...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Nível do Guaíba volta a subir e pode passar dos 5 metros

Nível do Guaíba volta a subir e pode passar dos 5 metros

Repro­dução: © Gilvan Rocha/Agência Brasil

Vazão pelos rios e a atuação dos ventos pressionam


Publicado em 12/05/2024 — 11:38 Por Alana Gandra — repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

O Rio Guaí­ba voltou a apre­sen­tar ele­vação dos níveis neste domin­go (12), com expec­ta­ti­va de super­ar val­ores aci­ma de cin­co met­ros, con­forme a chega­da da vazão pelos rios con­tribuintes e a atu­ação dos ven­tos. A Lagu­na dos Patos se encon­tra tam­bém em níveis bem ele­va­dos e com tendên­cias de aumen­to sig­ni­fica­ti­vo nos pon­tos mon­i­tora­dos das regiões costeiras. A infor­mação é da Sala de Situ­ação do Rio Grande do Sul.

Vol­umes sig­ni­fica­tivos de pre­cip­i­tação foram reg­istra­dos nas últi­mas 24 horas no cen­tro de Por­to Ale­gre, região met­ro­pol­i­tana e na Ser­ra, com val­ores chegan­do aos 120 milímet­ros (mm) pon­tual­mente nos Vales.

Em função da chu­va volu­mosa, todos os grandes rios do esta­do apre­sen­tam tendên­cia de ele­vação, com subidas ráp­i­das em cotas de inun­dação nas bacias dos rios Caí e Taquari e tam­bém no Jacuí. As cidades situ­adas no delta, ou seja, no ter­reno de con­fig­u­ração tri­an­gu­lar dis­pos­to na embo­cadu­ra de um rio, das respec­ti­vas bacias ain­da estão em cotas de aler­ta ou inun­dação.

O mon­i­tora­men­to hidrológi­co rev­ela ain­da que nos rios Gra­vataí e Sinos con­tin­ua o repre­sa­men­to das águas na con­fluên­cia com o delta do Jacuí com o Guaí­ba, com a manutenção dos níveis ain­da ele­va­dos e retorno da ele­vação. Já no baixo rio Uruguai, obser­va-se esta­bil­i­dade e declínio a par­tir de São Bor­ja.

Edição: Vini­cius Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …