...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Entretenimento / Nos 40 anos da Sapucaí, Viradouro é campeã do carnaval do Rio

Nos 40 anos da Sapucaí, Viradouro é campeã do carnaval do Rio

Repro­dução: © Tânia Rego/Agência Brasil

Nem recurso apresentado por quatro rivais impede o título da escola


Pub­li­ca­do em 14/02/2024 — 17:55 Por Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A esco­la de sam­ba Unidos da Viradouro é a campeã do Car­naval do Rio de Janeiro de 2024. No ano em que a Mar­quês de Sapu­caí comem­o­ra o 40ª aniver­sário, a Viradouro teve o mel­hor desem­pen­ho entre as 12 esco­las de sam­ba car­i­o­ca do Grupo Espe­cial: 270 pon­tos. Foi o ter­ceiro títu­lo da esco­la. O últi­mo havia sido em 2020.

Rio de Janeiro/RJ, 14/02/2024, Viradouro, escola campeã do Carnaval Rio 2024, na Cidade do Samba. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Repro­dução: Viradouro, esco­la campeã do Car­naval Rio 2024, na Cidade do Sam­ba. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Esse ano, havia uma ten­são quan­to ao resul­ta­do final, antes mes­mo da divul­gação das notas. No iní­cio da apu­ração, Jorge Per­lingeiro, pres­i­dente da Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba do Rio de Janeiro (Liesa), orga­ni­zado­ra do Grupo Espe­cial, disse que esta­va em análise recur­so apre­sen­ta­do pela Grande Rio, Imper­a­triz, Moci­dade e Bei­ja-Flor con­tra a Viradouro. Elas pedi­ram para a esco­la ser puni­da com a per­da de 0,5 pon­to por uma irreg­u­lar­i­dade na comis­são de frente. A ale­gação é que o lim­ite de 15 inte­grantes visíveis durante a apre­sen­tação foi ultra­pas­sa­do. Mas como a Viradouro ficou 0,7 pon­to à frente da segun­da colo­ca­da, nem o recur­so, caso seja aprova­do, poderá tirar o títu­lo da esco­la.

Com um sam­ba que hom­e­nageia o cul­to ao vodum ser­pente, que nasceu na Cos­ta oci­den­tal da África, a Viradouro foi a últi­ma esco­la a entrar na Sapu­caí na segun­da-feira (12), o segun­do dia de des­files. As out­ras cin­co mel­hores colo­cadas foram, nes­sa ordem: Imper­a­triz Leopoldinense, Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel. Elas se jun­tam à Viradouro para o Des­file das Campeãs, que acon­tece no Sam­bó­dro­mo, no próx­i­mo sába­do (17). Com 264,9 pon­tos, a Por­to da Pedra foi rebaix­a­da e vai dis­putar a Série Ouro em 2025.

Disputa

Rio de Janeiro/RJ, 14/02/2024, Apuração das notas das escolas do Grupo Especial do carnaval do Rio, na Cidade do Samba. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Repro­dução: Ner­vo­sis­mo na apu­ração das notas das esco­las do Grupo Espe­cial do car­naval do Rio, na Cidade do Sam­ba. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Os que­si­tos foram jul­ga­dos na seguinte ordem: Ale­go­rias e adereços, Bate­ria, Evolução, Mestre-sala e por­ta-ban­deira, Comis­são de frente, Enre­do, Har­mo­nia, Sam­ba-enre­do e Fan­tasias. Caso fos­se necessário, o critério de desem­pate seria Fan­tasias, em sorteio definido horas antes da apu­ração. Pela primeira vez, a apu­ração ocor­reu na Cidade do Sam­ba, região por­tuária do Rio. Até o ano pas­sa­do, a con­tagem de votos era fei­ta na Praça da Apo­teose, na Mar­quês de Sapu­caí. A mudança de local de apu­ração aten­deu a um dese­jo do pres­i­dente da Liesa. Out­ra novi­dade esse ano, foi que a esco­la vence­do­ra fez um corte­jo na pista onde estão local­iza­dos os bar­racões.

