...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias do Mundo / Nobel de Química é concedido a Benjamin List e David W.C. MacMillan

Nobel de Química é concedido a Benjamin List e David W.C. MacMillan

Repro­du­ção: © Clau­dio Bresciani/TT News Agency/Direitos reser­va­dos

Cientistas desenvolveram catalisadores orgânicos assimétricos


Publi­ca­do em 06/10/2021 — 07:23 Por Agên­cia Bra­sil* — Esto­col­mo

Os pes­qui­sa­do­res Ben­ja­min List e David Mac­Mil­lan ganha­ram o Prê­mio Nobel de Quí­mi­ca pelo tra­ba­lho de uma “fer­ra­men­ta enge­nho­sa de cons­truir molé­cu­las”. Os nomes foram anun­ci­a­dos hoje (6) em Esto­col­mo pelo Comi­tê do Nobel.

Os dois cien­tis­tas repor­ta­ram, de for­ma inde­pen­den­te, o “desen­vol­vi­men­to de cata­li­sa­do­res orgâ­ni­cos assi­mé­tri­cos”. De acor­do com a Aca­de­mia Sue­ca, a con­tri­bui­ção dos dois quí­mi­cos per­mi­ti­rá fazer medi­ca­men­tos “de for­ma menos pre­ju­di­ci­al ao ambi­en­te e com menor impac­to no pla­ne­ta”.

Os cata­li­sa­do­res são subs­tân­ci­as que con­tro­lam e ace­le­ram rea­ções quí­mi­cas, sem fazer par­te do pro­du­to final. Por exem­plo, os cata­li­sa­do­res em car­ros trans­for­mam subs­tân­ci­as tóxi­cas dos gases de esca­pe em molé­cu­las ino­fen­si­vas. O cor­po huma­no tam­bém con­tém milha­res de cata­li­sa­do­res na for­ma de enzi­mas.

Agraciados

Ben­ja­min List é ale­mão e atu­al­men­te diri­ge o Ins­ti­tu­to Max Planck, na Ale­ma­nha, onde tam­bém faz suas pes­qui­sas o Prê­mio Nobel da Físi­ca des­te ano, Klaus Has­sel­man.

David Mac­Mil­lan é ame­ri­ca­no, estou na Uni­ver­si­da­de da Cali­fór­nia — Ber­ke­ley e diri­ge o depar­ta­men­to de Quí­mi­ca da Uni­ver­si­da­de de Prin­ce­ton.

Medicina e Física

O prê­mio de Físi­ca é o ter­cei­ro Nobel anun­ci­a­do nes­ta sema­na. Na segun­da-fei­ra (4), os nor­te-ame­ri­ca­nos David Julius e Ardem Pata­pou­ti­an foram agra­ci­a­dos com o Nobel de Medi­ci­na, pela des­co­ber­ta de recep­to­res de tem­pe­ra­tu­ra e toque na pele.

Ontem, o nor­te-ame­ri­ca­no nas­ci­do no Japão Syu­ku­ro Mana­be, o ale­mão Klaus Has­sel­mann e o ita­li­a­no Gior­gio Pari­si ven­ce­ram o Nobel de Físi­ca 2021, pelo tra­ba­lho que aju­da a com­pre­en­der sis­te­mas físi­cos com­ple­xos como a mudan­ça cli­má­ti­ca da Ter­ra.

O Prê­mio Nobel foi cri­a­do pelo inven­tor da dina­mi­te e empre­sá­rio sue­co Alfred Nobel e é entre­gue des­de 1901. Os pró­xi­mos a serem anun­ci­a­dos serão os de lite­ra­tu­ra, paz e eco­no­mia.

* Com infor­ma­ções da RTP — Rádio e Tele­vi­são de Por­tu­gal — e da Reu­ters

Maté­ria alte­ra­da para acrés­ci­mo de infor­ma­ções

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nildo Ouriques - Impactos da vitória de Milei nas eleições argentinas. - Foto: Arquivo Pessoal

Entenda as origens da atual crise de segurança do Equador

Repro­du­ção: © REUTERS/Karen Toro Situação tem origem na pobreza, dizem especialistas Publi­ca­do em 10/01/2024 — …