depois de três dias de recuo entre a quar­ta-fei­ra (15) e sex­ta-fei­ra (17) e esta­bi­li­da­de no dia de ontem, quan­do as águas pra­ti­ca­men­te não bai­xa­ram ao lon­go do dia com peque­nas osci­la­ções para cima e para bai­xo”, infor­mou a Met­Sul, empre­sa de moni­to­ra­men­to mete­o­ro­ló­gi­co.

Ape­sar do recuo, o nível do Guaí­ba segue 1,38 metro aci­ma da cota de trans­bor­da­men­to do Cen­tro His­tó­ri­co, o que faz com que par­te da capi­tal gaú­cha ain­da per­ma­ne­ça ala­ga­da.

Está é a mai­or cheia do lago Guaí­ba já docu­men­ta­da em 150 anos de medi­ções, com o pico regis­tra­do sen­do meio metro supe­ri­or à cheia de 1941 que, até então, tinha sido a mai­or do esta­do.

Defesa Civil

De acor­do com o últi­mo bole­tim divul­ga­do pela Defe­sa Civil do esta­do, publi­ca­do às 12h de hoje, 155 pes­so­as mor­re­ram por cau­sa das for­tes chu­vas que asso­lam o Rio Gran­de do Sul. Outras 89 pes­so­as seguem desa­pa­re­ci­das.

O núme­ro de muni­cí­pi­os afe­ta­dos tam­bém aumen­tou de 461 para 463 (do total de 497) de ontem para hoje. Ao todo, as chu­vas afe­ta­ram 2,321 milhões de pes­so­as, for­çan­do 617 mil pes­so­as a aban­do­na­rem suas casas, sen­do 540 mil desa­lo­ja­dos e outras 76,9 mil pes­so­as moran­do em abri­gos.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mocidade amplia fronteiras e leva samba carioca para Londres

Repro­du­ção: © Foto: Mar­co Ter­ra­no­va | Rio­tur Intercâmbio inclui também dicas de como buscar recursos …