Ao fim do primeiro que­si­to, Grande Rio, Vila Isabel e Viradouro largaram na frente. E man­tiver­am a posição, e a dis­pu­ta pelo primeiro lugar, até o quar­to que­si­to, Mestre-sala e por­ta-ban­deira, quan­do a Vila Isabel perdeu alguns déci­mos e caiu para o quin­to lugar. A Imper­a­triz pas­sou a perseguir as líderes com 3 déci­mos a menos. No quin­to que­si­to, Enre­do, a Grande Rio perdeu 3 déci­mos e a Viradouro, ain­da into­ca­da, assum­iu a lid­er­ança iso­la­da pela primeira vez. A esco­la de Niterói des­colou 5 déci­mos para a Grande Rio no que­si­to Har­mo­nia. No penúl­ti­mo que­si­to, Sam­ba-enre­do, a Viradouro abriu 7 déci­mos de van­tagem para a Imper­a­triz, então segun­da colo­ca­da. Na ter­ceira nota do últi­mo que­si­to, Fan­tasias, um 10 garan­tiu final­mente o troféu para a esco­la.

Samba campeão

Lid­er­a­da pelo car­navale­sco Tar­cí­sio Zanon, a esco­la de Niterói apre­sen­tou enre­do com o títu­lo “Arroboboi, Dan­g­bé”. O obje­ti­vo foi apre­sen­tar a força da mul­her negra, por meio de um cul­to africano à cobra sagra­da vodum. O sam­ba foi escol­hi­do em setem­bro do ano pas­sa­do, com­posição de Clau­dio Mat­tos, Clau­dio Rus­so, Julio Alves, Thi­a­go Mein­ers, Manolo, Ander­son Lemos, Viní­cius Xavier, Celi­no Dias, Berto­lo e Mar­co Moreno.

A história remon­ta ao sécu­lo XVIII em Benin, na Cos­ta oci­den­tal da África, onde o cul­to nasce por meio durante uma batal­ha, das guer­reiras Mino, do reino Daomé. Elas foram ini­ci­adas espir­i­tual­mente pelas sac­er­do­ti­sas voduns, dinas­tia de mul­heres escol­hi­das por Dan­g­bé. Tam­bém foi con­ta­do como o cul­to chegou ao Brasil, em ter­reiros na Bahia, sob a lid­er­ança da sac­er­do­ti­sa daomeana Ludov­ina Pes­soa, que espal­hou a fé nos voduns pelo ter­ritório.

O car­navale­sco Tar­ci­sio Zanon cele­brou a vitória. Ele fez menções aos out­ros dois títu­los da esco­la, con­quis­ta­dos em 1997 e em 2020.

“É o meu segun­do títu­lo pela Viradouro, uma esco­la que me fez amar car­naval. Mas a primeira vez que eu vi e me apaixonei pelo car­naval foi em 1997, quan­do eu vi aque­le car­ro negro do [car­navale­sco] Joãoz­in­ho Trin­ta. Eu tin­ha 9 anos de idade. E hoje estar aqui é um son­ho real­iza­do. Eu estou muito feliz”.

Zanon acom­pan­hou a apu­ração ao lado de diver­sos patuás. Ao fim da apu­ração, ele deu uma expli­cação. “São pre­sentes que eu gan­hei das lid­er­anças Jejes. Eu guardei comi­go porque fico muito feliz de poder traz­er um enre­do tão impor­tante e tão necessário, para desmisti­ficar e des­de­mo­nizar essa religião tão lin­da”.

Con­fi­ra o tre­cho ini­cial do sam­ba:

“Eis o poder que raste­ja na ter­ra

Luz pra vencer essa guer­ra, a força do vodun

Ras­tro que abençoa Ago­jiê

Reza pra renascer, toque de Adar­rum

Leal­dade em brasa rubra, fogo em for­ma de mul­her”.

Rio de Janeiro/RJ, 14/02/2024, Viradouro, escola campeã do Carnaval Rio 2024, na Cidade do Samba. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Repro­dução: Viradouro, esco­la campeã do Car­naval Rio 2024, na Cidade do Sam­ba. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

 

» Veja reportagem na TV Brasil

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou

Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 16:10 …