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Nova tecnologia de TV 3.0 conectará canais abertos com a internet

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Anúncio é do ministro das Comunicações, Juscelino Filho


Publicado em 03/04/2024 — 09:33 Por Fabiola Sinimbú — Repórter da Agência Brasil — Brasília

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O min­istro das Comu­ni­cações, Jusceli­no Fil­ho, ante­cipou — durante par­tic­i­pação no pro­gra­ma Bom Dia Min­istro, do canal Gov, veícu­lo da EBC — o anún­cio da evolução da TV Dig­i­tal para um novo padrão tec­nológi­co chama­do TV 3.0, a ser lança­do em Brasília, nes­ta quar­ta-feira (3). A novi­dade prom­ete mais qual­i­dade de imagem e aces­so facil­i­ta­do pela conec­tivi­dade.

“O grande difer­en­cial vai ser jus­ta­mente a questão da inte­gração da trans­mis­são da tele­visão com uma mel­hor qual­i­dade de imagem, qual­i­dade de som, com a conec­tivi­dade, com a inter­net, com a ban­da larga” afir­mou.

Segun­do o min­istro, o Brasil ain­da é um dos maiores mer­ca­dos con­sum­i­dores da tele­visão aber­ta no mun­do e a for­ma de aces­so a esse canal de comu­ni­cação será rev­olu­ciona­da com a mudança. A tradi­cional escol­ha de canais será sub­sti­tuí­da por aplica­tivos que disponi­bi­lizarão con­teú­do, tan­to ao vivo como por deman­da, tor­nan­do a nave­g­ação mais inter­a­ti­va.

Jusceli­no Fil­ho disse ain­da que essa inter­a­tivi­dade vai pro­por­cionar tam­bém novas opor­tu­nidades de negó­cios, por meio da ofer­ta e con­sumo de pro­pa­gan­das, mar­ket­place (ambi­ente de com­pra e ven­da) e ambi­ente de com­pras.

De acor­do com o min­istro, até o final de 2024 dev­erá ser defini­da a tec­nolo­gia a ser ado­ta­da. Com isso, a indús­tria dev­erá atu­ar na pro­dução de equipa­men­tos e con­ver­sores para que seja efe­ti­va­da a inte­gração dos sinais aber­tos com a inter­net. A migração será grada­ti­va e terá iní­cio nas grandes cap­i­tais, onde o sinal será disponi­bi­liza­do ini­cial­mente.

Parceria

O min­istro das Comu­ni­cações tam­bém desta­cou a parce­ria entre os Cor­reios e Caixa para via­bi­lizar a ofer­ta de serviços como solic­i­tação de seguro-desem­prego, questões rela­cionadas ao Bol­sa Família, Pro­gra­ma de Inte­gração Social (PIS), FGTS e paga­men­to do INSS.

Ele disse que essa parce­ria vai facil­i­tar o aces­so das pop­u­lações que pre­cisam per­cor­rer grandes dis­tân­cias em bus­ca de atendi­men­to. “Esta­mos, através da parce­ria, usan­do toda a capi­lar­i­dade que os Cor­reios pos­suem para poder ser um vetor para que ess­es pro­gra­mas, essas ações soci­ais do gov­er­no, este­jam mais per­to da pop­u­lação”, obser­vou.

A ini­cia­ti­va teve iní­cio com uma exper­iên­cia pilo­to, implan­ta­da em dezem­bro de 2023, na cidade de Peixe-Boi, no esta­do do Pará. Atual­mente, o Min­istério das Comu­ni­cações tra­bal­ha na adap­tação dos sis­temas para que a parce­ria chegue em todas as cidades do Brasil. Segun­do o min­istro, uma nova eta­pa dev­erá ser anun­ci­a­da ofi­cial­mente quan­do os serviços estiverem em pleno fun­ciona­men­to e disponi­bil­i­dade em todo o país.

Edição: Kle­ber Sam­paio

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