...
domingo ,27 abril 2025
Home / Meios de comunicação / No DR com Demori, Manuela D’Ávila aborda violência política de gênero

No DR com Demori, Manuela D’Ávila aborda violência política de gênero

Ex-deputada federal defende Frente Ampla contra a extrema direita

Gabriela Mendes — Repórter da TV Brasil
Pub­li­ca­do em 15/04/2025 — 08:28
Brasília
São Paulo SP 27/03/2025 Manuela D´Avila, convidada do programa DR com Demori na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A jor­nal­ista, escrito­ra e ex-dep­uta­da fed­er­al Manuela D’Ávila foi a entre­vis­ta­da do pro­gra­ma DR com Demori, apre­sen­ta­do pelo jor­nal­ista Lean­dro Demori, que vai ao ar nes­ta terça-feira (15) na TV Brasil.

Na con­ver­sa, Manuela reflete sobre sua tra­jetória políti­ca, as difi­cul­dades enfrentadas pelas mul­heres no par­la­men­to, o impacto da mater­nidade em sua vida públi­ca e os desafios atu­ais da esquer­da no Brasil.

Ao respon­der como é pos­sív­el sobre­viv­er na políti­ca sem perder a humanidade, ela con­tou que essa tem sido uma pre­ocu­pação con­stante des­de o iní­cio de sua car­reira.

“A min­ha primeira reação foi tirar a min­ha humanidade, foi ten­tar me fechar em copas, me pro­te­ger dos rótu­los que me colo­cavam, tra­bal­har vio­len­ta­mente para provar que eu não era um ros­tin­ho boni­to, como eles ten­tavam diz­er”, lem­brou.

Segun­do ela, a mater­nidade teve um papel deci­si­vo para revert­er esse movi­men­to.

Manuela tam­bém comen­tou a vio­lên­cia de gênero na políti­ca insti­tu­cional e a estraté­gia delib­er­a­da da extrema-dire­i­ta para intim­i­dar mul­heres em posições públi­cas. 

“A essas mul­heres é dada uma escol­ha: ou elas vão falar sobre as ameaças que elas sofrem ou elas vão ter manda­to. É humana­mente impos­sív­el con­cil­iar as duas coisas. E eu pos­so falar isso em primeira pes­soa, eu sei o que é ir para o par­la­men­to, fechar o olho e pen­sar, eu não vou falar sobre ameaça de morte ou de estupro que a min­ha fil­ha sofreu, porque eu pre­ciso falar sobre orça­men­to”, afir­mou.

Pres­i­dente do Insti­tu­to Se Fos­se Você, a ex-par­la­men­tar coor­de­na um plan­tão de acol­hi­men­to para mul­heres víti­mas de vio­lên­cia na esfera públi­ca e lid­era o Movi­men­to Mul­heres em Lutas (MEL), que bus­ca for­mar novas lid­er­anças com uma “agen­da das mul­heres para o Brasil”.

São Paulo SP 27/03/2025 Manuela D´Avila, convidada do programa DR com Demori na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Manuela D´Avila, con­vi­da­da do pro­gra­ma DR com Demori na Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Frente Ampla

Ques­tion­a­da sobre o gov­er­no atu­al e o cenário políti­co para 2026, Manuela defend­eu a con­tinuidade da Frente Ampla como fer­ra­men­ta de enfrenta­men­to à extrema-dire­i­ta. Para ela, o erro da esquer­da nos últi­mos anos foi abrir mão da dis­pu­ta de val­ores.

“Nós dimin­uí­mos eleitoral­mente, ter­ri­to­rial­mente, porque deix­am­os de dis­putar val­ores”, afir­mou.

Atual­mente sem fil­i­ação par­tidária, Manuela rev­el­ou que pre­tende voltar a inte­grar uma leg­en­da, emb­o­ra ain­da não ten­ha deci­di­do qual.

“Eu quero voltar a ter um par­tido. Esse é o meu dese­jo. […] Voltar a ter um par­tido não sig­nifi­ca que eu voltarei a con­cor­rer às eleições. Sig­nifi­ca que eu voltarei a mil­i­tar, a dis­putar, teori­ca­mente, social­mente, a con­sciên­cia do nos­so povo”, final­i­zou.

Onde assistir

O pro­gra­ma DR com Demori vai ao toda terça-feira, às 23h, na TV Brasil, no aplica­ti­vo TV Brasil Play e no YouTube.

Tam­bém é veic­u­la­do nas rádios Nacional FM e MEC.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter …