...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Espaço / Nova equipe de astronautas chega à Estação Espacial Internacional

Nova equipe de astronautas chega à Estação Espacial Internacional

Repro­du­ção: © Nasa

Voo demorou 21 horas para chegar ao destino


Publi­ca­do em 12/11/2021 — 07:50 Por RTP — Washing­ton

RTP - Rádio e Televisão de Portugal

A cáp­su­la ope­ra­da pela empre­sa pri­va­da Spa­ceX para a Nasa, a agên­cia espa­ci­al nor­te-ame­ri­ca­na, com qua­tro astro­nau­tas a bor­do che­gou nes­sa quin­ta-fei­ra (11) à Esta­ção Espa­ci­al Inter­na­ci­o­nal (EEI), para nova mis­são de seis meses.

O voo ope­ra­do pela empre­sa aero­es­pa­ci­al pri­va­da do mag­na­ta Elon Musk demo­rou 21 horas para che­gar ao des­ti­no, após ter saí­do do Cen­tro Espa­ci­al Ken­nedy, na Flo­ri­da.

Para os três astro­nau­tas nor­te-ame­ri­ca­nos da Nasa, Raja Cha­ri, Kay­la Bar­ron e Tom Marsh­burn, e o astro­nau­ta ale­mão da Agên­cia Espa­ci­al Euro­peia (ESA) Matthi­as Mau­rer, o momen­to em que avis­ta­ram pela pri­mei­ra vez a esta­ção espa­ci­al, a 30 quilô­me­tros de dis­tân­cia, foi emo­ci­o­nan­te.

“Flu­tu­an­do no espa­ço e bri­lhan­do como um dia­man­te”, escre­veu Mau­rer. “Esta­mos todos mui­to entu­si­as­ma­dos”, acres­cen­tou, cita­do pela agên­cia de notí­ci­as Asso­ci­a­ted Press (AP).

Os qua­tro fazem par­te da mis­são Crew‑3 e vão subs­ti­tuir a tri­pu­la­ção que regres­sou à Ter­ra na segun­da-fei­ra, jun­tan­do-se ao astro­nau­ta nor­te-ame­ri­ca­no e aos dois rus­sos que per­ma­ne­ce­ram a bor­do da esta­ção.

“Não con­si­go dizer como estou feliz por ver essas caras sor­ri­den­tes”, dis­se o astro­nau­ta da Nasa Mark Van­de Hei, depois de abra­çar os recém-che­ga­dos.

“Cada um de nós, todos, os sete, somos ami­gos, e vamos tor­nar-nos ain­da mais com o pas­sar do tem­po”, afir­mou.

Van­de Hei e um dos dois rus­sos a bor­do par­ti­ci­pam de mis­são de um ano, que deve­rá ter­mi­nar em mar­ço de 2022.

SpaceX

Esta é a ter­cei­ra mis­são com des­ti­no à Esta­ção Espa­ci­al Inter­na­ci­o­nal ope­ra­da pela empre­sa pri­va­da Spa­ceX para a Nasa.

É tam­bém a ter­cei­ra via­gem ao espa­ço do nor­te-ame­ri­ca­no Tom Marsh­burn, que já via­jou a bor­do de um vai­vém espa­ci­al em 2009 e de um fogue­tão Soyuz em 2012–2013.

Os demais astro­nau­tas fazem a via­gem pela pri­mei­ra vez.

A mis­são inclui­rá vári­as expe­ri­ên­ci­as, incluin­do a obser­va­ção dos efei­tos do regi­me ali­men­tar no sis­te­ma imu­ni­tá­rio dos astro­nau­tas, com a esta­dia pro­lon­ga­da no espa­ço.

A tri­pu­la­ção da Crew‑3 tam­bém fará pas­sei­os espa­ci­ais para pros­se­guir a ins­ta­la­ção de novos pai­néis sola­res na ISS.

Nos pró­xi­mos seis meses, a esta­ção aco­lhe­rá ain­da duas mis­sões turís­ti­cas.

Os pri­mei­ros a che­gar deve­rão ser pas­sa­gei­ros japo­ne­ses, a bor­do de uma nave espa­ci­al rus­sa Soyuz, no fim do ano. Em feve­rei­ro de 2022, a esta­ção deve­rá rece­ber pas­sa­gei­ros da mis­são Ax‑1, orga­ni­za­da pela Axi­om Spa­ce, em par­ce­ria com a Spa­ceX.

* Maté­ria alte­ra­da para cor­ri­gir infor­ma­ção na linha fina do tex­to: via­gem demo­rou 21 horas e não 21 dias

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ataques no Mar Vermelho agravam conflito no Oriente Médio

Repro­du­ção: © Fra­me Reuters/UK MINISTRY OF DEFENCE Situação pode ter reflexos na eleição americana, alerta …